terça-feira, 15 de junho de 2010

Jogos duros e dois empates

  Um empate histórico entre Nova Zelândia e Eslováquia. Pela primeira vez os neozolandeses conseguiram marcar um gol e não sairem derrotados de uma partida de Copa. Os eslovacos lamentaram bastante o empate, mas esta foi a primeira partida de sua história em Copas. Na segunda partida do dia foi a vez de acompanharmos o jogo duro entre Costa do Marfim e Portugal. Drogba começou no banco e no final perdeu a passada e não concluiu bem a chance, Cristiano Ronaldo foi caçado pelos marfinenses e quase marcou um golaço de fora da área, o chute caprichosamente explodiu na trave.

      Nova Zelândia 1 x 1 Eslováquia

  A expectativa de goleada eslovaca era enorme. A equipe se classificou com facilidade pra Copa e vinha para ser uma das surpresas da Copa. Quando a bola rolou as coisas mudaram, muitas falhas de ambas as seleções e aos 48 do 2° o histórico gol do zagueiro neozolandês.
  Quem começou melhor foi a Nova Zelândia, com 2 boas chances em 4 minutos. Na 1ª pra fora e na 2ª o goleiro teve dificuldades. A pressão da seleção da oceania ficou evidente até os 13, quando os eslovacos começaram a igualar a posse de bola. Aos 27 a melhor chance eslovaca. Weiss driblou 2 adversários e cruzou para o atacante Sestak, que dominou e bateu rente a trave.
  Lance bizarro aos 33! O goleiro da Nova Zelândia foi chutar uma bola pra frente, mas errou o chute. A bola ia para a lateral, o atacante eslovaco a pegou e conduziu, no passe a zaga cortou para escanteio. 
  No 2° tempo gol logo aos 5. Sestak cruzou para área e encontrou Vittek. O atacante estava quase 1 metro impedido, mas a arbitragem não marcou. Melhor para a Eslováquia, o jogador cabeceou e marcou o primeiro gol eslovaco em Copas!
  A desvantagem desestrurou o esquema tático neozolandês. A seleção européia pressionava e perdia muitos gols. Vittek perdeu um gol na pequena área, encheu o pé em cima do zagueiro. A partida esfriou e a vitória eslovaca parecia definida. Mas a seleção da Oceania voltou a assustar aos 43.
  Smeltz, principal jogador da Nova Zelândia, cabeceou rente a trave. A Eslováquia prendia a bola querendo o final do jogo. Foi castigado aos 48! Smeltz saiu da área para disputar a bola, conseguiu tirar a bola do adversário e cruzou na área. A bola caprichosamente encontrou a cabeça do zagueiro Reid. O jogador cabeceou no canto direito e garantiu o empate!

Melhor em campo, segundo a FIFA: Vittek (Eslováquia)

      Costa do Marfim 0x0 Portugal

  A partida era tida como de "vida ou morte" para alguns. Com o Brasil na chave, espera-se que uma vaga já esteja definida. Então portugueses e marfinenses fizeram a partida pela 2ª vaga. Partida que foi muito dura, principalmente do lado marfinense. Que realizaram uma caça em cima de Cristiano Ronaldo, toda hora um acertava o craque português.
  Os portugueses começaram com muita mais vontade. Principalmente com Cristiano Ronaldo. O capitão português ia pra cima e só era parado nas faltas. Numa delas, com apenas 7 minutos, o craque puxou ótimo contra-ataque, driblou Zokora e tomou um carrinho muito violento do mesmo. Cartão Vermelho que o árbitro ignorou, dando apenas o amarelo. O gajo sairia na cara do gol. Na cobrança ele bateu falta, que a barreira conseguiu tirar para escanteio.
  E o astro português queria mostrar serviço. Recebeu passe na intermediária, ameaçou correr para esquerda, mas entortou Yaya Toure, com belo corte pro meio. Arrumou pro chute e soltou uma bomba, a bola caprichosamente explodiu na trave.
  A arma marfinense eram as jogadas pelas laterais, com Kalou e o bom camisa 10, Gervinho. Mas quem era o melhor em campo era Cristiano Ronaldo. Pegou a bola e foi pra cima da zaga. Demel entrou nas pernas do português, mas o árbitro ignorou a falta. Deixando o craque nervoso, Demel foi reclamar com Cristiano, que não se intimidou e encarou o volante. No fim o árbitro resolveu dar amarelo para ambos.
  O intervalo foi melhor para a Costa do Marfim, que se acalmou e pressionou Portugal. Gervinho chutou pra fora e Kalou chutou rasteiro um passe de Dindane. Os marfinenses tomaram conta do meio campo, Portugal não tinha jogadores fortes para combater o vigor físico adversário.
  Carlos Queiroz então sacou o horroroso Danny, que joga no fraco campeonato russo, para entrada do ídolo Simão Sabrosa. Depois tirou Deco e colocou o fraco Tiago. Sven-Goran Erikson não ficou atrás e colocou o atacante Didier Drogba. Muita festa na hora que o camisa 11 entrou.
  Mas as mudanças não mudaram o panorama da partida, que ficava presa no meio. Portugal começou a ficar mais próximo do gol, principalmente com jogadas pela direita. Tiago desperdiçou ótimo contra-ataque perto do fim. Com dois companheiros do lado direito e dois adversários do esquerdo. O volante quis virar bola na esquerda para Cristiano Ronaldo. Facilitou o trabalho marfinense.
  Aos 44, quase o gol da Costa do Marfim. Também no contra-ataque, o atacante trocou bons passes na lateral esquerda. Drogba se desmarcou de Ricardo Carvalho e recebeu passe, porém o atacante mostrou que perdeu um pouco o ritmo e errou a passada, deixando a bola passar, ainda tocou na bola, mas foi pra fora.
  O empate acabou sendo justo e as equipes precisam vencer os outros adversários para avançar. Ou, para muitos, se classificará quem vencer por mais a Coréia do Norte e perder de menos do Brasil.

Melhor em campo, segundo a FIFA: Cristiano Ronaldo (Portugal) 

Nenhum comentário:

Postar um comentário