sexta-feira, 24 de setembro de 2010

Champions League: Grupo C

  Pelo  menos no papel, o Manchester United tem tudo pra reinar soberano. O Valencia pode ser a equipe que possa incomodá-lo um pouco mais, mas Bursaspor e Rangers deverão brigar pela vaga na Liga Europa. O United contratou o veloz e habilidoso atacante mexicano, Chicarito Hernandez, que é muito melhor que Berbatov e pode tirar um pouco do peso nas costas de Rooney. O Valencia perdeu sua dupla de "David". O Villa foi pro Barcelona e o Silva foi pro Manchester City. Mesmo assim seguem com um time muito bom. Rangers e Bursaspor são duas incógnitas, jogadores pouco conhecidos, mas que podem surpreender jogando em casa.

  Manchester United

Os Red Devils são de longe o favorito do grupo. Após o fiasco na Copa, Rooney quer recuperar o seu prestigio, agora com o escândalo de traição perdeu ainda mais e só os gols diminuirão as criticas. Javier "Chicarito" Hernandez foi contratado antes da Copa e foi uma bela revelação durante o mundial. Rapidamente caiu nas graças da torcida inglesa e tem tudo pra ajudar Rooney a recuperar sua imagem. Nani vem sendo o fiel da balança, é o principal jogador da equipe atualmente, quando vai bem o time ganha, quando vai mal o time sofre. Anderson vem aos poucos retornando a equipe e pode assumir a posição no meio, em meio as lesões de Giggs, Valencia e Park. O "garoto" Van der Sar é a segurança no gol, mesmo com 40 anos é o melhor do mundo.
Brasileiros: Rafael, Fábio e Anderson
Craque: Nani
Palpite: 1° lugar do grupo

  Valencia

A equipe espanhola parece que finalmente se recuperou da crise que a afastou das competições européias nas últimas temporadas. Mesmo sem os dois David, Villa e Silva. A equipe é muito boa. Juan Mata, Marchena, Joaquin, Hernandez são jogadores que jogam ou já jogaram na seleção. O estilo de jogo é veloz, com jogadores que correm muito. Roberto Soldado foi contratado pro lugar de Villa e, finalmente, quer provar que pode jogar numa equipe grande.
Brasileiros: Não possui
Craque: Juan Mata
Palpite: 2° lugar do grupo

  Rangers

Os escoseses conseguiram superar os rivais do Celtic e voltaram pra fase de grupos após um tempo. Desconheço a equipe e fica difícil falar sobre. Lembro apenas de dois jogadores do plantel que estiveram na Copa. Weiss, que teve uma participação pela Eslováquia e Maurice Edu, que sempre entrou bem nas partidas dos EUA. 
Brasileiros: Não possui
Craque: Maurice Edu (Por ter participado da Copa)
Palpite: Liga Europa

  Bursaspor

Foi a sensação na última temporada turca, conseguindo superar os grandes: Fenerbahce, Galatasaray e Besiktas. Mas "já voltou a normalidade" e vem mal no campeonato turco. Desconheço o elenco, mas a torcida pode ser o diferencial, pois a torcida turca é tão fanática quanta a brasileira.
Brasileiros: Não possui
Craque: Federico Insua
Palpite: 4° lugar do grupo

terça-feira, 14 de setembro de 2010

Champions League: Grupo B

  O grupo B, talvez, seja o "menos" aguardado, pois não reuni nenhum gigante europeu. Quer dizer, ter até tem, o Benfica, mas o clube português vem há algum tempo caindo, não sendo mais considerado um dos gigantes pelo momento atual. Lyon, Schalke 04 e Benfica são as equipes que deverão brigar pelas duas vagas, mas o Hapoel Tel-Aviv quer surpreender. A equipe francesa começa a Liga querendo repetir a campanha da última temporada, quando conseguiu chegar numa inédita semifinal. O Schalke se reforçou pra finalmente conseguir avançar pro mata-mata, trouxe Raul e Metzelder do Real Madrid. O Benfica quer provar que a equipe que encantou Portugal na última temporada também pode encantar a Europa, mesmo tendo perdido sua estrela, Di Maria pro Real Madrid e Ramires pro Chelsea. O Hapoel é mais desconhecido, da equipe só me vem a cabeça o goleirão Enyema, que fez uma grande Copa do Mundo pela Nigéria.

  LYON

A equipe francesa foi a grande surpresa da última temporada, chegando numa inédita semifinal, tendo inclusive eliminado o Real Madrid em pleno Santiago Bernabéu. Mais uma vez ela é vista como patinho feio, ainda mais por não ser mais a potencia na França, na temporada passada também fora apontada assim e chegou na semifinal. Tendo inclusive eliminado o Real Madrid no Bernabéu. Lisandro Lopez e Pjanic são os principais jogadores da equipe. O 1° tentará recuperar seu espaço na seleção argentina, quando perdeu espaço pra Palermo e não foi pra Copa do Mundo, já o 2° tem potencial pra ser um dos melhores do mundo, tem apenas 20 anos e é o "dono" do meio campo, fez o gol que classificou o Lyon em pleno Bernabeu.
Brasileiros: Cris, Michel Bastos e Ederson.
Craque: Pjanic.
Palpite: 2° lugar do grupo.

  Benfica

Os portugueses voltam a Champions após 2 anos de ausência. É uma equipe boa de ser vista jogando, com um esquema bem ofensivo, pelo menos era na última temporada. Com 4 homens na frente e o apoio dos volantes e laterais e as fortes jogadas aéreas com os zagueiros. Perderam a grande estrela, Di Maria pro Real Madrid e o polivalente Ramires pro Chelsea. O começo de temporada não vem sendo o mais esperado. Mas tem jogadores habilidosos e experientes pra superarem. Aimar vem sendo sobrecarregado na armação, o artilheiro Cardozo esta em litigio com a torcida e é vaiado todos os jogos. Saviola poderá ser o fiel da balança, tem um histórico de muitos gols na Champions League. Pode incomodar se avançar pra fase final.
Brasileiros: Júlio César, Luisão, David Luiz, Sidnei, Airton, Felipe Menezes, Weldon e Alan Kardec.
Craque: Aimar.
Palpite: 1° lugar do grupo.

  Schalke 04

A equipe alemã se reforçou pra finalmente avançarem na Champions League, trouxeram Metzelder e Raul do Real Madrid. Mas o início de temporada vem sendo vergonhoso, 6 derrotas em 7 partidas. Lanterna da Bundesliga e crise em Gelsenkirchen. A perda dos brasileiros Bordon, Rafinha e Kuranyi vem sendo sentidas pela equipe. Um era o xerife, o outro o motorzinho pela direita e o 3° o matador. Raul ainda não se adaptou a equipe. A equipe de maior torcida na Alemanha não deverá ficar muito tempo nesta situação, mas se demorar a recuperar, já pode ser tarde pra tentar se classificar.
Brasileiros: Edu.
Craque: Rakitic.
Palpite: Liga Europa.

  Hapoel Tel-Aviv

A equipe de Israel é o patinho feio do grupo. Ninguém dá nada por eles, mas podem chegar. Acredito que não chegarão. Grande parte dos jogadores é israelense, mas o principal destaque é o goleirão nigeriano Enyema. Que fez uma grande Copa do Mundo, tendo feito partidas memoráveis. Se conquistarem uma única vitória já é muito.
Brasileiros: Douglas da Silva.
Craque: Enyema.
Palpite: 4° lugar do grupo.

