terça-feira, 8 de dezembro de 2009

Flamengo é o Campeão Brasileiro de 2009

  É, acabou! O campeonato brasileiro mais competitivo dos últimos anos acabou com a vitória do Mengão. A torcida lotou o maraca, empurrou o time, sentiu medo em determinada parte e chorou de alegria no fim!
  Muito se especulou de que o Grêmio fosse entrar em campo pra ver o Fla ser campeão e tirar as chances de vez do maior rival, o Internacional. Porém o que vimos foi um Grêmio aguerrido, que honrou a camisa tricolor. Douglas Costa jogou muita bola, Marcelo Grohe pegou até os pensamentos de Adriano. Só que o "molho não azedou", com gols dos zaqueiros David e Ronaldo Angelim, este merecedor pela sua humildade, o Flamengo virou e conquistou a taça 17 anos depois! E o futebol carioca volta ao topo do país 9 anos após o título do Vasco em 2000.
  É de ser aplaudido de pé o técnico Andrade. Que assumiu o time perto da zona de rebaixamento e conseguiu, com seu jeito pacato e humilde, colocar o time nos trilhos e subir, assumindo a liderança no momento certo. Um verdadeiro campeão! Petkovic foi fundamental também, após a saída de Ibson, assumiu a armação e deu passes açucarados para Adriano ser o artilheiro. Porém se esquecem das entradas de Maldonado e Alvaro na equipe, 2 jogadores experientes que deram segurança ao time e torcida. Parabéns, Mengão!
  O Internacional fez sua parte, goleou e rebaixou o Santo André no Beira-Rio, mas não dependia de si, torcia para seu maior rival vencer, ficou até a metade do segundo tempo com a mão na taça, só que o Grêmio não suportou a pressão e a torcida colorada não comemorou o título.
  O São Paulo assegurou o 3° lugar com uma goleada no Sport e, pra surpresa de todos, o Cruzeiro conseguiu a última vaga na Libertadores ao vencer o Santos na Vila, 2x1 com gol do Kleber no final.
  O Palmeiras, ah o Palmeiras! Após perder o título, que liderou por 19 rodadas, conseguiu a proeza de ficar de fora também da Libertadores! Perdeu para o Botafogo, no Engenhão, por 2x1 e se despediu de maneira melâncólica do brasileiro. O Fogão, com a vitória se livrou do rebaixamento, Wellington e Jobson fizeram os gols que garantiram o Alvinegro na série A.
  Coritiba e Fluminense foram as últimas equipes a terminarem suas participações em 2009. O jogo começou com mais de 20 minutos de atraso em relação aos demais. O coxa-branca jogava em casa, com o apoio da torcida, mas nem isso foi suficiente pra mantê-lo na primeira divisão ano que vem. O Fluminense demosntrou mais uma vez a garra que marcou o time nesta reta final e assegurou um empate heróico. Marquinho fez para os cariocas e Pereira empatou.
  Ao fim da partida, o Couto Pereira virou um campo de guerra! A torcida se revoltou com o rebaixamento e invadiu o gramado assim que soou o apito final. O trio de arbitragem sofreu algumas agressões. Mas o que ficou marcado foi a ousadia dos marginais, que enfrentaram os policiais, atacando paus, ferros, cadeiras nos policiais. Estes, em menor número, foram acuados e com a chegada de reforços, conseguiram acabar com o quebra-quebra no campo. Uns verdadeiros heróis!

Um comentário: