sexta-feira, 21 de maio de 2010

Inter: Superação define a campanha finalista

  Quando os grupos da primeira fase foram definidos, todos já decretaram: Barcelona e Internazionale se classificam sem dificuldades. Alguns diziam que os confrontos diretos definiriam 1° e 2° colocados. Mas quando a bola rolou não foi bem assim que aconteceu. As duas equipes se complicaram na chave, perdendo pontos em casa para Dinamo de Kiev e Rubin Kazan. Na penúltima rodada, a Inter perdeu para o Barcelona no Camp Nou e viu a chance de liderar o grupo ir por água abaixo, a vaga quase seguiu o mesmo caminho, mas a sorte sorriu para os italianos, e o Rubin parou na trave contra os ucranianos. Na partida final, as duas equipes se enfrentaram na Itália e os donos da casa conseguiram a vaga.
  Quis o destino que logo nas oitavas-de-finais, a Inter enfrentasse o Chelsea, ex-equipe de José Mourinho. Até o dia do sorteio, era a equipe de melhor futebol na Europa. 9 entre 10 especialistas apontavam o clube inglês como classificado. Mas, de novo, a sorte sorriu para os italianos. Menos de 3 semanas para o duelo e o adversário começou a tropeçar e ter jogadores machucados.  No Giuseppe Meazza, os nerazurri abriram o placar com Milito logo aos 3. Mas o Chelsea não sentiu o gol e ficou o jogo inteiro pressionando, mas esbarraram na grande atuação de Julio Cesar. No ínicio do 2° tempo, Kalou empatou, mas 2 minutos depois Cambiasso fez o gol da vitória. Na volta, no Stamford Bridge, José Mourinho montou uma muralha, que não permitia os ingleses de chegarem com facilidade ao gol. Sendo premiado no final com um belo gol de Eto'o.
  Após a classificação heróica nas oitavas, a Inter se viu favorita. Enfrentaria a zebra CSKA. 10 entre 10 especialistas viam os italianos nas semifinais, sem precisar jogar, tamanha a diferença técnica das equipes. Na ida, em Milão,  a Inter pressionou a partida inteira, criando inúmeras chances, mas o goleiro russo estava inspirado, catou quase todas os chutes, menos um. De Milito. Como o placar tinha magro, a imprensa russa acreditava no "Milagre de Luzhniki". Mas o maestro italiano, Sneijder tratou de acabar com as esperanças russas com 6 minutos. Imitando Ronaldinho, cobrando a falta por baixo da barreira, pegando o goleiro Akinfeev desprevinido.
  A semifinal colocou, novamente, Inter e Barça de frente. Os espanhóis sendo apontados como grandes favoritos, ainda mais por decidirem a vaga em casa. Mas na partida da Itália, quem deu os cumprimentos foi José Mourinho, o treinador português, para alguns marrento, deu um nó tático fantástico nos espanhóis. "Simplesmente" anulou Messi e Xavi. Ambos não fizeram absolutamente nada em campo, o argentino ainda perdeu a bola que resultou no terceiro gol. Pedrito chegou a abrir o marcador para os visitantes, mas Sneijder, Maicon e Milito garantiram a vitória e boa vantagem para a volta.
  O jogo da volta merece um paragrafo separado. Que jogo foi aquele?! Lembram-se da muralha colocada em prática contra o Chelsea? José Mourinho conseguiu reforçar ainda mais. Vimos uma lição de como se defender. Nem mesmo a expulsão de Thiago Motta, com 28 minutos atrapalhou a equipe. Desta vez Cambiasso se desdobrou para anular Messi novamente. Sneijder, mesmo sem condições anulou Xavi. O Barça ficou pelo menos 85 minutos com a posse de bola. E quase sempre rondando a área italiana. Mas com apenas Ibra com altura pra disputar no alto, ficava difícil ganhar. A equipe abusou desta jogada, mesmo vendo que não dava resultado. No segundo tempo o treinador, Guardiola resolveu mudar as investidas, deixou de lado as bolas alçadas pra chegar na velocidade, mas a muralha italiana também estava previnida pra isto. Zanetti engoliu Dani Alves. Só mesmo após Sneijder ter saído, para Xavi criar. O maestro espanhol deu belo passe para Pique, que fez um golaço! A Inter se segurou e saiu merecidamente classificada para a grande final da UEFA Champions League.
  Agora a missão é diante dos alemães do Bayern de Munique. Não contarão com o volante brasileiro, Thiago Motta. Porém terão o importante reforço do sérvio Stankovic. Que provavelmente será o substituto. Após parar Messi, a missão será parar Robben, o holandês é o melhor jogador do mundo no momento.
  Após 37 anos, a Inter volta a decidir uma final de Champions League. E sonham, com o apito final do árbitro poderem levantar a taça e acabar com o jejum de 45 anos sem o título mais importante de clubes.
  Será que a "Triplice Coroa" vai para os italianos. Só falta o título europeu para completar. O campeonato italiano e a Copa da Itália já foram conquistadas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário