sábado, 5 de junho de 2010

As surpresas da temporada européia

  Se no último post falei sobre as equipes que decepcionaram nas principais ligas do melhor futebol do mundo, neste iremos falar das equipes que surpreenderam. Mesmo sem contar com metade do investimento das grandes dos seus respectivos países, elas conseguiram vaga na Champions League e na Liga Europa.

      Sampdoria

  A temporada na Itália já começou mostrando que não teriamos as 4 grandes do país dominando. Primeiro foi a Roma e o Milan que começaram muito mal, principalmente a equipe da capital. Mas ambas se recuperaram e voltaram ao topo, depois foi a Juve quem caiu e não voltou. Melhor para as equipes de médio porte. Sampdoria, Palermo e Napoli aproveitaram a brecha e disputaram a 4ª vaga na Champions League. O Napoli deixou a disputa na penúltima rodada. No duelo das outras duas, a Samp levou a melhor. Contando com a dupla de rejeitados na Seleção, Cassano-Pazzini. A equipe de Gênova conseguiu o 4° posto e a vaga na Liga. A esperança é de que consigam repetir o sucesso da geração do início da década de 90. Quando chegaram a grande decisão. Naquela vez, perderam na prorrogação para o Barcelona, mas claro que o pensamento é de primeiramente fazer uma campanha digna.

      Tottenham

  Já fazia tempo que o primo pobre de Arsenal e Chelsea beliscava uma vaga na Champions League. Aproveitou a campanha ridícula do Liverpool e conquistou merecidamente a última vaga inglesa na Champions League. Muito se falou do Manchester City, que poderia ser a única equipe a tirar um dos 4 grandes de uma edição da competição européia. Cheguei a receber xingamentos em sites de bate-papo sobre futebol quando dizia que o Tottenham chegaria e os Citizens não. Tá aí a prova! No momento do confronto direto, os londrinos venceram o adversário. A excelente campanha rendeu a convocação para a Copa do Mundo para o goleirão brasileiro, Gomes.

      Mallorca

  A equipe do Mallorca sempre era apontado como uma equipe que brigaria pelo meio da tabela e até mesmo para não cair. Mas nesta temporada a equipe vinho tinto da Espanha surpreendeu a todos e por pouco não levou a última vaga espanhola para a próxima Champions League. A temporada inteira figurou entre os 5 primeiros colocados. No momento decisivo do campeonato, sentiram a pressão e perderam uma vaga, dada como certa, para a próxima CL. No elenco, apenas um brasileiro. Felipe Mattioni. O lateral direito, ex-Grêmio, foi emprestado pelo Milan e provou que poderá voltar ao rossonero na próxima temporada. Numa votação de um jornal espanhol, o seu golaço contra o Atlético de Madri, um chutaço de primeira de fora da área, era apontado como o mais bonito.

      Mainz

  Difícil escolher uma surpresa na Bundesliga. O 9° lugar do Mainz não é uma colocação muito boa, mas se tratando das condições da equipe. É uma excelente colocação. Não correram riscos de rebaixamento podem sonhar com algo a mais na temporada 2010/2011.

      Sporting Braga

  O Braga surpreendeu neste temporada da Liga Sagres. Era impensável que uma equipe fora os 3 grandes, disputasse o título português nos próximos anos. Mas a equipe de Braga chegou bem próximo do objetivo, perdendo o título apenas na última rodada. A equipe de Renteria e Marcio Mossoro ficou um turno inteiro na liderança. Vencendo os grandes nos duelos direto. Mas aí veio o returno e a falta de jogadores pesou contra, empates bobos em casa e a liderança caindo no colo do Benfica. Se o título não veio, ao menos a vaga na próxima Champions League veio, deixando Porto e Sporting de fora.

      Montpellier

  Quem poderia imaginar que o minúsculo Montpellier chegaria tão longe no campeonato francês?! Conseguindo a promoção para a 1ª divisão, o objetivo era tentar não ser rebaixado. Sem dinheiro para contratações, investiram em jogadores sem clube e com baixo salário. 10 entre 10 apontavam o Montpellier como franco favorito ao rebaixamento, e isso foi um fato primordial para fazer crescer a união do grupo. Surpreendendo na Liga e até mesmo liderando por algumas rodadas. A falta de qualidade pegou na reta final e a equipe caiu na tabela, da liderança para o 5° lugar. E uma vaga inédita na próxima UEFA Europa League.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário