sexta-feira, 25 de junho de 2010

GRUPO H: Espanha e Chile se classificam

  As duas seleções confirmaram  favoritismo e se garantiram na fase final da Copa. Muito se falou da Espanha, que seria a maior favorita ao título, mas quase que esse favoritismo atrapalhou. Na estreia, derrota pra Suiça e quase que a classificação fica ameaçada. O Chile venceu as duas primeiras partidas, jogando um futebol convincente, mas poderia ficar fora da fase final porque venceu apenas por 1x0 as duas partidas. A Suiça tinha a faca e o queijo nas mãos. Bastava vencer a fraca seleção de Honduras pra se classificar e golear pra ser 1° do grupo. Todavia, provaram que são excelentes na marcação e fracos no ataque, não passaram do 0x0 com a seleção da América Central e foram eliminados.

     Espanha (6pontos)

  Muito se falou da Fúria espanhola. Apontada como grande favorita ao título, ao lado do Brasil. Os espanhóis estreiaram contra a Suiça, todos nós esperavamos por uma goleada sem muita dificuldade. Foram pra cima quando a bola rolou, impondo seu ritmo de jogo e ficando praticamente o tempo inteiro da linha do meio campo pra frente. Mas a defesa suiça era forte, com muita disposição e garra. A seleção também pecava no preciosismo, tentava driblar todos os suiços e só fazer golaço. Foi ai quem aconteceu o que muitos consideravam improvável. A Suiça foi ao ataque e aproveitando falha da marcação conseguiu marcar o gol. O gol mais esquisito até agora da Copa. Quase ampliaram pouco depois, a bola bateu na trave. Sabendo que era muito difícil passar da retranca suiça, o treinador espanhol mandou 6 jogadores ofensivos a campo. Mas nada de gol e derrota na estreia. O resultado era a maior zebra até o momento e colocou em cheque o favoritismo. A 2ª partida reestabeleceu essa condição, jogando com mais tranquilidade e contra uma equipe que deixava a defesa aberta. David Villa se destacou, marcando os 2 gols. Poderia ter feito 3, pois perdeu um penalti. Ele não é o cobrador de penaltis, Torres e Xavi que geralmente cobram, mas quis cobrar pra ser artilheiro. O camisa 7 ainda perdeu mais 2 gols, por demorar na hora do chute. Precisando da vitória pra se classificar, encararam a boa seleção chilena. Tomaram uma pressão e por pouco não tomam o gol. Contaram com a sorte e o goleiro chileno saiu mal na bola, Villa chutou de longe pra abrir o placar, depois foi a vez de Iniesta marcar, após boa troca de passes. A situação começou a ficar um pouco dramática quando os chilenos diminuiram. O empate chileno e um gol suiço eliminaria a Furia, mas nem um gol nem outro gol saiu e a Espanha se classificou em 1°, pra enfrentar Portugal no clássico ibérico.
Melhor jogador na 1ª fase: David Villa

     Chile (6 pontos)

  A seleção chilena encantou os torcedores, jogando com muita ofensividade e boas trocas de passes. El Loco Bielsa devolveu a confiança aos jogadores e torcedores, que se empolgaram com a qualidade dos jogadores. O trio ofensivo: Valdivia, Alexis Sanchez e Beausejour. Incomodava bastante.
  A estreia foi tensa, contra a retranca hondurenha. Os chilenos foram mais time desde o começo, mas pecavam na finalização. Os jogadores da frente ajudavam na marcação e o gol saiu após belo passe de El Mago Valdivia pra Isla, que chegou na linha de fundo e cruzou pra Beausejour. Pra quem não lembra, ele já jogou no Grêmio, na época foi um fiasco. O gol deu tranquilidade pra colocar a bola no chão. No 2° tempo o goleiro hondurenho fez a defesa mais bonita da Copa, tirando a bola cabeçada por Vidal em cima da linha. O resultado foi bom, vitória na estreia. Veio a Suiça e sua retranca. Os jogadores tentaram bastante, mas nada de furar o bloqueio suiço. Quase aos 40 do 2° tempo conseguiram o gol com Mark Gonzalez. As duas vitórias os deixaram na liderança, mas como venceram por apenas 1 gol de diferença poderiam serem eliminados com derrota pra Espanha e vitória da Suiça. Pressionaram os espanhóis, mas o goleiro inventou de sair de carrinho numa bola quase na lateral e a bola sobrou pra Villa marcar. Depois sofreram o gol de Iniesta. O time estava nervoso e perderam um jogador expulso. No segundo tempo, El Loco Bielsa mudou o time e conseguiu um gol no começo. Tentaram o empate, mas vendo que a Suiça não marcava relaxou e deixou o tempo passar. Agora enfrentarão o Brasil, os brasileiros já estão se colocando nas quartas-de-finais, devido aos recentes resultados. 
Melhor jogador na 1ª fase: Alexis Sanchez

     Suiça (4 pontos)

  Desperdiçaram a chance de ouro que tinham de se classificar por terem deficiência ofensiva. A sua defesa entrou pra história das Copas, ficando mais de 550 minutos sem tomar gol. Mas a falta de qualidade dos atacantes foi o que pesou contra. Na estreia contra a Espanha, muitos esperavam em goleada espanhola. Tomaram muita pressão, conseguindo tirar todas as bolas e contando com o preciosismo dos adversários em quererem entrar com bola e tudo. No segundo tempo aproveitaram falha da defesa espanhola e marcaram o gol. Seguraram os ataques e sairam com vitória inesperada. Se encheram da confiança e uma vitória contra o Chile já os classificariam. Mas quando viram os chilenos indo pra cima, se fecharam na defesa novamente. Jogando quase o jogo inteiro atrás da linha do meio campo. Mas desta vez não conseguiram o mesmo sucesso da estreia e tomaram o gol no final do jogo. O bom de terem vencido a Espanha era poder vencer a frágil Honduras e deixar Chile e Espanha se matarem. Mas a parte ofensiva pesou novamente, até que tentaram. Mas quase que perderam, os hondurenhos perderam gols incríveis e morreu na praia.
Melhor jogador na 1ª fase: Gelson Fernandes

     Honduras (1 ponto)

  Ninguém esperava por muita coisa dos hondurenhos. 3 goleadas era o mais aguardado. Conseguiram segurar o ataque chileno e só tomaram um gol, destaque pra defesa incrível do goleiro, que tirou uma bola em cima da linha. Depois veio a Espanha e a expectativa de todos em ver como seria a resposta espanhola após a derrota na estreia. A facilidade como foram envolvidos indicava goleada, 2 gols rápidos de David Villa, mais ainda. Mas o atacante perdeu um penalti e os jogadores se fecharam de vez e impediram uma goleada. Praticamente eliminada, precisava golear a Suiça e torcer pro Chile golear a Espanha, jogou com mais tranquilidade, tomaram pressão no começo mas quase venceram no fim. Ao menos fizeram um ponto e sairam sem tomar goleada.
Melhor jogador na 1ª fase: Palacios

Nenhum comentário:

Postar um comentário