sexta-feira, 20 de agosto de 2010

Campeonato Francês 2010/2011

  O Campeonato Francês foi o primeiro dos principais campeonatos europeus que começou, sendo disputado há duas semanas. Os principais candidatos ao título manteram o elenco, com uma ou outra contratação, mas nenhum jogador de muito destaque mundial foi contratado, a maior transação até o momento é do meia brasileiro, Nenê, que trocou o Mônaco pelo Paris Saint Germain. O Olympique de Marseille é apontado como o grande favorito, manteve a base campeã da última temporada e, finalmente, parou de emprestar André Ayew, destaque de Gana na Copa juntamente com Prince Boateng e Asamoah Gyan.
  Bordeaux, Toulouse, Paris Saint Germain e Lyon completam o grupo das equipes apontadas com chance de título, discordo do 2° e 3°. Muito difícil que o título não fique com uma delas. O Montpellier, grande surpresa da temporada passada, quer novamente surpreender, começou muito bem vencendo o Olympique e empatando a 2ª contra o Mônaco.
  Nenê, Michel Bastos, Ederson, Wendel, Jussiê e Eduardo Costa são alguns dos jogadores brasileiros que atuam na Liga Francesa.

Favorito:

  Olympique de Marseille, o atual campeão manteve a base, mas perdeu o artilheiro e líder de assistências do último campeonato, Niang, que foi para o futebol turco. Por outro lado, volta a contar com André Ayew, um dos grandes destaques da Copa. Seu irmão mais novo também está no elenco principal e falam que é tão bom quanto. A referência é o brasileiro Brandão, pouco conhecido no país mas que conta com certo prestígio na Europa, mesmo sendo um tanto quanto "grosso". O principal jogador é o volante argentino, Lucho Gonzalez, após uma temporada marcada por seguidas lesões e não ter ido pra Copa, o argentino busca recuperar a vaga na seleção hermana.

Com potencial de brigar:

  Lyon, não podemos deixar o heptacampeão de fora, mesmo tendo perdido a condição de bicho-papão, a equipe é boa, seguraram a revelação Pjanic e o goleirão Lloris do assédio dos grandes europeus e quer voltar a ser campeão.
  Bordeaux, a equipe que desbancou o Lyon 2 anos atrás foi mal na última temporada, chegou a liderar com folga o campeonato, mas quis priorizar a Champions League e acabou sem nenhuma nem outra, disputando apenas a liga francesa este ano, tem tudo pra brigar pelo título.

Quem pode surpreender:

  Lille, a equipe quase chegou na Champions League, deixou o vice-campeonato escapar na última rodada. Mas o time é praticamente o mesmo, seguraram o meia belga Hazard, que foi sondado por equipes européias após os elogios do Maestro Zidane e contam com os gols do, agora 100%, Túlio de Mello.
  Montpellier, a equipe foi a sensação da última temporada, era apontada como favorita ao rebaixamento, mas quase terminou com uma vaga na Champions League. Mantiveram os principais jogadores e ainda se reforçaram com jogadores encostados dos grandes do país.

Comentários sobre algumas equipes:

  PSG, a equipe da capital quer voltar a ser temida. O brasileiro Nenê foi contratado como o "salvador da pátria", mas apenas ele não resolverá. O elenco é bom, o veterano Makelele ainda demonstra ter gás, mas ainda falta dois jogadores com mais qualidade pra buscar o título, deverá ficar na metade de cima da tabela.
  Saint-Etienne, o maior campeão francês deixou a muito tempo de ser um bicho-papão as recentes passagens pela 2ª divisão francesa comprovam isso, não tem jogadores com muito potencial e os que tinha, foram vendidos, deve brigar na metade de baixo de tabela, isso se não brigar pra não cair novamente.
  Auxerre, a última temporada foi excelente. Ficou em 3° lugar na última temporada e está na eliminatória da Champions League, se conseguir avançar pra fase de grupos, não terá elenco pra dividir entre as duas competições. Pode brigar na parte de cima se não for pra frente na Champions League, mas pode brigar embaixo se for.
  Mônaco, a equipe do principado perdeu seu craque. Nenê foi vendido para o PSG, conseguiu o empréstimo de Aubameyang junto ao Milan. O time não é lá essas coisas, mas está longe de ser ruim, pesa contra, pra falar a verdade, muito contra o fato da referência ser o sonolento e horroroso, Gudjohnsen. Contratado junto ao Tottenham. Deve ficar no meio da tabela.

Nenhum comentário:

Postar um comentário