quinta-feira, 14 de outubro de 2010

Seleção venceu os amistosos, porém ainda deve futebol

  Tá certo, a Seleção está começando um novo ciclo, com novos jogadores. Mas não pode tomar pressão do Irã, né?! Pior, tomar um gol, que o árbitro erradamente anulou! Ficar acuada diante da Ucrânia, sem nenhum grande jogador.
  Bom ver que os jogadores convocados por Mano Menezes são de longe melhores dos que eram normalmente por Dunga. Mas uma coisa continua a mesma, mas deve ter sido por apenas esses 2 amistosos: 3 volantes. Elias, Lucas e Ramires fecharam o meio campo, tirando a criatividade do ataque. Com a convocação de Neymar pro próximo amistoso um deles, provavelmente Elias, sairá da equipe titular.
  A defesa continua muito boa, Thiago Silva e David Luiz vem formando uma dupla impecável de zaga. Mano Menezes já afirmou que dificilmente Lúcio e Juan serão convocados juntos novamente e mesmo que um deles venha a ser convocado, deverá ficar no banco. Há menos que David Luiz saia.
  Victor jogou nos 3 amistosos, o 1° depois da Copa e os 2 de agora. Não foi muito exigido, mas Julio Cesar ainda é o titular. Daniel Alves parece que se firmou de titular de vez na seleção, mas invés de atuar no meio foi pra sua posição de origem, a lateral direita. Cá entre nós, muito melhor que o Maicon! André Santos vem ganhando espaço na lateral esquerda, carente de um dono desde Roberto Carlos, mas Marcelo é melhor e atua no Real Madrid ainda, terá muito mais visibilidade que André, que atua no modesto Fenerbahce.
  Ramires é o motorzinho do meio, finalmente enxergaram que ele não pode atuar como 3° homem de meio campo e voltou a jogar de 2° volante. Defende e ataca com muita categoria. Lucas vem atuando como o 1° volante, é pupilo de Mano da época de Grêmio. Perdeu a vaga de titular do Liverpool e só entra nos finais das partidas. Outro volante brasileiro convocado, Sandro, mal é relacionado pro banco do Tottenham. Denilson, do Arsenal, é muito melhor que os dois juntos, merece uma convocação há muito tempo!
  Carlos Eduardo atuou como o 10. Foi bem, jogou caindo muito pela direita. Tem potencial pra ficar no grupo, mas cá entre nós, Ronaldinho é Gênio e tem vaga fácil nessa posição!
  Robinho é um fanfarrão, vem se achando o "dono da seleção", carregando a braçadeira da seleção. Mas é reserva no Milan e não pode um atleta reserva no clube ser convocado e, mais ainda, ser capitão. Neymar e Ronaldinho são muito melhores!
  Pato vem se destacando nesse início da "Era Mano", fez gol em todas as partidas e atuando de referência, diferentemente da maneira como atua no Milan, quando atua caindo pela direita.
  A próxima partida da seleção é dia 17 de novembro, contra a Argentina. Em Doha no Catar. Mano disse que a base será a mesma, com um ou outro atleta diferente. EU, opinião particular, acho que ele deverá convocar muitos atletas de renome, pois é uma partida que simboliza a candidatura do Catar para a Copa de 2022 e com certeza os sheiks devem ter pagado muito para Brasil e Argentina levarem força máxima. Querem ver um duelo Messi vs Robinho? hahahaha Piada! Com certeza querem ver Messi vs Ronaldinho!

domingo, 10 de outubro de 2010

Brasil é tricampeão mundial de Volei

  A Seleção Masculina Brasileira de Volei conquistou hoje o 3° título mundial, muitos falam que é o tri legítimo, pois conquistaram os 3 últimos campeonatos: 2002, 2006, 2010. Mesmo com a seleção em processo de renovação, os jogadores que entraram e os que ficaram não deixaram a bola cair e mantiveram a hegemonia da decada. Igualamos os italianos, ex-melhores do mundo no volei, e temos tudo pra manter por muitos anos. O 3x0 sobre Cuba foi brilhante, não deram brecha pra surpresa e esmagaram a excelente seleção cubana. Murilo foi escolhido o MVP, prêmio mais do que merecido. E atenção pra seleção da "Ilha de Fidel", a maioria não tem 25 anos e tem tudo pra chegarem muito forte em Londres 2012.
  O campeonato foi de altos e baixos pra seleção. Não fizeram boas partidas na 1ª e 2ª fases. Depois de um grande susto na 3ª fase, que a seleção encontrou o belo voleibol que nós conhecemos.
  A estreia foi tranquila, contra a fraca seleção da Tunisia, 3x0 sem maiores dificuldades. Depois veio a Espanha, que em 2008 conseguiu o título europeu, mesmo com alguns apagões durante os sets a seleção venceu com tranquilidade. 3x1 e classificação antecipada pra 2ª fase.
  O último jogo da fase era contra os "eternos rivais" cubanos. Grande partida, com destaque pra Dante e Murilo pelo lado brasileiro e Hernandez e o "fenomeno" Leon, que com 17 anos já o principal jogador de Cuba e desde os 15 atua na seleção principal. Ah, e não parece "gato" como acontece no futebol, ele tem cara de menino ainda. Voltando pra partida, que Jogão, hein?! Sendo decidido apenas no 5° set. Pena que a vitória ficou com Cuba. A derrota ligou o sinal de alerta, pois os comandados de Bernardinho cairam no "Grupo da Morte". Com Polônia e Bulgária, nada mais nada menos do que o pódio do último mundial.
  A estreia na 2ª fase foi contra a perigosa Polônia, mas a partida que tinha tudo pra ser tensa foi tranquila. Os poloneses erraram muito e facilitaram a "vida brasileira" 3x0 e o aguardo da partida entre poloneses e búlgaros, em caso de vitória do 2° a classificação já estava assegurada. O resultado saiu como o esperado, novamente os poloneses erraram bastante e perderam pra Bulgária pelo mesmo placar. Aí veio a polêmica do mundial!
  Com a classificação já assegurada, Brasil e Bulgária poderiam polpar titulares pra 3ª fase e escaparem de um grupo, teoricamente, mais difícil. Isso ocorreu devido ao regulamento feito pra privilegiar a Itália, dona da casa, colocando as principais seleções de um lado e os italianos do outro, com caminho "fácil". Mas as derrotas de EUA e Sérvia atrapalharam os planos italianos. Veio a partida e Bernardinho polpou os titulares, inclusive Bruninho, deixando a seleção sem levantadores pois Marlon não estava liberado ainda. Os Bulgaros polparam alguns e venceram com facilidade por 3x0. A torcida italiana protestou bastante, vaiando a seleção brasileira em diversos momentos.
  Bom, deixando polêmicas de lado, veio a 3ª fase e agora só o 1° lugar se classificava, era ganhar ou ganhar. República Tcheca e Alemanha no grupo. Os tchecos vindo motivados, sendo a sensação da competição e os alemães que na preparação do mundial venceram a seleção 2 duas das 3 partidas, a 2 por 3x0.
  A partida contra os tchecos foi o "divisor de águas" na competição. Os brasileiros venceram bem o 1° set, o 2° foi bem disputado mas os europeus venceram. O 3° estava nas mãos dos brasileiros, mas permitiram a virada. Clima tenso pairou no ginásio, pois uma derrota poderia significar a eliminação precose, diga-se de passagem, brasileira. Foi aí que os "veteranos" assumiram a "bronca". Dante e Rodrigão começaram a virar todas as bolas e comandaram a reação verde-amarela. 3x2 com certa tranquilidade no tie-break. A Alemanha venceu os tchecos e colocou a partida contra o Brasil como decisiva.
  Após o susto contra os tchecos, Bernardinho e Giba, o melhor do mundo, perdeu a condição de titular absoluto e ajudou de fora. Devem ter reunido o grupo e conversado pra ajustar os erros, pois não poderiam acontecer mais. A Alemanha veio falando muito, pois vinham de vitórias antes do mundial contra o Brasil. Mas na hora que a bola foi sacada, os jogadores não deram sopa pro azar, 3x0 pra ninguém botar defeito. As semifinais estavam definidas: Cuba contra Sérvia numa e Brasil contra Itália na outra. Tudo o que os italianos tentaram evitar.
  Os italianos davam declarações polêmicas antes da semifinal, dizendo que os brasileiros deveriam se divertir em quadra, não ficar agitado. Os jogadores brasileiros rebatiam dizendo que eles queriam transferir a pressão. A torcida armou o terreno, vaiando muito os brasileiros. Na verdade eles estavam com medo de acontecer este duelo antes da final e a polêmica contra a Bulgária acabou como desculpa pra essas criticas.
  Novamente os brasileiros jogaram muito. Sem vacilar, Leandro Vissotto foi um monstro em quadra, virava todas as bolas, bloqueava muito. Não sentiu tanto o peso de substituir ninguém menos do que Giba, o melhor do mundo. A vitória nos dois primeiros sets esfriaram os ânimos da torcida. A preocupação foi com Bruninho, que sentiu o tornozelo e teve que sair. Bom que podemos acompanhar o retorno de Marlon. Os italianos evitaram a derrota por 3x0 e levaram o 3° set. Mas nada de deixar a pressão voltar, 4° set perfeito e classificação pra grande final, contra Cuba!
  Era esperado uma partida muito difícil! Como os cubanos venceram os brasileiros na 1ª fase e vinham atropelando os rivais, ninguém apontava um favorito. Nada de polêmicas e provocações, só palavras de respeito. Fato era que pela 1ª vez em mundiais não tinha nenhum europeu decidindo. As expectativas de jogo tenso e muito equilibrado pararam quando Murilo deu o 1° saque da partida.
  O Brasil se postou muito bem, com um jogo encaixado e relaxados. A jovem seleção cubana parece que sentiu o peso da final, errando cortadas e, principalmente o saque, que foi a arma-secreta durante toda a competição. A torcida italiana apoiava apenas uma seleção, qual?! Acho que era desnecessária a pergunta, né?! Cuba, lógico!
  Mas Leandro Vissotto estava infernal, comandou a seleção no 1° set, vencido por 25x22. Com alguns deslizes no final do set. Quando Murilo sacou no 2° set esperavamos uma partida mais tensa, com revesamento de pontos e até mesmo vitória cubana. Mas nada disso, os cubanos provaram que estavam nervosos! Errando muitos ataques, o levantador parecia fora de sintonia com os demais jogadores e levantava a bola e alguns passavam da bola. Até o 12 pontos o set estava equilibrado, quando o Brasil fez 16 e teve a parada técnica obrigatória os brasileiros deslancharam. O treinador cubano resolveu parar quando o estrago já estava feito, com 20x11. Foi só administrar e terminar com uma cravada de Vissotto em 25x14 e placar elástico pra uma final de mundial.
  Apenas no começo do 3° set que Cuba finalmente conseguiu ficar na frente do placar. Mas só até o 6x5. A partir do 7x6 a seleção brasileira ficou na frente até o final do Mundial. Mesmo ganhando com facilidade e jogando muito, Vissotto se desentendeu com o fenômeno Leon e chegou a colocar o dedo na cara do cubano, que fez que não era com ele. Na metade final do set novamente Cuba sentiu o peso da decisão e perderam alguns ataques, deixando o Brasil disparar no marcador, a euforia era enorme que Bernardinho pediu calma pro jogadores. Cuba encostou, mas o título já tinha dono e coube a Vissotto garantir o título, mesmo com o bloqueio ele cravou a bola na quadra cubana.
  O título fecha uma decada perfeita do Brasil. Com hegemonia absoluta no volei. Murilo foi merecidamente o MVP da competição. E rumo ao tri olimpico em 2012!

domingo, 3 de outubro de 2010

Champions League: Grupo H

  O Arsenal é grande favorito do grupo. Partizan e Braga cairam de para-quedas na fase de grupos e o Shakhtar é o favorito pra ficar em 2°. É o grupo "mais brasileiro". Só o Braga tem 17. O Shakhtar vem em 2° com 7. Partizan e Arsenal com 1. Goleadas do Arsenal e Shakhtar são mais do que esperados, principalmente contra o Sporting Braga, que conseguiu eliminar o Sevilla vencendo inclusive na Espanha, mas que não tem grandes jogadores. É bom para os jogadores do Arsenal ganharem confiança pra próxima fase e, principalmente, pros do Shakhtar, que finalmente deverão passar de fase e tentar conquistar a Europa.

  Arsenal

Os Gunners são os favoritos do grupo. Muito se falou do grupo do Barça, que pegou adversários fáceis, mas considero este o mais tranquilo. No do Barça ainda tem o Panathinaikos e o Rubin Kazan, que podem surpreender, mas no do Arsenal apenas o Shakhtar tem e apenas em casa. Carlos Vela conseguiu se firmar como titular da equipe após a boa Copa do Mundo, Chamakh mal chegou e já é o artilheiro. Fabregas acabou ficando, mesmo com quase tudo acertado com o Barça. O brasileiro Denilson voltou de lesão e já recuperou a vaga de titular, tem tudo pra ser convocado pra seleção brasileira. Goleadas contra Partizan e Sporting Braga são mais do que esperadas, praticamente certezas.
Brasileiros: Denilson
Craque: Fabregas
Palpite: 1° lugar do grupo

  Shakhtar Donetsk

A equipe que se tornou "Intima" dos brasileiros nos últimos anos finalmente conseguiu um grupo mais fácil. Devem ficar com o 2° lugar do grupo sem muitas dificuldades. Fernandinho e Douglas Costa recentemente foram convocados pra seleção, uma pena que o 1° sofreu uma lesão grave e só volta no começo do ano que vem. Luiz Adriano é o matador, Willian, Jadson e Douglas Costa formam o meio campo. Alex Teixeira, Eduardo Costa e Marcelo Moreno costumam entrar no decorrer das partidas. O título da Copa da Uefa (hoje Europa League), há dois anos, foi o ponto auge da equipe, que quer provar na principal competição de clubes do mundo que pode ser grande.
Brasileiros: Fernandinho, Willian, Jadson, Douglas Costa, Bruno Renan, Alex Teixeira e Luiz Adriano
Craque: Fernandinho
Palpite: 2° lugar do grupo

  Sporting Braga

Pode-se dizer que a equipe é mais brasileira do que portuguesa. São 17 brasileiros contra apenas 7 portugueses. Surpreendeu no último Campeonato Português quando quase foi campeão, foi pra fase eliminatória da Champions League e surpreendeu o Sevilla vencendo as duas partidas. Mas não tem forças extras pra conseguir algo mais. Matheus, atacante desconhecido no Brasil é o grande idolo da equipe e já há sondagens de naturalização. O goleiro Felipe saiu brigado do Corinthians e já assumiu a titularidade, superando a concorrência de Artur Moraes, que veio da Roma.
Brasileiros: Por serem muitos, colocarei apenas alguns, Matheus, Lima, Élton, Vandinho, Moisés, Artur Moraes e Felipe
Craque: Matheus
Palpite: 4° lugar do grupo

  Partizan

A equipe sérvia se deu bem com esse novo regulamento da UEFA, dando 5 vagas pra equipes de países mais fracos. O atacante brasileiro Cléo, ex-Atlético Paranaense, é o principal jogador da equipe, causou polêmica quando trocou o Estrela Vermelha pelo Partizan, os dois são rivais. Já rcebeu e gostou da ideia de se naturalizar sérvio, provavelmente irá pra uma liga melhor na próxima temporada.
Brasileiros: Cléo
Craque: Cléo
Palpite: Liga Europa

Champions League: Grupo G

  Pra muitos o "Grupo da Morte", pra mim mais um grupo tranquilo. Milan, Real Madrid, Ajax e Auxerre compõem este grupo. Nada menos que 20 títulos no mesmo grupo. Mesmo com toda a história, não acredito que o Ajax possa incomodar tanto Milan e Real Madrid. Poderemos acompanhar 2 gênios do futebol se enfrentando, que são Ronaldinho e Cristiano Ronaldo. Na última temporada este duelo não ocorreu pois o português estava machucado após sofrer uma entrada criminosa 1 jogo antes. Real e Milan chegam cheio de pompas pra competição, o 1° por ter acertado com José Mourinho e voltar a investir pesado pra, depois de 7 anos, passar pelo menos das oitavas de finais. O 2° por ter contratado Ibrahimovic e Robinho nos dias finais de transferências e voltar e ser considerado favorito. O Ajax volta pra fase de grupos após 5 anos de ausência. Já o Auxerre é o menos conhecido e tentará ser a zebra.

  Milan

Os rossoneros sonham por dias melhores, vinha nos últimos anos sempre chegando nas finais. Mas Berlusconi parece que esqueceu que os jogadores envelhecem e perdem qualidades, com isso vem fazendo campanhas fracas e chegou inclusive a ficar da Champions 3 anos atrás. Contratou Ibrahimovic, Robinho e o polivalente Prince Boateng pra dar uma renovada, mas se esqueceu de contratar laterais e pelo menos 1 zagueiro melhor pra entrar quando Nesta sentir cansaço. Ronaldinho continua sendo o destaque da equipe, após "resurgir" na última temporada, o duas vezes melhor do mundo, segue encantando os torcedores e quer voltar pra seleção brasileira. Pato e Ibra são os parceiros ideais de ataque unindo velocidade e habilidade. Boateng é o motor do meio campo, marcando muito e apoiando também, Pirlo armando as jogadas juntamente com Ronaldinho e Gattuso o xerifão do meio. Thiago Silva e Nesta formam uma dupla boa de zagueiros, mas que vira e mexe sofre "apagão". Os laterais são problemas após a saída dos "garotos" Cafu e Serginho e no gol Amelia foi contratado pra substituir Dida. Tem tudo pra dar certo, mas o diferencial será Ronaldinho, se o "Showman" estiver de bem com a vida, é capaz de dar os passes milimétricos que deu ano passado, com a diferença que desta vez terá um atacante habilidoso pra receber, Ibra, e não um caneleiro, Borriello. Robinho foi contratado, inventaram a palhaçada de "quarteto de ases", mas será reserva.
Brasileiros: Thiago Silva, Robinho, Pato e Ronaldinho
Craque: Ronaldinho
Palpite: 2° lugar do grupo

  Real Madrid

Novamente os merengues fizeram jus aos apelido de "galacticos" e pegaram a cara multa recisória de José Mourinho junto a Internazionale. Trouxe os excelentes meias Ozil, destaque da Alemanha na Copa, e Di Maria, com enorme potencial e titular da seleção argentina. Contratou Ricardo Carvalho pra fazer a "zaga de Portugal" com Pepe. Mourinho já causou polêmica quando disse que Benzema "parece que está sempre dormindo". Isso parece que "despertou" o francês, que voltou a fazer gols. Higuain e Cristiano Ronaldo, que levaram a equipe nas costas na última temporada, vem passando por uma "fase negra", perdendo muitos gols. O português chegou a ser vaiado durante parte de um jogo por ter perdido pelo menos 4 gols "fáceis". Mas isso é questão de tempo até voltar a deslanchar e fazer a festa da torcida. Kaka voltou da Copa e foi constatado que estava com lesão séria na coxa e ficará de fora até o final do ano. Isso prova que ele não podia ter jogado a Copa, fazendo aquele papelão durante o mundial. Não tem vaga no novo esquema merengue e já surgem boatos de que a Inter fará oferta pra contratá-lo no final do ano, lá também não se encaixa no esquema, que é o mesmo. Mourinho já disse que não tem medo do Barça e lutará pra acabar com o "tabu" de 7 anos sem passar das oitavas da Champions League, potencial pra motivar a equipe nós sabemos que ele tem. Agora, só o tempo dirá!
Brasileiros: Marcelo e Kaka
Craque: Cristiano Ronaldo
Palpite: 1° lugar do grupo

