quarta-feira, 23 de junho de 2010

GRUPO D: Alemanha e Gana se classificam

  Outro grupo que só foi definido na última rodada e nos últimos minutos das partidas. A Alemanha confirmou o favoritismo e se classificou em 1° da chave. A seleção de Gana conseguiu a 2ª vaga e ainda teve que ficar de olho na outra partida, pois um empate sérvio os eliminaria. Foram as duas melhores seleções do grupo e mereceram a vaga. Pena que teremos um confronto prematuro entre Alemanha e Inglaterra já nas oitavas, Gana enfrenta os EUA num confronto de azarões. A sérvia só precisava vencer, pois tinham vencido a Alemanha e jogavam contra a lanterna, mas foram surpreendidos e perderam por 2x1 pra Austrália.

      Alemanha (6 pontos)

  A seleção alemã começou com tudo, goleando a Austrália com muita facilidade e sendo apontada como a maior favorita ao título. Klose começou bem a caminhada pra tentar alcançar ou até mesmo passar Ronaldo como maior artilheiro das Copas. Mas os outros 3 da frente, Podolski, Muller e, principalmente, Ozil, encantaram todos com as boas trocas de bola. Mas veio o segundo jogo, contra uma seleção mais qualificada, a Sérvia. A partida começou com muitas faltas e cartão vermelho pra Klose com menos de 30 minutos. O time ficou muito nervoso e acabou perdendo por 1x0. Pressionaram mas nada de empate. Com o empate de Gana, a classificação alemã ficou ameçada. Mas Alemanha é Alemanha e superaram a correria ganesa, vencendo por 1x0, golaço de Ozil de fora da área. Agora a missão é contra a Inglaterra, que tem tudo pra ser a melhor partida das oitavas.
Melhor jogador na 1ª fase: Ozil

      Gana (4 pontos)

  Para nós, do Joga Junto, a seleção de Gana sempre foi a melhor africana na Copa, sem essa história de Costa do Marfim, a única que é melhor é o Egito, mas eles estranhamente nunca se classificam. Mesmo sem o principal jogador e capitão, Essien, eles mostraram grande futebol e conseguiram a vaga pra próxima fase, provavelmente a única africana.
  A estreia já era uma final, com a Alemanha na chave, muitos diziam em 100% de aproveitamento dos tricampeões. Por isso a partida contra a Sérvia já seria de "vida ou morte". E eles mostraram muita técnica e correria. Apostando nas jogadas pelas laterais, assustaram os sérvios e foram premiados com o gol no final da partida, Asamoah Gyan bateu bem o penalti que garantiu os 3 pontos. A segunda partida era considerada "fácil", contra a Austrália, que tinha sido goleada por 4x0 pela Alemanha. E com a derrota da Alemanha pra Sérvia, a vitória seria importante, pra ficar na boa na última rodada. Mas os australianos endureceram o jogo, sairam na frente e coube a Asamoah Gyan, novamente de penalti, empatar. Pressionaram bastante, com boas jogadas de Ayew, filho de Abedi Pelé, mas o gol não saiu. A partida contra a Alemanha foi tensa, pois a derrota poderia significar a eliminação, fizeram uma partida aberta, com boas chances de gols. Perderam com um golaço, sem chances. Quis o destino que a Austrália vencesse a Sérvia e os africanos, mesmo perdendo se classificassem. Agora enfrentão os EUA.
Melhor jogador na 1ª fase: Asamoah Gyan

      Austrália (4 pontos)

  Quando foram sorteados os grupos, muitos diziam que os australianos seriam o saco de pancadas. Na primeira partida, realmente parecia que seria verdade, mas ai vieram as outras e se não fosse a goleada sofrida, tinham grandes chances de avançar.
  Pegaram a gigante alemã na estreia, mas tomaram uma goleada, 4x0 e foi pouco ainda. Os alemães jogaram muito e não deixaram os australianos chegarem com perigo. Ficou uma interrogação depois do jogo, será que eles eram muito fraco mesmo ou foi uma partida atipica?! A resposta veio contra Gana, um empate com os africanos, e ainda sairam na frente. Com remotas chances de classificação, encararam a Sérvia. E por pouco não avançaram, suportaram a pressão e conseguiram vencer por 2x1, não fosse a goleada que sofreu da Alemanha, conseguiam a classificação.
Melhor jogador na 1ª fase: Holman

      Sérvia (3 pontos)

  Lutaram muito, mas morreram na praia. Estreiaram contra Gana, para muitos o duelo pra definir o segundo da chave. A partida foi muito boa, com chances de gols de ambas, mas um penalti bobo no final acabou resultando em derrota. Aí veio a Alemanha, que vinha cheia de moral, após golearem a Austrália, com muita facilidade. Mas o jogo foi duro, com muitas faltas e expulsão de Klose, pelo lado alemão, conseguiram suportar a pressão e marcar um belo gol no final do primeiro tempo. No 2° o jogo seguiu com pressão alemão, mas a zaga tirou todas. O empate de Gana acabou sendo "benefico", pois uma simples vitória já classificava. Foram pra cima, pressionando, chute na trave, travessão. Mas nada da bola entrar, o segundo tempo seguiu do mesmo modo, mas a bola pune quem perde tantos gols assim. A Austrália foi ao ataque e abriu, depois ampliou com um golaço de fora. Ainda descontaram com Pantelic. Com a Alemanha vencendo Gana, o empate já servia pra classificar, pois teriam mais gols feitos. Empataram, mas foi anulado por impedimento claro de Pantelic, o camisa 9 ainda teria grande chance nos acréscimos, livre na área, isolou a bola.
Melhor jogador na 1ª fase: Jovanovic

Nenhum comentário:

Postar um comentário