quinta-feira, 26 de agosto de 2010

Campeonato Alemão 2010/2011

  O Campeonato Alemão começou no último final de semana. Muitos acreditam que esta temporada poderá ser mais equilibrada, com outras equipes disputando o título além do Bayern e do Schalke 04. O Wolfsburg, que decepcionou no último campeonato, se reforçou bastante, trazendo os brasileiros Cícero, por empréstimo do Hertha Berlim, e o meia Diego, vindo da Juventus. O Schalke contratou o atacante Raul, que incrivelmente saiu do Real Madrid. O Stuttgart manteve a base, perdendo apenas Khedira para o Real Madrid, que também contratou a revelação Ozil do Werder Bremen, o meia Wesley, ex-Santos, foi contratado pela equipe de Bremen. O Leverkusen manteve todos os principais jogadores e ainda contratou Michael Ballack de graça, pois seu contrato acabara com o Chelsea, além de ter Renato Augusto 100% desde o início. O Bayern de Munique não perdeu, mas também não contratou ninguém. É a melhor equipe da Liga e tem tudo pra conseguir o bicampeonato.
  A Liga Alemã possui poucos brasileiros, muitos vão pra lá, mas rapidamente saem por não se adaptarem a língua e aos costumes do país. Com destaque podemos citar: Renato Augusto, Grafite, Josué, Diego, Zé Roberto e Naldo. Isso sem contar Wesley, que acabou de chegar e ainda não dá pra saber ainda.

Favorito:

  BAYERN DE MUNIQUE, o atual campeão começa a temporada novamente com o rótulo de favorito. Manteve todos os principais jogadores, inclusive Thomas Muller e Schweinsteiger, que realizaram uma excelente Copa e foram sondados por equipes de outros países. A grande esperança é na dupla "Robbery", os dois jogadores deitaram e rolaram na última temporada, principalmente o holandês. As acusações de pedofilia podem atrapalhar o começo de temporada do francês. Mas o holandês terá uma motivação extra: Ser o Melhor do Mundo no final do ano. Olic e Muller devem repetir a dupla de sucesso da última temporada, além de Schweinsteiger e Lahm que estão voando há 1 ano e meio.

Com potencial de brigar:

  BAYER LEVERKUSEN, a equipe de Renato Augusto, Ballack & CIA é apontada como uma das grandes favoritas, mais ainda devido a contratação do meia. O brasileiro começa a temporada 100% desta vez, sem problemas musculares. O meia chileno, Arturo Vidal é outro de quem se espera muito, após uma boa Copa do Mundo. Na última temporada a equipe morreu na praia, brigando pelo título do começo ao fim da temporada, mas que tropeçou e nem mesmo vaga na Champions League conseguiu. Querem acabar com a síndrome do "Neverkusen".
  SCHALKE 04, o vice-campeão reforçou a equipe com Metzelder e Raul, ambos do Real Madrid, a contratação do atacante foi a mais marcante do mercado de transferências, pois era impensável que o mesmo saisse de Madri. A equipe não possui nenhum jogador extraordinário, mas sempre chega. O elenco é bom e, finalmente, querem deixar o vice de lado.
  STUTTGART, a equipe da cidade do mesmo é de chegada. É uma das poucas equipes que conseguiu nos últimos anos acabar com a hegemonia do Bayern. Pesa contra o fato de ter perdido alguns dos principais jogadores como Khedira, Osorio e Hilbert. A equipe poderá sentir a falta desses jogadores no começo da temporada. Trouxe Molinaro e Degen para "arrumar" a zaga.

Quem pode surpreender:

  WOLFSBURG, o campeão de 09 reforçou o elenco pra tentar provar que pode, realmente, ser um dos grandes do país, que o título não foi por acaso. Acertou hoje a contratação do meia Diego, que vinha sendo duramente criticado na Juventus, o atacante Suiço, Ben Khalifa, campeão e melhor jogador sub-17 ano passado, o zagueiro Friedrich e o brasileiro Cícero, ambos do Hertla Berlim. Conseguiu, novamente, segurar o goleirão Benaglio e o atacante Dzeko dos grandes europeus. 
  HAMBURGO, a equipe do veteraníssimo Zé Roberto é a mesma do ano passado, não contratou ninguém os que vieram, voltaram de empréstimo. A única grande perda foi de Boateng, o irmão alemão, que foi pro Manchester City. Paolo Guerrero voltou a jogar muito bem, podendo fazer uma dupla de ataque muito perigosa com Van Nistelrooy.
  WERDER BREMEN, a equipe tirou o meia Wesley do Santos por 10 milhões de Euros. Por outro lado perdeu a estrela Ozil, que não conseguiu resistir a proposta tentadora do Real Madrid. Foram 3° lugar na última temporada, a temporada começou mal com a saída de seu principal jogador e a lesão de Naldo. Marin é apontado como substituto natural de Ozil, o brasileiro Wesley poderá se encaixar bem no meio campo, pois a equipe joga em "losango" dando liberdade pros meias abertos tanto pra atacar como pra defender. E isso sabemos que ele sabe fazer muito bem. Contrataram o atacante Arnautovic, do Twente, que foi muito mal na última temporada emprestado pra Internazionale.

Demais equipes:

  É difícil apontar as equipes com potencial de título ou não na Bundesliga, pois é uma liga muito nivelada com pelo menos 9 equipes com mesmo nível de plantel ou de tradição. Não foram citados particularmente o Borussia Dortmund, que tem uma equipe boa com jogadores rápidos e uma torcida que faz a diferença nos momentos mais complicados, ou o Hoffenheim, que perdeu seus dois brasileiros mais conhecidos, Maicosuel que voltou para o Botafogo e há dois dias Carlos Eduardo que foi pra o futebol russo. Mas o time é o pequeno que quer ser grande, seu dono investe muita grana e manteve Ibisevic, Demba Ba e Obasi. A Bundesliga desta temporada ainda conta com a volta do Saint-Pauli, equipe marcada pela forte presença da torcida, que não aceita jogadores preconceituosos. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário