sábado, 26 de junho de 2010

Uruguai e Gana se classificam pras quartas-de-finais

  Começou hoje a fase final da Copa do Mundo. E começaram com muita emoção, o Uruguai venceu a Coréia do Sul com gol no final da partida, após abrir o placar, relaxar, tomar o empate e ter que correr atrás. Depois foi a vez de acompanharmos a heróica classificação de Gana, que bateu os EUA na prorrogação. 

      Uruguai 2x1 Coréia do Sul

  Foi a primeira partida das oitavas-de-finais. Com clima de muita expectativa, como todas as outras também terão. O Uruguai passou em 1° do grupo A, a Coréia do Sul em 2° do grupo B.
  E foram os sul-coreanos que assustou primeiro. Falta perto da área logo aos 4 minutos, Park Chu Young cobrou e a bola parou no travessão. O Uruguai acordou, Forlan tentou de primeira, mas o goleiro encaixou sem problemas. Mas o goleiro coreano mostrou que não era tão confiável assim. Aos 7, Forlan cruzou mal a bola, ela passou na frente do goleiro, que estranhamente não pegou. Melhor pra Luiz Suarez, que só teve o trabalho de escorar pro gol vazio. 1x0 Uruguai!
  O gol desastabilizou os coreanos, que ficaram nervosos e erravam muitos passes. Os uruguaios relaxaram e tocavam bola de um lado pro outro. Novo lance de perigo só aos 31, quando Park Chu Young tentou de fora, mas a bola passou longe. O Uruguai teve boa chance de ampliar no final do 1° tempo, mas o árbitro não viu mão do zagueiro asiático, impedindo cruzamento de Maxi Pereira.
  O Uruguai voltou dormindo do intervalo, sem acertar a marcação e consequentemente permitindo as investidas dos coreanos. O camisa 10, Park Chu Young, melhor jogador sul-coreano em campo tentou aos 5, isolando novamente. A apatia uruguaia surpreendia, nem mesmo Forlan conseguia acertar as jogadas. E acabaram pagando caro pela dormencia!
  Aos 22, bola jogada pra área, a zaga cortou mal e a bola foi pra trás. Lugano foi na bola pra tentar cortar, mas Lee Chung Yong conseguiu cabecear antes. O goleiro também saiu errado e a bola passou por ele. 1x1!
  O atacante quase virou! Recebeu livre na área aos 25, mas chutou a bola com muita pouca força, facilitando a defesa de Muslera. Somente aos 27 os sulamericanos acordaram do sono. Luiz Suarez aproveitou falha da marcação e bateu cruzado, com perigo. A jogada animou os uruguaios, e bastaram mais 3 minutos pra marcarem o 2° gol.
  O escanteio foi cobrado com muita força, a bola cruzou toda a extensão da área e sobrou nos pés de Luiz Suarez. O camisa 9 da celeste cortou o zagueiro e chutou colocado. A bola ainda bateu na trave antes de entrar. Golaço e festa uruguaia!
  Os uruguaios deram mais uma relaxada e quase pagaram caro. Park Chu Young, livre de marcação, chutou a bola passou por Muslera, mas o capitão Lugano conseguiu tirar da direção do gol. A partida seguiu até o final e os uruguaios se classificaram.

Melhor em campo, segundo a FIFA: Luiz Suarez (Uruguai)

      EUA 1x2 Gana

  Único país africano que conseguiu se classificar pra 2ª fase, os jogadores não jogavam apenas para representar Gana, mas também por todo um continente. Toda a África está torcendo pelos ganeses. E os jogadores conseguiram a heróica classificação para as quartas-de-finais, vencendo os americanos com um gol de Asamoah Gyan na prorrogação.
  Gana começou com tudo, sem se intimidar com os americanos, que foram líderes no grupo da Inglaterra. E logo aos 5 abriram o placar! Prince Boateng aproveitou bola roubada no meio campo, avançou livre. Gyan abriu na direita, mas o camisa 23 tentou a jogada individual e cortou pra esquerda, quando o zagueiro chegou, ele chutou rasteiro. 1x0 e festa africana!
  Os americanos não se encontravam em campo e só não tomaram mais gols, porque Howard estava inspirada. Espalmou chute forte de Boateng e falta perigosa de Gyan. Gana mandava na partida, engolindo o meio-campo americano. O treinador dos EUA observando que do jeito que estava a situação ficaria mais feia ainda sacou o volante Clark e colocou o atacante Maurice Edu com menos de 30 minutos.
  A equipe melhorou, conseguindo finalmente acertar os passes e esboçar alguma pressão. Mas nada de muito relevante no restante do 1° tempo, Gana deu uma caida e parou de atacar com frequencia.
  Com uma equipe mais ofensiva, os EUA começaram em cima de Gana no 2° tempo, chegando com perigo na entrada da área, mas sem conseguir concluir. Dempsey era quem mais assustava e aos 17 sofreu penalti de Mensah. Donovan assumiu a responsabilidade e cobrou no canto esquerdo do goleiro. Empate americano!
  Os americanos seguiam melhor em campo e quase que Altidore virou aos 23, recebeu em profundidade e bateu na saída de Kingson, o goleiro conseguiu evitar o gol com a mão esquerda. O treinador de Gana resolveu mudar o esquema e colocou um meia no lugar de um lateral. Gana melhorou.
  Nenhuma das duas seleções conseguiu o gol e a partida foi pra prorrogação. E logo aos 3, o gol de Gana saiu. O revelação, André Ayew lançou pra Asamoah Gyan. O atacante matou no peito e soltou a bomba de esquerda, sem chances pra Howard. Golaço e festa ganesa, com direito a dancinha!
  Os americanos ainda conseguiram uma boa chance com Feilhaber, mas Ayew conseguiu desviar. O camisa 13 foi o nome da prorrogação, segurando a bola na frente com sua velocidade e habilidade. O tempo foi passando e Gana segurou o ímpeto americano, igualando Camarões (1990) e Senegal (2002), sendo a 3 seleção africana a chegar nas quartas-de-finais. A missão de conseguir a inédita vaga nas semifinais será contra o Uruguai.

Melhor em campo, segundo a FIFA: André Ayew (Gana)

Nenhum comentário:

Postar um comentário