terça-feira, 25 de maio de 2010

As decepções da temporada européia

  Acompanhamos nesta última temporada européia algumas equipes decepcionando suas torcidas e os acompanhantes de futebol. Grandes equipes européias, mesmo com todo o investimento, sucumbiram diante de outras com muito menos investimentos e ficaram de fora da próxima UEFA Champions League. Analisando a tabela final dos principais campeonatos europeus, citaremos algumas equipes que se "encaixaram" neste "perfil".

      Juventus

  Sem sombra de dúvidas a Velha Senhora foi a maior decepção do Calcio Italiano. A equipe que foi apontada antes do início da competição como favorita ao título, após o grande investimento em reforços. Como Diego, Felipe Mello, Cannavaro e Fábio Grosso. Terminou a Liga Italiana na 7ª colocação. Posição esta que não dá nem mesmo vaga na Liga Europa. Porém como a final da Copa da Itália foi entre Inter e Roma, ambas na próxima Champions League, a equipe de Turim herdou a vaga. O início de temporada até que foi bom, liderando o campeonato, mas alguns tropeços contra adversários muito fracos foram levando a Juve para baixo na tabela, num dado momento, começo de 2010, chegou a figurar na 10ª posição.
  E não foi apenas na Liga local que os juventinos fizeram vergonha. Na Champions League os italianos foram eliminados na melancolicamente na fase de grupos, sofrendo uma goleada histórica, em casa, para o Bayern de Munique por 4x1.

      Liverpool

  Diferentemente da Juve, que ainda teve um momento bom durante a temporada, o Liverpool fez uma temporada completamente fraca. Principalmente com a falta do craque da equipe, Fernando Torres, que ficou boa parte da temporada contundido. Assim como a Juve, a equipe de Liverpool também ficou em 7° lugar na Premier League. Ainda aguarda definição da situação do Portsmouth, que decidiu a FA Cup e ganhou a vaga. Os pompeys foram rebaixados para a Divisão One, mas suas dívidas são imensas, só poderá disputar a Liga Europa se conseguir investidores que banquem, se não, o Liverpool fica com a vaga na Liga Europa.
  Também foi eliminado precosemente na fase de grupos da Champions League. Perdendo para Lyon e Fiorentina, em pleno Anfield Road. Quando El Niño Torres voltou na metade final da temporada, os Reds esboçaram alguma reação, mas bastou o camisa 9 machucar novamente, para a equipe afundar.

      Atlético de Madrid

  O título da Liga Europa diminuiu um pouco os protestos dos torcedores pela fraca campanha na Liga Espanhola. Um começo de temporada horroroso! Não tem definição melhor que esta para as seguidas derrotas, seja em casa ou fora, dos madrilenos. Chegou ao fundo do poço quando conseguiu ser o lanterna do campeonato. Foi preciso a mudança de treinador e a parada de final de ano para a equipe se reencontrar. Aguero e Forlan voltaram e ser uma das duplas mais temidas da Europa. Quando a disputa na Liga Europa foi se afunilando, os espanhóis começaram a perder pontos para adversários fracos. De bom mesmo, apenas o título da competição européia.
  Como as outras duas equipes já citadas em cima. Os espanhóis também foram eliminados na fase de grupos da Champions League. Mas sua eliminação foi mais vergonhosa ainda. Somando apenas 2 pontos e classificando para a Liga Europa graças ao empate com gols no Chipre, com o Apoel.

      Hertla Berlim

  Foram muitas as equipes que decepcionaram na Bundesliga. Wolfsburg, Hamburgo e Stuttgart, foram alguns. Mas a equipe da capital superou de longe todas elas juntas. Na temporada passada, o Hertla disputou o título alemão até a última rodada. Com um elenco muito elogiado. Mas nesta temporada, o mesmo elenco, fez uma uma das maiores vergonhas da história do clube. Sendo rebaixado para a segunda divisão alemã, pior ainda, terminando como o lanterna. Com apenas 24 pontos de 102 em disputa, em 34 rodadas. O meia brasileiro, Cicero, foi um dos poucos que se salvou da campanha vergonhosa, tendo um leque de opções no mercado alemão para a próxima temporada.

      Sporting

  No campeonato português desta temporada, o Porto ficou em terceiro, fora da Champions League. Isso seria uma coisa normal, visto que no país existem 3 equipes que dominam. Mas quem tirou os dragões da Liga foi o Braga. O Sporting, outro grande, ficou apenas na 4ª colocação, 20 pontos atrás do Porto. A campanha dos leões foi vergonhosa, perdendo partidas para equipes que mal tem torcida. Deixando a disputa ainda no primeiro turno. Nem mesmo os gols de Liedson ajudaram. A torcida protestou bastante.

      Bordeaux

  Quando a temporada começou, o Bordeaux era apontado como grande favorito ao bicampeonato. Foi bem em boa parte da temporada, chegou a abrir 7 pontos na liderança. Na Champions League, surpreendeu Juventus e Bayern, classificando em 1° lugar da chave. Quando a segunda fase da competição européia chegou, os campeões franceses não tiveram time para as duas competições, deixando a competição nacional de lado. O resultado foi a eliminação na Champions League e a descida de ladeira na Liga francesa. Quando suas atenções voltaram apenas para a busca do bicampeonato, a equipe sucumbiu contra adversários em casa. O resultado disto foi a 6ª colocação e a não classificação nem mesmo para a próxima Liga Europa.

Um comentário: