sábado, 28 de agosto de 2010

Grupos da Champions League já estão definidos

  Na 5ª feira foi sorteado os grupos da Champions League, o torneio de clubes mais importante do mundo. Pra ser bem sincero, só perde pra Copa do Mundo e pra Eurocopa, é mais visto que a Copa América. Platini resolveu mudar novamente a fase eliminatória. Ano passado viu que o seu método não deu muito certo e mudou pra que 5 equipes de ligas fracas entrassem na fase principal: Hapoel Tel-Aviv (ISR), Copenhague (DIN), Cluj (ROM), Zilina (ESL) e Partizan (SER). Esse método é muito criticado por todos, pois acaba tirando equipes mais fortes da competição e colocando outras muito fraca. O único ponto positivo é a maior chance de pessoas de países menores da Europa poderem acompanhar os melhores jogadores do Mundo em seus países.
  A UEFA define os 4 potes de acordo com o desempenho das equipes nos últimos anos em competições européias, por isso o Real Madrid ficou no pote 2 e o Lyon no pote 1. Por isso já era sabido que o grupo que o Real caísse seria o da "morte" e quis o destino que novamente Milan e Real Madrid ficassem no mesmo grupo. Além deles o Ajax também integra o grupo, tendo o Auxerre como patinho feio, mas acho que Milan e Real não terão dificuldades pra avançar. O grupo equilibrado é o B, que tem Lyon, Benfica e Schalke 04 em mesmo nível com o Hapoel correndo por fora. A campeã Internazionale encabeça o grupo A, outro grupo enjoado, com Tottenham, Werder Bremen e Twente querendo atrapalhar os planos de Bicampeonato. Manchester United no grupo C, Barcelona do grupo D e Arsenal no grupo H, tiveram sorte no sorteio e vão encarar equipes "mais fracas". O vice campeão Bayern de Munique vai encarar a Roma no grupo E e o Chelsea terá pela frente o Olympique de Marseille no grupo F.
  Mais pra frente, perto do início da competição falarei mais detalhadamente dos grupos, apontando os favoritos e quem pode surpreender. Durante o sorteio foram conhecidos também os melhores jogadores da última Champions League. No gol nenhuma surpresa: Júlio César. Na defesa Lúcio foi injustiçado e perdeu pra Maicon. No meio outra barbada: Sneijder (favorito ao título de Melhor do Mundo no final do ano). No ataque outra surpresa (pra mim nem tanta): Milito. Na escolha do craque da competição nova surpresa, todos esperavam pela escolha de Sneijder, mas a UEFA escolheu o argentino Milito.

Grupo A: Internazionale (ITA), Werder Bremen (ALE), Tottenham (ING), Twente (HOL)

Grupo B: Lyon (FRA), Benfica (POR), Schalke 04 (ALE), Hapoel Tel-Aviv (ISR)

Grupo C: Manchester United (ING), Valencia (ESP), Rangers (ESC), Bursaspor (TUR)

Grupo D: Barcelona (ESP), Panathinaikos (GRE), Copenhague (DIN), Rubin Kazan (RUS)

Grupo E: Bayern de Munique (ALE), Roma (ITA), Basel (SUI), Cluj (ROM)

Grupo F: Chelsea (ING), Olympique de Marseille (FRA), Spartak Moscou (RUS), Zilina (ESL)

Grupo G: Milan (ITA), Real Madrid (ESP), Ajax (HOL), Auxerre (FRA)

Grupo H: Arsenal (ITA), Shakhtar Donetsk (UCR), Sporting Braga (POR), Partizan (SER)

 

Campeonato Italiano 2010/2011

  A Liga Calcio assim como a Espanhola também como neste final de semana. Após o pentacampeonato seguido da Internazionale, esta temporada começa mais equilibrada. Com a Roma sendo apontada como favorita ao lado da Inter e o Milan correndo por fora. A Juventus reformulou o elenco, trocou o treinador e o esquema fracassado da última temporada, acabou que o brasileiro Diego pagou o pato pelo fracasso e foi vendido para o Wolfsburg.
  A Internazionale vem de uma temporada perfeita, deseja repetir o feito, mas deverá ser mais difícil. O promissor Phillipe Coutinho, que já estava contratado antes de fazer 18 anos, foi incorporado ao elenco principal e vem se destacando. Também manteve o francês Biabiany, que é da base nerazurri e era emprestado constantemente pra adquirir experiência. A Roma foi atrás dos brasileiros Adriano e Simplício, tornando a equipe a mais brasileira da Itália. Não aceitou conversar com o São Paulo e exigou a volta de Cicinho. Acertou a contratação de Guillermo Burdisso, irmão mais novo de Nicolas Burdisso, que negocia pra voltar pra Roma e atuarem juntos. O Milan resolve se mexer e contratou jogadores mais jovens. Kevin Prince Boateng foi um dos que chegaram. Ronaldinho é o grande nome da equipe e quer manter as grandes atuações da última temporada e voltar pra seleção brasileira. A Juventus vendeu Diego e contratou Quagliarella e Pepe pra seu lugar, o novo treinador voltou com o velho esquema vencedor, com o 4 meias marcando e saindo pro jogo.
  Ronaldinho é o grande jogador brasileiro no campeonato italiano. A últime temporada foi esplendorosa e quer provar que pode voltar pra seleção. Pato e Thiago Silva querem se beneficiar do talento do camisa 10 pra se manterem na seleção. Na Internazionale Júlio Cesar, Maicon e Lucio formam a defesa, com Thiago Motta no meio e Phillipe Coutinho no banco. Na Roma a maior legião brasileira: Doni, Júlio Sérgio, Cicinho, Juan, Simplício, Taddei, Júlio Baptista e Adriano. Na Juventus Amauri e Felipe Mello. Além de outros brasileiros desconhecidos no país como Felipe Belo, que é ídolo na Itália e joga na Fiorentina.