domingo, 12 de setembro de 2010

Champions League: Grupo A

  O Grupo A da UEFA Champions League é um dos mais fortes. A atual campeã, Internazionale acabou pegando "estragado" no sorteio. Enfrentando a boa equipe do Werder Bremen, que parece já ter se adaptado a jogar sem Ozil, os ingleses do Tottenham, que tem uma equipe muito boa, sem grandes astros, mas que o elenco é forte. E o atual campeão holandês, Twente, que muitos falam ser uma equipe com potencial pra surpreender, bom que poderemos acompanhar o zagueiro brasileiro Douglas, que é ídolo na Holanda e que a população o quer na seleção vice-campeã do mundo. A Internazionale é a grande favorita da chave, mas ela vem dando brechas na fase de grupo, na última temporada precisou ganhar na última rodada e torcer pra vitória do Barcelona pra avançar. Há dois anos também, na última conseguiu ser campeã.

  INTERNAZIONALE

A atual campeã manteve quase todo o seu elenco, de perda importante de jogador, só a saída de Ballotelli pro Manchester City. Mas a grande perda foi a do seu treinador, José Mourinho, que trocou a campeã pelo Real Madrid. A equipe titular é praticamente o mesmo, apenas o queniano Mariga entrou na vaga do lesionado Thiago Motta. Perdeu Ballotelli, mas incorporou ao elenco duas jovens promessas, o francês Biabiany (que foi constantemente emprestado até adquirir experiência) e o brasileiro Phillipe Coutinho, que já vem sendo bastante elogiado. Eto'o começou a temporada jogando muito bem, Milito e Cambiasso aos poucos recuperam a forma. Sneijder precisa manter o nível de atuações pra tentar desbancar Messi no prêmio de Melhor do Mundo.
Brasileiros: Júlio César, Maicon, Lúcio, Thiago Motta, Mancini e Phillipe Coutinho.
Craque: Sneijder
Palpite: Líder do grupo

  WERDER BREMEN

A equipe sempre é apontada como candidata à surpresa, mas nunca confirma esse prognóstico inicial pode ser que desta vez consiga ou novamente fracasse. Perdeu sua grande estrela, Ozil, que foi para o Real Madrid. A responsabilidade ficou sobrecarregada nos pés de Marin, outra jovem promessa alemã (também esteve na Copa). Tiraram o polivalente Wesley do Santos, mas o brasileiro ainda não tem a posição definida (como o meio é "losango", poderá atuar de meia aberto ou volante). A equipe tem muita força física e marca bem.
Brasileiros: Naldo e Wesley.
Craque: Marin
Palpite: Briga pela 2ª vaga, mas deve ficar com Liga Europa.

  TOTTENHAM

A equipe inglesa finalmente conseguiu a vaga na Champions League, nos últimos 3 anos bateu na trave, sempre em 5° lugar, aproveitou a temporada horrorosa do Liverpool e superou o Manchester City pela vaga. O grupo é muito bom, com jogadores que não são considerados astros, mas que vem resolvendo, como Defoe, o atacante foi um dos poucos que se salvou do fiasco inglês na Copa e começou a temporada como terminou a outra, fazendo muitos gols. No último dia da janela de transferências contratou Van der Vaart. Contratou o brasileiro Sandro, mas que deve ficar no banco até se adaptar. A torcida é para que finalmente Giovani dos Santos vingue na equipe, pois fez uma excelente Copa pelo México, mas nunca rendeu no clube.
Brasileiros: Gomes e Sandro
Craque: Van der Vaart
Palpite: 2° lugar do grupo.

  TWENTE

Desconheço a equipe, já li muitos falando que ela é bem ajeitadinha. Que foi subindo gradualmente de posição no campeonato holandês até se juntar aos grandes, foi vice-campeão há duas temporadas e campeão inédito na última. Poderemos acompanhar o zagueiro brasileiro Douglas, que saiu do Joinville há 3 anos e é ídolo na Holanda, já tendo conseguido o passaporte holandês e provavelmente será convocado pra seleção. É esperar pra ver!
Brasileiros: Douglas
Craque: Landzaat (Pela experiência, com o passar dos jogos eu mudo)
Palpite: 4° lugar do grupo.