sábado, 28 de agosto de 2010

Campeonato Espanhol 2010/2011

  O mais esperado dos campeonatos europeus começa neste final de semana, Real Madrid e Barcelona prometem fazer um novo duelo de titãs. Os merengues agora comandados pelo Gênio José Mourinho, que contratou Ricardo Carvalho pra zaga e Khedira, Ozil e Di Maria pro meio campo. Os catalães perderam Yaya Toure mas acertaram ontem a contratação de Mascherano além do cobiçado David Villa. Pra muitos o campeonato "perdeu a graça" pois as duas equipes são muito superiores as demais, ano passado terminaram mais de 20 pontos na frente do 3° colocado e novamente deverão se distanciar. Sevilla, Valencia e Atlético de Madrid fazem parte do 2° pelotão, que deverão disputar as outras duas vagas na Champions League.
  Os 3 últimos melhores do mundo atuam no campeonato espanhol: Messi, Cristiano Ronaldo e Kaka. Os 2 primeiros terminaram a última temporada jogando muito. O português levou o Real Madrid nas costas, sendo comprovado essa dependência quando o camisa 7 ficou contundido por 3 meses e o Real sofreu. O argentino quase bateu o recorde de gols de Ronaldo, faltando apenas 1 gol. Deve manter o nível de atuações. O 3°, Kaka, foi operado recentemente e só volta ano que vem, não fará a menor falta a equipe, assim como na última temporada, quando bastou ele sair pra equipe deslanchar. Até mesmo pelo esquema tático de Mourinho, ele não se encaixaria em nenhuma posição.
  Daniel Alves, Adriano e Maxwell do lado do Barcelona, Marcelo e Kaka do lado do Real Madrid: Estes são os brasileiros com mais chances (provavelmente os únicos) de serem campeões. Ainda temos Luis Fabiano e Renato no Sevilla. Filipe Luis, Paulo Assunção e Diego Costa no Atlético de Madrid e Nilmar no Villarreal. Além de outros desconhecidos. 
  A Liga começa sem um jogador que todos acreditavam que jamais sairia do Real Madrid, só para aposentar: Raul, chamado por alguns de Raul Madrid. Por sua influência no clube e na Espanha, embora nunca tenha sido um craque pros espanhóis endeusarem tanto.

Favoritos:

  BARCELONA, os catalães tem a base da seleção espanhola, campeã do mundo na África do Sul. Messi é outro com a camisa grená, fez uma grande pré-temporada e deve brigar pelo título de melhor do mundo no final do mundo novamente, não merece ganhar, mas suas atuações podem pesar a favor. Perderam Yaya Toure pra grana do Manchester City, mas tem Busquets (que jogou muito na Copa) e acertaram ontem com Mascherano. Contrataram também o matador, David Villa. Além de terem o polivalente Pedrito, que tem jogado muito e tem potencial pra acabar com a "Era Messi" no clube. Ibrahimovic não sabe se fica ou sai, se ficar deverá esquentar o banco de Villa. Xavi e Iniesta são os cérebros da equipe, mais ainda o 1°, sem ele o Barça sente falta de uma mente pensante. Daniel Alves deseja recuperar o posto de melhor lateral do mundo, que perdera pra Lahm na última temporada. Pique e Puyol fazem uma zaga sólida, o 1° é na atualidade o melhor zagueiro do mundo. Adriano e Maxwell fazem uma briga brasileira pela lateral esquerda.
  REAL MADRID, contraram o melhor técnico do mundo pra tentar arrumar a galáxia merengue. José Mourinho já chegou impondo sua filosofia de trabalho e uma das exigências pra acertar era do clube se desfazer de Guti e Raul, o clube realizou os pedidos. Contratou Ricardo Carvalho pra dar experiência a zaga e Khedira, Ozil e Di Maria pro meio, mas o atacante deverá jogar de ponta esquerda, se Mourinho já optar por seu esquema preferido, o 4-3-3. Marcelo deverá atuar apenas como lateral e se firmar também na seleção brasileira. Sérgio Ramos na direita. Xabi Alonso sendo o 2° volante, ficando menos sobrecarregado na ligação das jogadas. Ozil na função do 10. Di Maria, Higuain e o craque Cristiano Ronaldo na frente. Mourinho já avisou que dará liberdade total pro camisa 7 atuar sem pressão. Kaka foi operado e só volta ano que vem, mas não tem vaga na equipe, terminou como reserva de Van der Vaart e não sabe marcar pra atuar no meio campo, nem como ponta-de-lança, deve esquentar o banco, isso se não for vendido.

