quinta-feira, 24 de junho de 2010

GRUPO F: Paraguai e Eslováquia se classificam

  O definição deste grupo só saiu com o apito final das duas partidas. A Itália, atual campeã e grande favorita da chave, acabou fazendo vergonha e foi eliminada na primeira fase. Com apenas 2 empates, inclusive contra a Nova Zelândia, e foi a lanterna da chave. O Paraguai aproveitou a caida dos italianos e ficaram em primeiro. A Eslováquia, que participa de sua 1ª Copa como país independente, superou os italianos e ficaram com a outra vaga. A participação da Itália foi tão fraca, que até mesmo a Nova Zelândia ficou em sua frente. Para muitos, sofreria 3 goleadas, mas conseguiram segurar 3 empates.

     Paraguai (5 pontos)

  O Paraguai era a segunda força do grupo, apontada como favorita pela 2ª vaga. Na estreia, a Itália. A atual campeã. Mas os paraguaios não se intimidaram e foram pra cima, com bom toque de bola. Mesmo sem Cabañas, que ficou de fora por causa do tiro que tomou, os paraguaios apostaram em Lucas Barrios, argentino filho de paraguaios. E o atacante não decepcionou, criou muitas oportunidades e participou da jogada do gol de Alcaraz. Faltou tranquilidade pra suportar a pressão e sofreram o empate italiano. O resultado foi muito bom, visto que era esperado a derrota. A 2ª partida foi contra a Eslováquia, superada a tensão da estreia. Jogaram com muita tranquilidade e imprimiram o ritmo e venceram com certa tranquilidade por 2x0. O tropeço da Itália contra a Nova Zelândia deixou os sulamericanos numa situação "confortável", bastava um empate pra classificar e a vitória pra ser 1°. Mas a derrota poderia significar eliminação também, pressionaram os neozolandeses, mas não sairam com a vitória, ao menos ficaram em 1°.
Melhor jogador na 1ª fase: Vera

      Eslováquia (4 pontos)

  Os eslovacos estreiram em Copas como país independente. O terceiro lugar era dado como certo. Pois Itália e Paraguai, tinham, na teoria, melhores equipes. A seleção se classificou com facilidade pra Copa, eliminando a República Tcheca. Na estreia a Nova Zelândia, a partida foi muito feia, com poucas chances de gols, mas os eslovacos melhor. Vittek conseguiu marcar o gol, mas aos 48 do segundo tempo a Nova Zelândia empatou. Frustração total! Veio o Paraguai, e a seleção não se encontrou. Foram completamente envolvido pela seleção paraguaia. A derrota por apenas 2 gols de diferença foi pouco. Como a Itália também tropeçou na Nova Zelândia, bastava vencer os tetracampeões na última rodada. E não se intimidaram, foram pra cima e abriram o placar com Vittek. A Itália tentou pressionar, mas sem chegar com muita clareza. Quando a Itália parecia perto de empatar, Vittek, novamente, ampliou. O gol colocou o atacante eslovaco ao lado de Higuain como artilheiro da Copa. Os italianos descontaram. Empataram, mas o bandeira anulou. O adversário foi todo pra cima e deixou a defesa aberta, os eslovacos aproveitaram e marcaram o 3x1. Mas os italianos descontaram de novo, a última jogada foi de fortes emoções, a bola foi levantada pra área e sobrou pra Pepe, que errou. Classificando a Eslováquia pra enfrentar a Holanda!
Melhor jogador na 1ª fase: Vittek

      Nova Zelândia (3 pontos)

  A grande zebra da Copa. Todos esperavam por 3 goleadas, mas os neozolandeses conseguiram superar todas as expectativas e seguraram três empates heróicos. O primeiro empate, contra a Eslováquia parecia impossível de acontecer, perdiam até os 48 do segundo tempo, quando o principal jogador da seleção, Smeltz, cruzou na cabeça de Reid, pra empatar. Depois veio a tetracampeã Itália, muitos diziam em goleada italiana. Mas os neozolandeses surpreenderam e abriram o placar com Smeltz, aproveitando falha de Cannavaro, apenas chutou no canto. Se trancaram na defesa, os 10 jogadores de linha quase dentro da área, mas a pressão italiana era enorme, De Rossi tentou subir numa bola, mas foi puxado, penalti que resultou em empate. Ao menos conseguiram suportar a pressão e empatar com a campeã. Chegaram na última rodada ainda com chance de passar, bastava vencer o Paraguai. Mas novamente jogaram na defesa, sofrendo muitos ataques. E conseguiram o terceiro empate.
Melhor jogador na 1ª fase: Smeltz

      Itália (2 pontos)

  Atual campeã! Grande favorita a passar em primeiro do grupo. Mas ao término da primeira fase esse pensamento acabou e a definição da campanha é: vergonha! 
  A estreia era difícil, contra o Paraguai. Quase todos apontavam as duas como classificadas. O jogo foi pegado no meio, mas com os adversários melhores. Sem Pirlo, o único jogador criativo da equipe, os italianos sofriam com a falta de criação de jogadas. E essa falta acabou custando cara, o Paraguai abriu o placar. E a situação ficou pior na volta do intervalo, o goleirão Buffon teve que ser substituído por lesão nas costas. Restou aos jogadores tentar chegar na base da raça, De Rossi foi o premiado, empatando a partida. Depois veio a Nova Zelândia, goleada certa, né?! Pelo contrário, quase que os neozolandeses venceram. Falha de Cannavaro e Smeltz abriu para o adversário. O time foi pra cima, mas o adversário se fechou. Pressionavam mas o chute final saia longe. De Rossi conseguiu um penalti, que Iaquinta empatou. O empate deu uma segurada na tensão, os jogadores conseguiam tocar melhor a bola, trocando passes, mas o arremate final saia longe. Tentaram, tentaram mas não conseguiram o gol da virada. Já estavam com a corda no pescoço, precisavam vencer e torcer por derrota paraguaia pra serem primeiros do grupo e fugir de um duelo prematuro contra a Holanda. Mas novamente entraram mal, tomaram 1x0 em saida errada do principal jogador na Copa, De Rossi. Correram bastante atrás do empate. A ida dos jogadores ao ataque acabou dando espaços atrás e sofreram o segundo gol. Finalmente Pirlo estreiou, pena que muito tarde. Os italianos conseguiram diminuir. Pouco depois empataram, mas o gol foi bem anulado, pois o jogador estava impedido. O jogo se encaminhava pro final quando tomaram o 3° gol. Fim da linha, né?! Quase, Quagliarella marcou um golaço, que trouxe sobrevida. O árbitro deu 4 minutos de acréscimos, aos 49 conseguiram um lateral. A bola foi jogada direta pra área, um atacante ainda desviou e sobrou pra Pepe, o jogador se enrolou e ao invés de chutar de esquerda, tentou de direita. A bola foi pra fora! Final de Copa pra atual campeã! Os italianos se juntam ao Brasil (1966) e França(2002), como campeões da Copa anterior que é eliminada na 1ª fase da Copa seguinte.
Melhor jogador na 1ª fase: De Rossi

Nenhum comentário:

Postar um comentário