quarta-feira, 23 de junho de 2010

GRUPO C: EUA e Inglaterra avançam

  As duas eram apontadas como grandes favoritas da chave. O English Team era o maior favorito, com muitos acreditando em 3 goleadas, os americanos venceriam os demais e só perderiam pros ingleses. Mas o que vimos foi muito diferente do que pensado. Os americanos só se classificaram com um gol nos acréscimos do 2° tempo. Os ingleses empataram duas partidas e sofreram pra manter o 1x0 contra a Eslovênia. Os norte-americanos acabaram ficando em 1°, por terem feitos mais gols, os ingleses em 2°.

      EUA (5 pontos)

  "Foi teste pra cadiaco". Definição perfeita pra classificação americana. Com um gol nos acréscimos de Donovan, os norte-americanos venceram a Argélia e, de quebra, ficaram com a liderança da chave. 
  Na estreia, empate importante contra a Inglaterra. Após sofrerem o gol com 4 minutos e tomarem pressão, Dempsey arriscou um chute, sem muita força de fora, e contou com a ajuda de Green pra empatar. Tomaram pressão no segundo tempo e suportaram a pressão inglesa. O pensamento contr a Eslvênia era de vitória, com alguma tranquilidade. Mas o que vimos foi uma seleção eslovena muito bem postada, abrindo 2x0 com facilidade ainda no primeiro tempo. Mas os americanos jogaram muito na etapa final e buscaram o empate, só não viraram porque o árbitro marcou falta inexistente de Maurice Edu no zagueiro adversário. Contra a Argélia, a necessidade de vitória. Pressionaram bastante, chegaram a marcar um gol que foi anulado, pois Dempsey estava impedido, seguiram mandando na partida, chutando na trave e foram premiados com um gol justamente na hora que tinha acabado a partida da Inglaterra, e foi o capitão e ídolo, Donovan quem marcou.
Melhor jogador na 1° fase: Donovan

      Inglaterra (5 pontos)

  O English Team era a grande favorita da chave, com muito mais qualidade que os adversários, pelo menos no papel, porque quando a bola rolou não vimos isso. Os ingleses tiveram muita dificuldade pra jogar e por pouco não rodam na primeira fase.
  O primeiro ataque inglês na Copa já foi com gol. O capitão, Gerrard marcou um belo gol. Mas a equipe sentiu falta de maior poder ofensivo contra os EUA, pressionavam mas nada de chutar com perigo. Tomaram o empate numa falha de Green, tentaram a vitória, mas não conseguiram furar o bloqueio americano. Veio a partida contra a Argélia, pra muitos a seleção mais fraca. Mas quando a bola rolou vimos os argelinos pressionando os ingleses, criando muitas oportunidades, mas falhando na conclusão, a torcida protestou muito, inclusive vaiando os próprios jogadores, Rooney, maior nome inglês antes da Copa, saiu criticando a torcida. A última partida, contra a Eslovênia, era vida ou morte, tinham que vencer ou vencer. Capello mudou o setor ofensivo e conseguiu o gol com Defoe, artilheiro do Tottenham, no fim tomou uma pressão do adversário e os zagueiros, Upson e Terry se desdobraram pra parar o ataque esloveno, numa delas, Upson meteu a cabeça na bola e quase foi chutado.
Melhor jogador na 1ª fase: Terry

      Eslovênia (4 pontos)

  Os europeus se classificaram pra Copa na repescagem, eliminando a favorita Rússia. Existia a possibilidade de classificar na vaga dos EUA. Mas quase que tiraram a gigante Inglaterra. Com um futebol sem nenhum craque, mas que tinha no conjunto o diferencial. Os eslovenos perderam pra Inglaterra e no momento que acabou a partida, os EUA marcaram o gol que os eliminavam, alguns jogadores choraram quando souberam.
  Na partida de estreia, o duelo de "zebras" contra a Argélia. O nível técnico foi muito baixo, com poucas chances de gols, mas com os europeus um pouco melhor, no final da partida o lance de sorte, Koren arriscou de fora e o goleiro argelino aceitou um frangaço. Contra os EUA, abriram 2x0 com extrema facilidade, com futebol envolvente. Mas veio o segundo tempo e o time parece que "morreu", errando tudo que tentava e deixando os americanos empatarem, quase sairam com a derrota, pois o árbitro anulou com legal de Maurice Edu. Hoje encaram a Inglaterra, fizeram uma boa partida, mas faltou camisa. Sofreram um gol em jogada de escanteio. Quase tomaram mais. No final cresceram de produção e quase empataram, faltou qualidade no chute final. A partida terminou e no mesmo momento os EUA marcavam o gol que os eliminou.
Melhor jogador na 1° fase: Koren

      Argélia (1 ponto)

  Os argelinos tinham a torcida dos sulafricanos, que torciam para as seleções africanas. Mas assim como o país-sede e a Nigéria, também foi eliminada na primeira fase. Ainda faltão Gana e Costa do Marfim jogarem pra saber se alguma seleção africana passa ou não.
  Na estreia contra a Eslvênia, o baixo nível técnico chamou a atenção, com muitos erros de ambas as equipes, quando o empate parecia certo, o goleiro argelino falhou feio e tomou um frangaço. O segundo jogo era contra a grande favorita, Inglaterra. Muito se falou de goleada inglesa com facilidade, mas os africanos jogaram muito criando boas chances de gols, mas pecavam na finalização. O empate acabou custando caro, pois foram melhores em boa parte do jogo. Tinham boa chance de classificar ainda, bastava vencer os EUA. Mas jogaram muito mal, sofrendo o jogo inteiro com a pressão americana. O jogo seguiu empatado até os 45 do segundo tempo. Quando Donovan aproveitou rebote e marcou o gol da vitória adversária.
Melhor jogador na 1° fase: Ziani

Nenhum comentário:

Postar um comentário