Favoritos:

  INTERNAZIONALE, a atual pentacampeã segue como favorita. Após a Tripleta da última temporada, a equipe foi mantida, mas perderam o grande responsável pelo feito: José Mourinho, que foi pro Real Madrid. Phillipe Coutinho e Biabiany são jovens promissores que foram incorporados ao elenco principal, a imprensa italiana especula que o brasileiro poderá ser titular já nesta temporada. Sneijder precisa manter as grandes atuações que teve durante a temporada, inclusive na Copa pra se escolhido o Melhor do Mundo no final do ano. A temporada começou mal, com a equipe perdendo ontem o título da Supercopa de Europa pro Atlético de Madrid. Resta saber se Rafael Benitez conseguirá manter a mesma ideologia de Mourinho e manter a equipe em cima.
  ROMA, a equipe da capital investiu pra finalmente chegar ao título. Contratou Adriano de graça do Flamengo, Simplício do Palermo, fez questão da volta de Cicinho e reintegrou Okaka Chuka, que foi emprestado pra adiquirir experiência. Totti e Vucinic formarão a dupla ofensiva com Perrotta, Pizarro e De Rossi o meio de campo marcador, mas que sabe sair pro jogo.
  MILAN, a equipe de Ronaldinho, Pato e Thiago Silva terminou a temporada muito bem. Mas o dono da equipe preferiu dispensar Leonardo e contratar outro jovem treinador, Allegri. o treinador já mudou o esquema tático, passando a atuar no 4-3-1-2. Com Ronaldinho atrás dos 2 atacantes livre pra criar e continuar jogando bem como na última temporada. Prince Boateng foi a contratação mais impactante, o ganês atua de volante mas chega bem ao ataque, podendo fazer um meio campo muito bom com Gattuso e Pirlo. Pato é a grande esperança de gols. Thiago Silva é o xerifão atrás e Nesta é uma incógnita, pois vem sofrendo com lesões. Amelia foi contratado pra substituir Dida, que foi dispensado.
  JUVENTUS, a equipe de Turim quer apagar a péssima imagem deixada na última temporada, quando terminou em 7° lugar e se a final da Copa da Itália não fosse entre Inter e Roma, não iria nem mesmo pra Liga Europa. Contrataram um novo treinador e pediram pra ele voltar com o esquema antigo, mas vitorioso, com um quadrado no meio, com todos defendendo e atacando. Diego foi escolhido como Judas e foi vendido. Contratou Quagliarella e Pepe pra formarem com Del Piero e Amauri o quarteto da frente.

Por Competição Européia e quem sabe título:

  SAMPDORIA, a equipe de Cassano e Pazzini foi o 4° colocado na última temporada, conseguindo a vaga na pré-liga, mas foram eliminados pelo Werder Bremen. A equipe é boa e tem tudo pra se manter no bloco da frente, se uma das 4 grande vacilar novamente, pode ficar a vaga.
  FIORENTINA, a equipe de Florença é a que mais vem incomodando os grandes. Na última temporada disputou a Champions League e não teve elenco pra aguentar as duas competições, nesta temporada disputa apenas o italiano, deverá ser a equipe que mais incomodará os grandes.
  NAPOLI, a equipe de Lavezzi & CIA foi bem na última temporada, brigando por vaga na Champions League até o final. Hamsik e Lavezzi são os grandes nomes da jovem equipe de Napoles, perderam Quaquiarella pra Juventus, mas trouxe Cavani que fez uma boa Copa pelo Uruguai.
  GENOA, a equipe de Genova contratou jogadores pras posições que precisava, trouxe o goleiro português, que fez uma grande Copa por Portugal e o lateral brasileiro Rafinha, que tem potêncial de Seleção. Além do volante Miguel Veloso, que veio do Sporting. Conseguiu segurar Palladino e Rodrigo Palacio e não quer morrer na praia como na última temporada.
  LAZIO, a equipe da capital finalmente se reestruturou e começa a temporada com chances de brigar lá em cima. Venceram a concorrência de Milan e Villarreal e contrataram Hernanes. Zarate ficará menos encarregado de armar as jogadas e se preocupar mais em fazer gols pra chegar na seleção argentina principal. Muslera foi muito bem na Copa e pode se firmar no gol, acabando com as dúvidas da torcida em relação ao seu potencial. Santa Cruz foi contratado pra ser a referência e Bresciano pra ajudar Hernanes no meio.

Demais equipes:

  A Liga Calcio é marcada pelo domínio das 4 grandes. Mas sempre uma equipe de menor investimento consegue chegar na Liga Europa, acho mais difícil disto ocorrer nesta temporada, pois as equipes médias estão bem montadas e podem até mesmo surpreender as grandes. Bari, Parma e Udinese fizeram boas campanhas na última temporada e arrisco a dizer que uma delas pode chegar, mas acho que a chance é menos de 10%. Cesena, Bréscia, Chievo, Bologna e Lecce deverão disputar as 3 vagas do rebaixamento.

Campeonato Espanhol 2010/2011

  O mais esperado dos campeonatos europeus começa neste final de semana, Real Madrid e Barcelona prometem fazer um novo duelo de titãs. Os merengues agora comandados pelo Gênio José Mourinho, que contratou Ricardo Carvalho pra zaga e Khedira, Ozil e Di Maria pro meio campo. Os catalães perderam Yaya Toure mas acertaram ontem a contratação de Mascherano além do cobiçado David Villa. Pra muitos o campeonato "perdeu a graça" pois as duas equipes são muito superiores as demais, ano passado terminaram mais de 20 pontos na frente do 3° colocado e novamente deverão se distanciar. Sevilla, Valencia e Atlético de Madrid fazem parte do 2° pelotão, que deverão disputar as outras duas vagas na Champions League.
  Os 3 últimos melhores do mundo atuam no campeonato espanhol: Messi, Cristiano Ronaldo e Kaka. Os 2 primeiros terminaram a última temporada jogando muito. O português levou o Real Madrid nas costas, sendo comprovado essa dependência quando o camisa 7 ficou contundido por 3 meses e o Real sofreu. O argentino quase bateu o recorde de gols de Ronaldo, faltando apenas 1 gol. Deve manter o nível de atuações. O 3°, Kaka, foi operado recentemente e só volta ano que vem, não fará a menor falta a equipe, assim como na última temporada, quando bastou ele sair pra equipe deslanchar. Até mesmo pelo esquema tático de Mourinho, ele não se encaixaria em nenhuma posição.
  Daniel Alves, Adriano e Maxwell do lado do Barcelona, Marcelo e Kaka do lado do Real Madrid: Estes são os brasileiros com mais chances (provavelmente os únicos) de serem campeões. Ainda temos Luis Fabiano e Renato no Sevilla. Filipe Luis, Paulo Assunção e Diego Costa no Atlético de Madrid e Nilmar no Villarreal. Além de outros desconhecidos. 
  A Liga começa sem um jogador que todos acreditavam que jamais sairia do Real Madrid, só para aposentar: Raul, chamado por alguns de Raul Madrid. Por sua influência no clube e na Espanha, embora nunca tenha sido um craque pros espanhóis endeusarem tanto.

Favoritos:

  BARCELONA, os catalães tem a base da seleção espanhola, campeã do mundo na África do Sul. Messi é outro com a camisa grená, fez uma grande pré-temporada e deve brigar pelo título de melhor do mundo no final do mundo novamente, não merece ganhar, mas suas atuações podem pesar a favor. Perderam Yaya Toure pra grana do Manchester City, mas tem Busquets (que jogou muito na Copa) e acertaram ontem com Mascherano. Contrataram também o matador, David Villa. Além de terem o polivalente Pedrito, que tem jogado muito e tem potencial pra acabar com a "Era Messi" no clube. Ibrahimovic não sabe se fica ou sai, se ficar deverá esquentar o banco de Villa. Xavi e Iniesta são os cérebros da equipe, mais ainda o 1°, sem ele o Barça sente falta de uma mente pensante. Daniel Alves deseja recuperar o posto de melhor lateral do mundo, que perdera pra Lahm na última temporada. Pique e Puyol fazem uma zaga sólida, o 1° é na atualidade o melhor zagueiro do mundo. Adriano e Maxwell fazem uma briga brasileira pela lateral esquerda.
  REAL MADRID, contraram o melhor técnico do mundo pra tentar arrumar a galáxia merengue. José Mourinho já chegou impondo sua filosofia de trabalho e uma das exigências pra acertar era do clube se desfazer de Guti e Raul, o clube realizou os pedidos. Contratou Ricardo Carvalho pra dar experiência a zaga e Khedira, Ozil e Di Maria pro meio, mas o atacante deverá jogar de ponta esquerda, se Mourinho já optar por seu esquema preferido, o 4-3-3. Marcelo deverá atuar apenas como lateral e se firmar também na seleção brasileira. Sérgio Ramos na direita. Xabi Alonso sendo o 2° volante, ficando menos sobrecarregado na ligação das jogadas. Ozil na função do 10. Di Maria, Higuain e o craque Cristiano Ronaldo na frente. Mourinho já avisou que dará liberdade total pro camisa 7 atuar sem pressão. Kaka foi operado e só volta ano que vem, mas não tem vaga na equipe, terminou como reserva de Van der Vaart e não sabe marcar pra atuar no meio campo, nem como ponta-de-lança, deve esquentar o banco, isso se não for vendido.

Correm por fora:

  VALENCIA, a equipe pode se considerar a campeã da última temporada devido a imensa superioridade de Real e Barça, ficou 25 pontos atrás do Real. Perdeu seus dois principais jogadores, David Silva e David Villa, pra Manchester City e Barcelona respectivamente. Muitos acreditam que isto poderá criar dificuldades pra equipe, pois os dois seriam os únicos capazes de criar algo diferente, mas se esquecem que Juan Mata, campeão mundial, Hernandez, Alba e Joaquin são grandes jogadores. Contrataram Roberto Soldado pra ser o principal atacante e torcem para o argentino Dominguez, destaque do Rubin Kazan na última Champions League, finalmente vingar. Tem time pra se manter entre os 4 primeiros, mas é menos forte que os outros.
  SEVILLA, a equipe de Luis Fabiano começou muito mal a temporada, tomando uma goleada do Barcelona (podia-se dizer de Messi) na Supercopa da Espanha e foi eliminado pelo Braga na fase eliminatória da Champions League, perdendo inclusive em casa. Luis Fabiano não sabe se fica ou sai, foi sondado por Tottenham e Olympique de Marseille, mas nada de proposta oficial. Perdeu Squillaci e Adriano pra grandes europeus e não contratou ninguém para seus lugares.
  ATLÉTICO DE MADRID, a equipe tem o Bola de Ouro da Copa, Diego Forlan. Que forma uma dupla infernal com Kun Aguero. Recebem o apoio constante de Simão Sabrosa e Reyes, a equipe se ajeitou no final da temporada, conseguindo o título da Liga Europa e ontem derrotaram com autoridade a Internazionale pela Supercopa da Europa. Reforçou a defesa com o lateral brasileiro Filipe Luis e renovaram o empréstimo de Tiago, que fez uma grande Copa por Portugal. É a melhor das 3 equipes, mas costuma perder pontos contra equipes fracas, inclusive em casa.

Brigam por Competição Européia:

  VILLARREAL, a equipe de Nilmar terminou em 7 ° lugar na última temporada. Costuma fazer uma temporada boa e outra ruim, se seguir a "lógica" fará uma campanha fraca, mas os jogadores querem acabar com essa síndrome. O brasileiro precisa fazer muitos gols pra voltar a Seleção Brasileira, pois deverá perder visibilidade agora. Rossi é outro que precisa jogar bem, pra ter chances na nova seleção italiana.
  MALLORCA, a equipe surpreendeu na última temporada, ficando em 5° lugar. E só não ficaram em 4° porque conseguiram perder perder o último jogo em casa. Manteve os principais jogadores e reforçou com outros de equipe menores. É apontado como candidato pra vaga na Champions League, mas deverá buscar uma vaga na Liga Europa.
  ATHLETIC BILBAO, a equipe que só aceita jogadores nascidos no País Basco sofreu alguns anos atrás. Mas a nova geração é talentosa. Javi Martinez e Llorente participaram da seleção espanhola campeã do mundo. A torcida é muito fanática e empurra os jogadores em momentos decisivos, o que pesa contra é a constante perda de pontos contra equipes pequenas.

Demais equipes:

  O campeonato costuma ter sempre uma equipe que surpreende na parte de cima da tabela. Getafe e La Coruña são duas equipes que não foram citadas acima, mas que tem jogadores com potencial pra chegarem em competições européias. Levante, Hércules, Real Sociedad e Sporting Gijon deverão disputar as 3 vagas de rebaixamento.

sexta-feira, 27 de agosto de 2010

Campeonato Inglês 2010/2011

  A premier League começou há duas semanas, muitos acreditam que esta temporada tem tudo pra ser a mais equilibrada em muitos anos, com Manchester City e Tottenham sendo alçados ao nível de favorito ao título. Discordo do que falam, pra mim, o título ficará entre Manchester United ou Chelsea novamente, com o Arsenal correndo por fora. O Liverpool pode chegar também, mas acho mais difícil, depende muito do estado físico de Fernando Torres. Na última temporada o clube só conseguiu uma boa sequência com El Niño em campo. Pra piorar, foi confirmada hoje a venda de Mascherano para o Barcelona, deixando o elenco sem um 1° volante, Lucas não é nem nunca será um e emprestou Aquilani pra Juventus. A Premier League conta com a volta do Newcastle, que passou a última temporada da Division One, conseguindo se reestruturar pra não fazer vergonha novamente. Uma equipe que foi muito bem na última temporada, sendo considerada por alguns com grande potencial é o Fulham, que também tem um bilionário por trás, mas que diferentemente do City, não sai gastando dinheiro adoidado, vem pouco a pouco subindo na tabela, beliscando Liga Europa, mas acho diífil surpreender nesta temporada, quem sabe daqui umas 3!
  Por causa do seu regulamento, que não permite jogadores extracomunitários, a Premier League dificilmente tem muitos brasileiros, hoje em dia tem muito em relação aos anos passados. O jogador mais conhecido é, por enquanto, Robinho, que não fica nem no banco de reservas do City e dizem estar de saída. O que melhor joga é Denilson, que mal jogou nos profissionais do São Paulo e é titular do Arsenal há 3 anos. Ainda temos Jô no City. Gomes e Sandro no Tottenham. Fábio Aurélio e Lucas no Liverpool. Alex e Ramires no Chelsea. Rafael, Fábio e Anderson no Manchester United. 
  Rooney, Giggs, Drogba, Lampard, Van Persie, Fabregas, Fernando Torres, Gerrard e Carlitos Tevez são os principais jogadores da competição. 

Favoritos:

  CHELSEA, o atual campeão só perdeu Ricardo Carvalho, que foi para o Real Madrid, mas o português já vinha sendo reserva do brasileiro Alex. Ballack, Joe Cole e Deco também saíram, os dois primeiros tiveram os contratos encerrados e o 3° pediu a recisão. De contratação expressiva mesmo só o volante Ramires, que chega à Londres pra fazer uma dupla promissora com Essien. Drogba é o homem-gol, querendo novamente ser artilheiro. Abramovic deseja a Champions League, a equipe tem potencial pra brigar pelas duas competições, mas pode focar mais na competição européia.
  MANCHESTER UNITED, o grande de Manchester começa outra temporada acompanhando as contratações adoidadas do pequeno da cidade. O time joga junto há muito tempo, falta de entrosamento não poderá ser uma desculpa por tropeços. Só não pode existir uma "Rooneydependência" como na última temporada, quando o camisa 10 levou a equipe nas costas. Podem anotar, fizeram a melhor contratação da temporada: Javier "Chicarito" Hernandez. Que fora contratado antes da Copa junto ao Chivas, fez uma excelente Copa e já vem se destacando no começo da temporada. É muito melhor que o horroroso Berbatov.
  ARSENAL, os Gunners não foram tanto ao mercado, trouxe do futebol francês o marroquino Chamakh do Bordeaux e o zagueiro Koscielny, revelação francesa, do Lorient, além do veterano Squillaci, do Sevilla. Perderam Gallas, que não renovou, e Eduardo da Silva, pro Shakhtar. A expectativa é se Van Persie, finalmente, conseguiu se adaptar a função do 9, de costas pro gol. Porque vimos a Copa horrorosa que ele fez jogando assim. Fabregas é outro jogador que todos querem acompanhar, pois esteve perto do Barcelona, disse que gostaria de ir pra lá, mas ficou. Fez bem, pois não tem vaga no meio campo catalão.
  LIVERPOOL, os Reds querem apagar a má impressão da tenebrosa última temporada. Trocaram de treinador, Rafa Benitez foi pra Internazionale e contratou Roy Hodson do Fulham. A imensa dependência de Fernando Torres na última temporada foi imensa. O camisa 9 já está recuperado e tem tudo pra levar o time as vitórias novamente, mas não pode ser o único. Gerrard precisa recuperar o futebol guerreiro. Perdeu Mascherano pro Barcelona e emprestou Aquilani pra Juve, ficando sem duas peças importantes do meio. A camisa pesa a favor, por isso é um dos favoritos.

Correm por fora:

  TOTTENHAM, a equipe do goleiro Gomes e do volante Sandro aproveitou a irregularidade do Liverpool e conseguiu a 4ª vaga na Champions League, tem equipe pra disputar as duas competições, mas não pra vencer ambas. Deverá deixar um pouco de lado o campeonato inglês pra se dedicar a Champions League nos momentos importantes. Esperamos que finalmente Giovani dos Santos vingue no futebol. Trocou o Barcelona aonde entrava bem pra tentar a sorte no clube e foi emprestado constantemente, fez uma boa Copa do Mundo e recebeu mais uma chance no elenco principal. Defoe é o grande nome desta equipe, marcando gols importantes.
  MANCHESTER CITY, os cittizens querem deixar de serem o patinho feio de Manchester, após ser comprado por um bilionário tailandês, a equipe ganhou notoriedade com suas contratações astronômicas. Pagou muito caro por Robinho e o brasileiro vem esquentando a arquibancada, pois nem mesmo no banco fica. Gastou muito com Yaya Toure, David Silva, Kolarov e a jóia italiana Balloteli. Carlitos Tevez, Bellamy e Given levaram a equipe nas costas na última temporada. Nesta, o treinador já dispensou Bellamy e já avisou ao goleiro que não faz parte dos planos. Carlitos começou bem a temporada, inclusive com a faixa de capitão, pode fazer uma bela dupla com Balloteli.
  ASTON VILLA, a equipe de Londres já vem incomodando há pelo menos 4 anos. Sempre chegando em 5°, 6° lugar. Faltando um pouco mais de experiência aos jogadores, quem sabe desta vez não é a vez deles. Agbonlahor, Young, Downing são selecionáveis da seleção e ainda contrataram Stephen Ireland, do City, pra cadenciar as jogadas.

Demais equipes:

  É difícil que o título fique fora de uma das 4 grandes, se não ficar uma das outras 3 leva. Mas a equipe do Everton, rival do Liverpool, pode tentar beliscar uma vaga em competição européia, tem uma equipe arrumada, mas sem destaques individuais. O Fulham é outro com potencial de competição européia, mas desta vez não deve chegar, se o dono da equipe resolvesse gastar dinheiro adoidado neste temporada poderia brigar, mas é consciente e espera pelo crescimento gradual de sua equipe. O Newcastle retornou pra Premier League, mas deve jogar pra ficar na parte intermediária da tabela. Sonhar com algo maior, talvez, só na próxima temporada. Blackpoll, Wolves e WBA são os favoritos ao rebaixamento.

quinta-feira, 26 de agosto de 2010

Campeonato Alemão 2010/2011

  O Campeonato Alemão começou no último final de semana. Muitos acreditam que esta temporada poderá ser mais equilibrada, com outras equipes disputando o título além do Bayern e do Schalke 04. O Wolfsburg, que decepcionou no último campeonato, se reforçou bastante, trazendo os brasileiros Cícero, por empréstimo do Hertha Berlim, e o meia Diego, vindo da Juventus. O Schalke contratou o atacante Raul, que incrivelmente saiu do Real Madrid. O Stuttgart manteve a base, perdendo apenas Khedira para o Real Madrid, que também contratou a revelação Ozil do Werder Bremen, o meia Wesley, ex-Santos, foi contratado pela equipe de Bremen. O Leverkusen manteve todos os principais jogadores e ainda contratou Michael Ballack de graça, pois seu contrato acabara com o Chelsea, além de ter Renato Augusto 100% desde o início. O Bayern de Munique não perdeu, mas também não contratou ninguém. É a melhor equipe da Liga e tem tudo pra conseguir o bicampeonato.
  A Liga Alemã possui poucos brasileiros, muitos vão pra lá, mas rapidamente saem por não se adaptarem a língua e aos costumes do país. Com destaque podemos citar: Renato Augusto, Grafite, Josué, Diego, Zé Roberto e Naldo. Isso sem contar Wesley, que acabou de chegar e ainda não dá pra saber ainda.

