terça-feira, 22 de junho de 2010

GRUPO A: Uruguai e México avançam

  A partir de hoje começamos a conhecer as seleções que avançaram pras oitavas-de-finais da Copa. No grupo A, a França decepcionou todos e foi eliminado precosemente na fase inicial. Os atuais vice-campeões ainda conseguiram a proeza de fazer apenas 1 ponto. A África do Sul também foi eliminada e entrou pra história como 1ª anfitriã a ser eliminada na primeira fase. Melhor pra Uruguai e México, as duas equipes da América ficaram em 1° e 2° respectivamente. Elas se enfrentaram e os uruguaios venceram por 1x0 e entram com moral na 2ª fase. 

      Uruguai (7 pontos)

  Líder do grupo, os sulamericanos surpreenderam muitos com o belo futebol apresentado. Unindo técnica e raça. Forlán, Luiz Suares e Cavani formaram um trio de atacantes muito perigoso, com os três se revesando nas pontas e na área. Atrás, Lugano e Muslera garantiram. O capitão mostrou a raça que todos conhecemos dos tempos de São Paulo, o goleiro foi seguro, sem sofrer gol ainda.
  Começaram empatando com a França, numa das partidas mais feias da Copa. O empate ainda saiu barato, pois os franceses foram um pouco melhor. Depois jogaram com todo o estádio contra, na goleada sobre a África do Sul. Mas os uruguaios não se intimidaram e enfiaram 3x0 nos bafana-bafana. Forlan, que já tinha se destacado na estreia marcou 2 gols, o primeiro um golaço. Suarez se recuperou e Cavani entrou bem no time. 
  E hoje enfrentaram a boa seleção do México, que pressionou bastante, mas a tradicional defesa uruguaia suportou a pressão e num ótimo ataque, Luis Suarez, finalmente desencantou, marcando o gol da vitória de cabeça. O final da partida foi com praticamente todos os jogadores atrás do meio-campo, ajudando na defesa.
Melhor jogador da 1ª fase: Diego Forlan

      México (4 pontos)

  A seleção mais ofensiva do grupo, jogando com 3 atacantes e sempre acionando os laterias, o México criou muitas chances de gols, mas os jogadores pecavam pela falta de chute, chegando com perigo, mas querendo entrar com bola e tudo. E isso custou caro na estreia, quando ficaram o jogo inteiro em cima da África do Sul, porém não chutavam de fora, tomaram o 1x0 e foi preciso a entrada do veterano, Blanco, pra seleção chutar de fora e conseguir o empate. Depois enfrentaram a França, que na medida do possível, fez uma boa partida de estreia. Não tomaram conhecimento de Ribery & cia e venceu com sobras por 2x0. Chicarito Hernandez e Blanco garantiram os 3 pontos. Hoje jogavam pela liderança contra o Uruguai, muito se falou de um possível jogo de "compadres", pra classificar ambas sem risco. Mas os norte-americanos foram pra cima, pra vencer e tentar fugir de um combate contra a Argentina, como em 2006. Mas perderam e terão que enfrentar a seleção argentina de novo.
Melhor jogador da 1ª fase: Giovani dos Santos

      África do Sul (4 pontos)

  Os bafana-bafana jogaram com toda a torcida possível, não só do próprio país como de todo o continente. Mas acabaram entrando pra história como a primeira seleção anfitriã a ser eliminada ainda na fase inicial da Copa. Empolgação da torcida não faltou, o que faltou foi capacidade técnica dos jogadores, que tem muita disposição mas pouca capacidade de criar boas chances de gols.
  Na estreia, ficaram bastante acuados contra o México, mas contando com toda a empolgação que a abertura da Copa levou aos torcedores, conseguiram marcar com Tschabalala. Mas não suportaram o poderio ofensivo mexicano e sofreram o empate. Depois enfrentaram o Uruguai, os sulamericanos também foram com tudo pra cima, mas não tentavam enfeitar, sendo mais objetivos que os mexicanos, golearam com muita facilidade por 3x0. Com remotas chances de classificação, enfrentaram a França e sairam de cabeça erguida da competição, vencendo por 2x1. Gols de Khumalo e Mphela. A torcida aplaudiu os jogadores, reconhecendo os esforços que eles fizeram.
Melhor jogador da 1ª fase: Tschabalala  

      França (1 ponto)

  Vergonha! Não tem melhor definição que esta pra campanha francesa na Copa. Com raxa entre treinador e jogadores, problemas particulares. A seleção francesa, que é de longe melhor individualmente que as demais, fez apenas 1 empate e foi "pouco melhor que 2002" por ter conseguido marcar 1 gol. O capitão e ídolo, Henry foi barrado antes da Copa e mal entrou, gerando muitos protestos de torcedores e jornalistas. 
  Até estreiaram bem, empatando com a boa seleção do Uruguai, criando mais que o adversário. Mas veio o segundo jogo e tudo mudou, o treinador mudou a seleção. Mas o time jogava muito mal contra o México, Anelka saiu no intervalo e o no final, derrota por 2x0 pros mexicanos. Depois, foi revelado que o jogador xingou o treinador no vestiário e acabou cortado da Copa. No primeiro treino para o último jogo, discussão e quase agressão do preparador físico com Evra, que herdou a faixa de Henry. O chefe da delegação pediu demissão. O clima ficou tão ruim, que a ministra francesa veio à África interver. Mas perderam de forma dramática para a África do Sul por 2x1 e coube a Malouda marcar o único gol francês na Copa. O clima está tão feio entre os franceses, que Parreira foi cumprimentar Domenech, mas o francês se recusou.
Melhor jogador da 1ª fase: Lloris

Nenhum comentário:

Postar um comentário