Correm por fora:

  VALENCIA, a equipe pode se considerar a campeã da última temporada devido a imensa superioridade de Real e Barça, ficou 25 pontos atrás do Real. Perdeu seus dois principais jogadores, David Silva e David Villa, pra Manchester City e Barcelona respectivamente. Muitos acreditam que isto poderá criar dificuldades pra equipe, pois os dois seriam os únicos capazes de criar algo diferente, mas se esquecem que Juan Mata, campeão mundial, Hernandez, Alba e Joaquin são grandes jogadores. Contrataram Roberto Soldado pra ser o principal atacante e torcem para o argentino Dominguez, destaque do Rubin Kazan na última Champions League, finalmente vingar. Tem time pra se manter entre os 4 primeiros, mas é menos forte que os outros.
  SEVILLA, a equipe de Luis Fabiano começou muito mal a temporada, tomando uma goleada do Barcelona (podia-se dizer de Messi) na Supercopa da Espanha e foi eliminado pelo Braga na fase eliminatória da Champions League, perdendo inclusive em casa. Luis Fabiano não sabe se fica ou sai, foi sondado por Tottenham e Olympique de Marseille, mas nada de proposta oficial. Perdeu Squillaci e Adriano pra grandes europeus e não contratou ninguém para seus lugares.
  ATLÉTICO DE MADRID, a equipe tem o Bola de Ouro da Copa, Diego Forlan. Que forma uma dupla infernal com Kun Aguero. Recebem o apoio constante de Simão Sabrosa e Reyes, a equipe se ajeitou no final da temporada, conseguindo o título da Liga Europa e ontem derrotaram com autoridade a Internazionale pela Supercopa da Europa. Reforçou a defesa com o lateral brasileiro Filipe Luis e renovaram o empréstimo de Tiago, que fez uma grande Copa por Portugal. É a melhor das 3 equipes, mas costuma perder pontos contra equipes fracas, inclusive em casa.

Brigam por Competição Européia:

  VILLARREAL, a equipe de Nilmar terminou em 7 ° lugar na última temporada. Costuma fazer uma temporada boa e outra ruim, se seguir a "lógica" fará uma campanha fraca, mas os jogadores querem acabar com essa síndrome. O brasileiro precisa fazer muitos gols pra voltar a Seleção Brasileira, pois deverá perder visibilidade agora. Rossi é outro que precisa jogar bem, pra ter chances na nova seleção italiana.
  MALLORCA, a equipe surpreendeu na última temporada, ficando em 5° lugar. E só não ficaram em 4° porque conseguiram perder perder o último jogo em casa. Manteve os principais jogadores e reforçou com outros de equipe menores. É apontado como candidato pra vaga na Champions League, mas deverá buscar uma vaga na Liga Europa.
  ATHLETIC BILBAO, a equipe que só aceita jogadores nascidos no País Basco sofreu alguns anos atrás. Mas a nova geração é talentosa. Javi Martinez e Llorente participaram da seleção espanhola campeã do mundo. A torcida é muito fanática e empurra os jogadores em momentos decisivos, o que pesa contra é a constante perda de pontos contra equipes pequenas.

Demais equipes:

  O campeonato costuma ter sempre uma equipe que surpreende na parte de cima da tabela. Getafe e La Coruña são duas equipes que não foram citadas acima, mas que tem jogadores com potencial pra chegarem em competições européias. Levante, Hércules, Real Sociedad e Sporting Gijon deverão disputar as 3 vagas de rebaixamento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário