terça-feira, 6 de julho de 2010

Holanda confirma favoritismo e é finalista

  A maioria dos jogadores desta seleção holandesa não era nascida quando Cruyff & CIA encantaram o mundo com um futebol envolvente. Mas parece que se inspiraram neles pra também encantarem o mundo com um futebol compacto, que o time inteiro participa no ataque e defesa. Única seleção 100% na Copa, os holandeses chegaram merecidamente a grande final. Desde 2008 que não perdem uma partida, carregam nas costas o peso de, enfim, levarem a Taça pra Holanda. O Uruguai foi guerreiro, lutaram até o fim pela vaga na final. Ao menos resgataram a força do futebol uruguaio no cenário mundial. Forlan é o grande nome da Copa, jogando muito, não será eleito o craque da Copa porque sua seleção disputará o 3° lugar.

      Uruguai 2x3 Holanda

  A partida começou amarrada no meio. Com as duas defesas prevalecendo sobre os ataques. Sem Luiz Suarez, o treinador uruguaio resolveu colocar 1 volante, pra proteger a entrada da área. E a aposta deu certo defensivamente, mas a equipe ficou sem saída de bola, Forlan ficou mais à frente e não tocava na bola. Robben e Kuyt tinham dificuldades pelas laterais. Sneijder organizava as jogadas. Aos 3 cruzou pra área, Van Persie subiu com a zaga, que tirou parcialmente, a bola sobrou pra Kuyt, mas o camisa 7 pegou mal na bola, que subiu muito.
  Os holandeses mandavam na partida. E aos 18 o domínio finalmente resultou em gol. Robben dominou pela direita, viu que não dava pra driblar e tocou pra Van Bommel, mas passou mal a bola, o camisa 6 dividiu com o volante uruguaio, o árbitro entendeu que não teve falta e sobrou pra Kuyt. Van Bronckhorst pediu do lado, dominou e experimentou. Golaço! O veterano lateral acertou um chute de rara felicidade, que foi no ângulo de Muslera. 1x0 Laranja!
  O Uruguai sentiu o gol! Os jogadores só conseguiam tirar a bola da defesa com chutão pra frente. Forlan e Cavani mal participavam da partida. A Holanda seguia soberana na posse de bola, mas sem criar chances boas de gol. Aos 30 minutos, lance perigoso! Após escanteio pro Uruguai, Caceres tentou dar uma bicicleta, mas De Zeeuw colocou a cabeça. O zagueiro do Barcelona acertou em cheio a cara do volante do Ajax. Que perdeu a consciência por pouco tempo. O lance quase resultou em confusão, Sneijder e Caceres se estranharam e receberam o cartão amarelo.
  Se a bola não chegava nos seus pés na área, Forlan decidiu resolver tudo sozinho. Pegou a bola no meio campo, avançou, deu um lindo corte em De Zeeuw e acertou outro chute de rara beleza. Golaço! 1x1 e o Uruguai conseguiu o gol de empate antes do intervalo, começando o 2° tempo em igualdade com a Holanda.
  O treinador holandês resolveu apostar mais ainda na ofensividade no 2° tempo, colocando Van der Vaart no lugar de De Zeeuw. O time passava a atuar com 5 homens de frente e apenas Van Bommel marcando. O Uruguai não soube aproveitar os espaços na defesa holandesa. O quinteto ofensivo passou a trocar passes na frente da área uruguaia. Sneijder passou a ter mais espaços. E foi ele quem desempatou aos 25!
  Após tentativa de cruzamento de Van der Vaart a bola sobrou pra Sneijder. O camisa 10 dominou, chamou o zagueiro pra bailar e bateu no canto esquerdo de Muslera. Golaço! A defesa uruguaia reclamou de impedimento de Van Persie, que realmente estava. Mas era difícil de apontar. 2x1 Holanda!
  A torcida holandesa ainda se recompunha da comemoração quando Robben os fez voltar a pular loucamente! Snejider avançou livre pelo meio, tocou pra Kuyt na ponta esquerda, o atacante do Liverpool cruzou pra área e a bola caprichosamente encontrou a careca de Robben. O jogador holandês repetiu Sneijder contra o Brasil e saiu comemorando dando tapas na carequinha! 3x1 Laranja e vaga praticamente assegurada!
  A torcida holandesa já fazia a festa, mesmo tendo 20 minutos de partida ainda. Os jogadores cozinhavam a partida, tocando a bola de um lado pro outro. Robben ainda perdeu um gol incrível aos 40. Quando avançou livre desde o meio campo, mas na conclusão pegou mal na bola, na tentativa de encobrir Muslera.
  O jogador foi substituído pouco depois e saiu comemorando muito. Mas esqueceu de avisar pro Uruguai, que conseguiu diminuir aos 47, com Maxi Pereira, após cobrança de falta ensaiada. O árbitro ainda quis levar tensão e deixou o jogo ir até os 50, sendo que tinha dado 3 minutos de acréscimos. Mas os Deuses do futebol queriam a Laranja Mecânica de volta a final. Os jogadores comemorando bastante com a torcida, dando uma volta no estádio pra retribuir o apoio.

Melhor em campo, segundo a FIFA: Wesley Sneijder (Holanda)

Nenhum comentário:

Postar um comentário