  Ajax

A equipe holandesa retornou pra fase de grupos após 5 anos de ausência. Tem toda uma história na competição, mas não acho que será desta vez que conseguirão passar da 1ª fase. Graças a sua presença, classificaram este grupo como o "da morte", mas o elenco não é lá essas coisas. Tem o uruguaio Luis Suarez, um excelente jogador, mas falta pelo menos mais 4 jogadores pra tentar surpreender Milan e Real. Deverá levar a vaga pra Liga Europa sem muitas dificuldades. Poderemos acompanhar a futura geração holandesa, as seleções de base da laranja tem a maioria do Ajax.
Brasileiros: Não possui
Craque: Luis Suarez
Palpite: Liga Europa

  Auxerre

A equipe francesa surpreendeu na última temporada em seu país. Chegaram a brigar pelo título e ficaram com a vaga na Champions League. Não possui jogadores "fora de série", mas o elenco é bastante unido. Isso é importante, principalmente nas partidas em casa, onde poderão surpreender as demais equipes. É quem corre por fora, te garanto que 10 entre 10 pessoas não acreditam que eles possam chegar pelo menos na Liga Europa.
Brasileiros: Não possui
Craque: Pedretti
Palpite: 4° lugar do grupo

sábado, 2 de outubro de 2010

Champions League: Grupo F

  O Chelsea é o grande favorito do grupo. É de longe a melhor equipe e tem tudo pra terminar com 100% de aproveitamento. Olympique de Marselha e Spartak Moscou disputam a 2ª vaga, Zilina é piada na fase de grupos. Coisa de Platini! Se não tomar 6 goleadas já será lucro. Ramires foi contratado pelos Blues e tem potencial pra formar a melhor dupla de volantes do mundo com Essien. Drogba tem oportunidade de enfrentar sua ex-equipe pela 1ª vez. Chance também para acompanharmos os brasileiros do Spartak, todos eles são ídolos da torcida. Alex, Ibson são conhecidos dos brasileiros, mas chance de conhecermos os atacantes Ari e Wellinton, que formam o ataque titular. O 2° já recebeu proposta pra se naturalizar e ser o 1° estrangeiro na seleção russa. 

  Chelsea

Só contraram Ramires, Abramovic resolveu fazer uma limpa na lista de pagamento. Dispensou Ballack, Joe Cole, Deco e Belletti. O entrosamento da equipe é enorme e o fato de não terem mais a enorme pressão pelo título poderá ser o diferencial para o título. A diferença de qualidade para os adversários é grande e tem tudo pra terminar com 100% de aproveitamento. Drogba tem uma chance de ouro de tentar disparar na artilharia da Champions, principalmente quando enfrentar o Zilina. Ramires vem entrando aos poucos na equipe e vai barrar com facilidade Mikel da equipe. Lampard e Terry vão provar que já estão recuperados do vexame da Copa.
Brasileiros: Alex e Ramires
Craque: Lampard
Palpite: 1 lugar do grupo

  Olympique de Marselha

Após cair no grupo de Milan e Real Madrid na última temporada, os franceses tiveram sorte nesta temporada e tem chance de conseguir avançar. Mas o começo de campeonato tem sido sofrível, chegando a beirar a zona de rebaixamento. O grande reforço foi André Ayew, que vinha sendo constantemente emprestado pra ganhar experiência e, após uma excelente Copa, é a principal arma ofensiva da equipe. O irmão mais novo dele também foi promovido a equipe principal, Jordan Ayew, e dizem ser tão bom quanto André. O brasileiro Brandão é a esperança de gols, mas a falta de velocidade pra acompanhar André Ayew pode pesar. Lucho Gonzalez, finalmente está 100% e quer correr atrás do tempo perdido, voltar a seleção argentina e liderar a equipe.
Brasileiros: Ellinton, Hilton e Brandão
Craque: Lucho Gonzalez
Palpite: Liga Europa

  Spartak Moscou

Os russos vire e mexe participam da competição, mas nunca com grande destaque. Constantemente sendo eliminado na 1ª fase. Mas desta vez o elenco é bem melhor que das últimas vezes, a chegada de brasileiros e argentinos trouxe habilidade e técnica. Alex, ex-Inter, é o capitão e Wellinton, ex-Goiás, o matador, com convite pra se naturalizar russo. Ibson e Ari são os outros brasileiros do elenco, o meia costuma ser titular, mas quando jogam contra equipes mais fortes é sacado da equipe. O atacante veio do Az Alkmaar e é matador, também é sacado da equipe titular quando jogam contra adversários mais fortes. Tem tudo pra brigar com o Olympique de Marselha pela 2ª vaga do grupo.
Brasileiros: Ibson, Alex, Ari e Wellinton
Craque: Alex
Palpite: 2° lugar do grupo