Favorito:

  BAYERN DE MUNIQUE, o atual campeão começa a temporada novamente com o rótulo de favorito. Manteve todos os principais jogadores, inclusive Thomas Muller e Schweinsteiger, que realizaram uma excelente Copa e foram sondados por equipes de outros países. A grande esperança é na dupla "Robbery", os dois jogadores deitaram e rolaram na última temporada, principalmente o holandês. As acusações de pedofilia podem atrapalhar o começo de temporada do francês. Mas o holandês terá uma motivação extra: Ser o Melhor do Mundo no final do ano. Olic e Muller devem repetir a dupla de sucesso da última temporada, além de Schweinsteiger e Lahm que estão voando há 1 ano e meio.

Com potencial de brigar:

  BAYER LEVERKUSEN, a equipe de Renato Augusto, Ballack & CIA é apontada como uma das grandes favoritas, mais ainda devido a contratação do meia. O brasileiro começa a temporada 100% desta vez, sem problemas musculares. O meia chileno, Arturo Vidal é outro de quem se espera muito, após uma boa Copa do Mundo. Na última temporada a equipe morreu na praia, brigando pelo título do começo ao fim da temporada, mas que tropeçou e nem mesmo vaga na Champions League conseguiu. Querem acabar com a síndrome do "Neverkusen".
  SCHALKE 04, o vice-campeão reforçou a equipe com Metzelder e Raul, ambos do Real Madrid, a contratação do atacante foi a mais marcante do mercado de transferências, pois era impensável que o mesmo saisse de Madri. A equipe não possui nenhum jogador extraordinário, mas sempre chega. O elenco é bom e, finalmente, querem deixar o vice de lado.
  STUTTGART, a equipe da cidade do mesmo é de chegada. É uma das poucas equipes que conseguiu nos últimos anos acabar com a hegemonia do Bayern. Pesa contra o fato de ter perdido alguns dos principais jogadores como Khedira, Osorio e Hilbert. A equipe poderá sentir a falta desses jogadores no começo da temporada. Trouxe Molinaro e Degen para "arrumar" a zaga.

Quem pode surpreender:

  WOLFSBURG, o campeão de 09 reforçou o elenco pra tentar provar que pode, realmente, ser um dos grandes do país, que o título não foi por acaso. Acertou hoje a contratação do meia Diego, que vinha sendo duramente criticado na Juventus, o atacante Suiço, Ben Khalifa, campeão e melhor jogador sub-17 ano passado, o zagueiro Friedrich e o brasileiro Cícero, ambos do Hertla Berlim. Conseguiu, novamente, segurar o goleirão Benaglio e o atacante Dzeko dos grandes europeus. 
  HAMBURGO, a equipe do veteraníssimo Zé Roberto é a mesma do ano passado, não contratou ninguém os que vieram, voltaram de empréstimo. A única grande perda foi de Boateng, o irmão alemão, que foi pro Manchester City. Paolo Guerrero voltou a jogar muito bem, podendo fazer uma dupla de ataque muito perigosa com Van Nistelrooy.
  WERDER BREMEN, a equipe tirou o meia Wesley do Santos por 10 milhões de Euros. Por outro lado perdeu a estrela Ozil, que não conseguiu resistir a proposta tentadora do Real Madrid. Foram 3° lugar na última temporada, a temporada começou mal com a saída de seu principal jogador e a lesão de Naldo. Marin é apontado como substituto natural de Ozil, o brasileiro Wesley poderá se encaixar bem no meio campo, pois a equipe joga em "losango" dando liberdade pros meias abertos tanto pra atacar como pra defender. E isso sabemos que ele sabe fazer muito bem. Contrataram o atacante Arnautovic, do Twente, que foi muito mal na última temporada emprestado pra Internazionale.

Demais equipes:

  É difícil apontar as equipes com potencial de título ou não na Bundesliga, pois é uma liga muito nivelada com pelo menos 9 equipes com mesmo nível de plantel ou de tradição. Não foram citados particularmente o Borussia Dortmund, que tem uma equipe boa com jogadores rápidos e uma torcida que faz a diferença nos momentos mais complicados, ou o Hoffenheim, que perdeu seus dois brasileiros mais conhecidos, Maicosuel que voltou para o Botafogo e há dois dias Carlos Eduardo que foi pra o futebol russo. Mas o time é o pequeno que quer ser grande, seu dono investe muita grana e manteve Ibisevic, Demba Ba e Obasi. A Bundesliga desta temporada ainda conta com a volta do Saint-Pauli, equipe marcada pela forte presença da torcida, que não aceita jogadores preconceituosos. 

terça-feira, 24 de agosto de 2010

Campeonato Português 2010/2011

  A Liga Sagres já começou há duas semanas, a temporada foi aguardada com ansiedade pelos torcedores, pois Porto e Sporting se reforçaram para não fazerem vergonha novamente. O Benfica perdeu seu principal jogador, Di Maria, para o Real Madrid e o volante Ramires para o Chelsea. Para o lugar do argentino contratou do Boca Juniors o meia, Leandro Gaitan e conseguiu o empréstimo do promissor argentino Eduardo Sálvio junto ao Atlético de Madrid. Para o lugar do brasileiro não contratou ninguém, pois entende que Airton, ex-Fla, substituirá à altura. O Sporting Braga, que conseguiu o vice campeonato na última temporada, preferiu seguir o "método" vitorioso: contratar brasileiros. Hulk e Hélton do Porto, Luizão e Airton do Benfica e Liedson do Sporting são os brasileiros mais conhecidos. O Campeonato ainda traz os argentinos Aimar e Saviola como jogadores mais conhecidos. Acredito que o título não saia desses 4, acredito mais ainda que o título fique entre Benfica ou Porto. 

Favorito:

  BENFICA, após uma temporada muito boa, com um futebol muito bom de ser visto, os atuais campeões vem sofrendo com o assédio dos clubes com maior poder aquisitivo por seus jogadores, já perdeu o seu craque, Di Maria, para o Real Madrid e o motorzinho, Ramires, para o Chelsea. Vem tentando blindar o lateral/meia Fábio Coentrão das investidas que se intensificaram após a excelente Copa que o mesmo realizou e o zagueiro brasileiro David Luiz, que já vinha sendo cobiçado por algumas equipes e sua convocação para a seleção brasileira fez o interesse aumentar ainda mais, principalmente do Chelsea que busca um substituto para Ricardo Carvalho, que foi para o Real Madrid. A base campeã é a mesma e o matador, Cardozo fez uma excelente pré-temporada. Gaitan poderá sobrecarregar Aimar na armação das jogadas no início da temporada até se adaptar ao estilo de jogo da equipe. Airton deverá ser o substituto de Ramires no meio, a equipe perderá em saída de bola, mas ganhará em marcação.

Com potencial de brigar:

  PORTO, os dragões querem esquecer a última temporada. Quando deixaram de brigar pelo título no começo do 2° turno. Investiram em novos jogadores, tirando do futebol brasileiro o volante Souza do Vasco e o atacante Walter do Internacional. Contrataram do rival Sporting o meia João Moutinho, que por vezes tinha seu nome dado como certo na Juventus ou Milan, para fazer companhia a Raul Meireles no meio campo. Contrataram o zagueiro argentino, Otamendi para reforçar a zaga e contam com a dupla infernal de ataque Falcão Garcia e Hulk, que poderá jogar sem o medo de ser suspenso.
  SPORTING, os leões fizeram uma campanha horrorosa na última temporada, ficando sem qualquer chance de título e de vaga na Champions League ainda no 1° turno. Reforçou os setores que mais sentiram carência que foram o meio-campo e a zaga. Para o meio trouxe o experiente volante Maniche, campeão da Champions League pelo Porto e que estava "escondido" jogando pelo Colônia da Alemanha, para a zaga contratou do Braga o brasileiro Evaldo, ídolo em Portugal e que vem sendo noticiado pela imprensa portuguesa que foi convidado a se naturalizar para atuar pela seleção local. Liedson quer voltar a ser artilheiro do campeonato e realizou uma pré-temporada muito boa, se as lesões não o atrapalherem, tem tudo pra levar o time nas costas. O meia chileno, Fernandez é a esperança de criação, demorou pra se adaptar e agora será cobrado pela torcida.
  SPORTING BRAGA, o atual vice-campeão quer provar que a colocação da última temporada não foi por acaso, manteve a base e ainda reforçou o elenco com muitos brasileiros, o elenco principal tem 17. Perdeu o goleiro Eduardo para o futebol italiano para seu lugar contratou 3 brasileiros. Artur, ex-Roma, e Felipe, ex-Corinthians, devem brigar pela titularidade. Para o lugar de Evaldo que foi para o Sporting trouxe do Cruzeiro o zagueiro Léo Fortunato e ainda contratou por empréstimo o atacante Élton, junto ao Vasco, mas este deverá apenas compor elenco. A dúvida que paira sobre a equipe é se eles terão elenco pra disputar o campeonato português e a Champions League ao mesmo tempo.

Quem pode surpreender:

  NACIONAL, a equipe da Ilha da Madeira que "tradicionalmente" fica em 4° lugar deixou a desejar na última temporada. Mas se as equipes grandes voltarem a decepcionar como ano passado pode brigar também o elenco é menos conhecido que o do Braga. Mas o goleiro brasileiro, Rafael Bracalli segurou a pressão nos primeiros jogos e a equipe divide a ponta com o Porto até o momento.

Demais equipes:

  Pouco conheço das demais equipes da Liga Portuguesa, mas o campeonato tem por "tradição" o distanciamento destas 5 equipes citadas acima das demais, uma ou outra vez algumas delas consegue surpreender. Mas os jogadores delas são fracos em alguns casos são jovens da base dos grandes que estão nelas para adquirir experiência.

sexta-feira, 20 de agosto de 2010

Campeonato Francês 2010/2011

  O Campeonato Francês foi o primeiro dos principais campeonatos europeus que começou, sendo disputado há duas semanas. Os principais candidatos ao título manteram o elenco, com uma ou outra contratação, mas nenhum jogador de muito destaque mundial foi contratado, a maior transação até o momento é do meia brasileiro, Nenê, que trocou o Mônaco pelo Paris Saint Germain. O Olympique de Marseille é apontado como o grande favorito, manteve a base campeã da última temporada e, finalmente, parou de emprestar André Ayew, destaque de Gana na Copa juntamente com Prince Boateng e Asamoah Gyan.
  Bordeaux, Toulouse, Paris Saint Germain e Lyon completam o grupo das equipes apontadas com chance de título, discordo do 2° e 3°. Muito difícil que o título não fique com uma delas. O Montpellier, grande surpresa da temporada passada, quer novamente surpreender, começou muito bem vencendo o Olympique e empatando a 2ª contra o Mônaco.
  Nenê, Michel Bastos, Ederson, Wendel, Jussiê e Eduardo Costa são alguns dos jogadores brasileiros que atuam na Liga Francesa.

Favorito:

  Olympique de Marseille, o atual campeão manteve a base, mas perdeu o artilheiro e líder de assistências do último campeonato, Niang, que foi para o futebol turco. Por outro lado, volta a contar com André Ayew, um dos grandes destaques da Copa. Seu irmão mais novo também está no elenco principal e falam que é tão bom quanto. A referência é o brasileiro Brandão, pouco conhecido no país mas que conta com certo prestígio na Europa, mesmo sendo um tanto quanto "grosso". O principal jogador é o volante argentino, Lucho Gonzalez, após uma temporada marcada por seguidas lesões e não ter ido pra Copa, o argentino busca recuperar a vaga na seleção hermana.

Com potencial de brigar:

  Lyon, não podemos deixar o heptacampeão de fora, mesmo tendo perdido a condição de bicho-papão, a equipe é boa, seguraram a revelação Pjanic e o goleirão Lloris do assédio dos grandes europeus e quer voltar a ser campeão.
  Bordeaux, a equipe que desbancou o Lyon 2 anos atrás foi mal na última temporada, chegou a liderar com folga o campeonato, mas quis priorizar a Champions League e acabou sem nenhuma nem outra, disputando apenas a liga francesa este ano, tem tudo pra brigar pelo título.

Quem pode surpreender:

  Lille, a equipe quase chegou na Champions League, deixou o vice-campeonato escapar na última rodada. Mas o time é praticamente o mesmo, seguraram o meia belga Hazard, que foi sondado por equipes européias após os elogios do Maestro Zidane e contam com os gols do, agora 100%, Túlio de Mello.
  Montpellier, a equipe foi a sensação da última temporada, era apontada como favorita ao rebaixamento, mas quase terminou com uma vaga na Champions League. Mantiveram os principais jogadores e ainda se reforçaram com jogadores encostados dos grandes do país.

Comentários sobre algumas equipes:

  PSG, a equipe da capital quer voltar a ser temida. O brasileiro Nenê foi contratado como o "salvador da pátria", mas apenas ele não resolverá. O elenco é bom, o veterano Makelele ainda demonstra ter gás, mas ainda falta dois jogadores com mais qualidade pra buscar o título, deverá ficar na metade de cima da tabela.
  Saint-Etienne, o maior campeão francês deixou a muito tempo de ser um bicho-papão as recentes passagens pela 2ª divisão francesa comprovam isso, não tem jogadores com muito potencial e os que tinha, foram vendidos, deve brigar na metade de baixo de tabela, isso se não brigar pra não cair novamente.
  Auxerre, a última temporada foi excelente. Ficou em 3° lugar na última temporada e está na eliminatória da Champions League, se conseguir avançar pra fase de grupos, não terá elenco pra dividir entre as duas competições. Pode brigar na parte de cima se não for pra frente na Champions League, mas pode brigar embaixo se for.
  Mônaco, a equipe do principado perdeu seu craque. Nenê foi vendido para o PSG, conseguiu o empréstimo de Aubameyang junto ao Milan. O time não é lá essas coisas, mas está longe de ser ruim, pesa contra, pra falar a verdade, muito contra o fato da referência ser o sonolento e horroroso, Gudjohnsen. Contratado junto ao Tottenham. Deve ficar no meio da tabela.

terça-feira, 17 de agosto de 2010

De volta à ativa

  Ficamos um bom tempo sem postar novos textos, pedimos desculpas para quem acompanha o blog. Deixamos de falar de boa estreia da "nova seleção", com um futebol sonhador de Neymar, Pato & cia. Não falamos também da derrota de Usain Bolt para Tyson Gay na Liga Diamante, a derrota de Phelps para outro americano em uma de suas provas preferidas. Do nono título da seleção masculina de volei na Liga Mundial. Da "máquina" que o Miami Heat montou para a próxima temporada da NBA, mantendo Wade e trazendo Bosh e "The King" James. O ex-camisa 23 do Cleveland foi de graça para Miami em busca do 1° anel de campeão da NBA.
  Voltamos a ativa e, ao longo da semana, vamos publicar alguns palpites do principais campeonatos europeus: Francês, Português, Alemão, Inglês, Espanhol e Italiano.