  Zilina

É uma piada o que Platini fez. É uma ideia valida, querer equipes de países mais fracos na fase principal, mas elas deveriam provar que tem potencial jogando contra os de liga mais fortes na fase eliminatória. Se não sofrer 6 goleadas já é lucro.
Brasileiros: Não possui
Craque: Majtan (Por ser o 10)
Palpite: 4° lugar do grupo

Champions League: Grupo E

  Bayern de Munique e Roma são os favoritos do grupo. O atual vice campeão manteve todo o seu elenco, mas perdeu seu principal jogador até o final do ano, Robben, se machucou assim que voltou das férias e ainda não tem previsão de volta. Adriano voltou pra Itália como principal reforço da Roma, mas deve seguir no banco de Borriello, outro que chegou, vindo do Milan. Fábio Simplicio veio do Palermo, mas assim como Adriano chegou pra compor elenco. Cluj e Basel disputarão o 3° lugar do grupo e a vaga na Liga Europa. 

  Bayern de Munique

A equipe alemã sonha em repetir a campanha da última temporada, quando chegaram a final. O bom desempenho dos seus jogadores na Copa credencia a equipe como umas das grandes favoritas. Robben se machucou no começo da pré-temporada e não tem previsão de volta pra este ano, com isso a chance de ser eleito melhor do mundo se acabaram. Ribery vem sofrendo com as acusações de pedofilia, e parece que finalmente desistiu de forçar sua saída da equipe. Schweinsteiger continua com a excelente fase e pode ser o diferencial na fase final.
Brasileiros: Breno
Craque: Schweinsteiger
Palpite: 1° lugar do grupo

  Roma

A equipe italiano foi a que mais se reforçou em seu país. Adriano e Borriello chegaram pro ataque. Simplicio pro meio e os irmãos Burdisso pra zaga. Nicolas, o mais conhecido foi comprado definitivamente e o mais novo, Guillermo veio do Rosário Central. A equipe vem sofrendo no campeonato italiano, amargando a vice lanterna. Mas tem mais equipe que Basel e Cluj. Adriano mal chegou e já esta cercado de problemas, 1° foi o excesso de peso, depois as lesões misteriosas, por último a recusa de entrar contra a Internazionale. Borriello, que é muito ruim tecnicamente foi contratado junto ao Milan e se aproveitou dos problemas do brasileiro pra assumir a titularidade. Totti já reclamou publicamente do treinador e isso pode ser um problema pra equipe.
Brasileiros: Júlio Sérgio, Doni, Cicinho, Juan, Taddei, Simplicio, Adriano e Baptista
Craque: Totti
Palpite: 2° lugar do grupo

  Basel

A equipe suiça é a mais fraca do grupo. Não conheço o elenco pra falar mais. O mais conhecido é o matador Frei, que vira e mexe aparece fazendo muitos gols pela seleção suiça. Disputa com o Cluj a vaga na Liga Europa, mas acho que nem isso conseguirá.
Brasileiros: Não possui
Craque: Frei
Palpite: 4° lugar do grupo

  Cluj

A equipe romena vem participando constantemente das últimas edições da Champions League. O elenco não é lá essas coisas, mas nunca pega um grupo mais fraco pra tentar passar de fase. Alguns brasileiros foram contratados, mas nenhum é conhecido no país.
Brasileiros: André Galiassi, Hugo Alcântara, Léo Veloso, Edimar, Rafael Bastos, Anselmo Ramon
Craque: Lacine Traoré
Palpite: Liga Europa

Champions League: Grupo D

  "Teta", essa foi a palavra que muitas pessoas falaram assim que terminou o sorteio dos grupos quando conheceram os adversários do Barcelona. O clube catalão foi, juntamente com o Arsenal, o que mais se deu bem. Pegando adversários, teoricamente, mais fracos. Também concordo que as equipes são mais fracas, mas não estão lembrando que o Rubin Kazan também ficou no grupo do Barça na última Liga e venceram em pleno Camp Nou. Nesta Liga as equipes já se enfrentaram e o Barça penou pra empatar com os russos. O Panathinaikos vem numa fase de mudança de comando e a chegada de novos jogadores, pode sentir a falta de entrosamento. O Copanhage é o mais fraco do grupo, mas vem constantemente disputando a Champions, isso traz experiência pro elenco e uma hora pode ir mais longe. Lionel Messi tem a chance de ouro de fazer muitos gols na fase inicial e tentar manter o título de melhor do mundo, pois fez uma Copa do Mundo fraca e suas exibições na Champions League podem ajudar bastante na escolha.

  Barcelona

O elenco que já era forte foi reforçado mais ainda e o título mundial da Espanha com 7 titulares sendo da equipe catalã credencia a equipe a ser apontada como a grande favorita da competição. Messi vem de uma temporada impecável pelo Barça, mas de uma Copa fraca pela Argentina. Mesmo não tendo feito muita coisa na Copa, é apontado como favorito pro prêmio de melhor do mundo. Contrataram David Villa e emprestaram Ibrahimovic pro Milan. Mascherano finalmente foi contratado, mas, na minha opinião, não tem vaga na equipe pelo estilo de jogo. Por ser mais marcador, o meio campo sai pro jogo e Busquets é melhor nesse quesito e se valorizou com uma Copa impecável. O maestro Xavi é o toque de criatividade no meio e Daniel Alves o motorzinho pela direita, ajudando Messi. Pedrito se firmou de vez, conseguiu barrar Fernando Torres na reta final da Copa e tem potencial pra ser o "Dono" do time, sucedendo Messi.
Brasileiros: Daniel Alves, Maxwell e Adriano
Craque: Lionel Messi
Palpite: 1° lugar do grupo

  Panathinaikos

O clube grego trocou o comando da equipe e contratou novos jogadores que chegaram cheio de pompas como o ponta Govou, que veio do Lyon. Os brasileiros conseguiram sair da equipe, restando apenas Gilberto Silva, que por vezes ostenta a braçadeira de capitão. Pelo nome, seria a favorita pra ficar com a 2ª vaga do grupo, mas corre o risco de nem mesmo ir pra Liga Europa. Luis Garcia foi contratado no último dia de transferências e quer voltar a jogar o futebol que o consagrou no Liverpool, Djibril Cissé é o principal jogador, reencontrou o bom futebol na Grécia, fazendo muitos gols.
Brasileiros: Gilberto Silva
Craque: Djibril Cissé
Palpite: Liga Europa

  Rubin Kazan

Após cair no "Grupo da Morte" na última temporada, os russos tiveram mais sorte neste ano e tem adversários mais "tranquilos", mas novamente caiu no grupo do superfavorito Barcelona. Mas quem disse que eles se assustam?! Na última temporada venceram no Camp Nou e quase na Rússia, neste ano já se enfrentaram e os espanhóis sofreram pra segurar o empate. Abriram o cofre pra reforçar o elenco. No pacote veio o bom zagueiro italiano (e sucessor de Cannavaro) Bocchetti, o atacante nigeriano Oba-Oba Martins e o brasileiro Carlos Eduardo, este chegou por muito dinheiro e já se tornou ídolo. Tem tudo pra avançar, mas a ansiedade pode atrapalhar na hora H, principalmente nos jogos fora de casa contra Panathinaikos e Copenhage.
Brasileiros: Carlos Eduardo
Craque: Carlos Eduardo
Palpite: 2° lugar do grupo

  Copenhage

A equipe dinamarquesa é o patinho feio do grupo. Ninguém está dando nada por eles, mas no momento é a líder isolada e com 100% de aproveitamento do grupo. Os jogadores são desconhecidos das pessoas, mas é a base da boa seleção dinamarquesa. O veterano Gronkjaer é o toque de experiência da equipe.
Brasileiros: Claudemir e César Santin
Craque: Gronkjaer
Palpite: 4° lugar do grupo