quarta-feira, 28 de julho de 2010

A 1ª convocação da 'Era Mano'

  Começou o novo ciclo da Seleção Brasileira, Mano Menezes, ex-treinador do Corinthians, fez sua 1ª convocação na tarde de 2ª feira e, neste 1° momento, convocou muitos jogadores novos. Destaque para o quarteto ofensivo do Santos e para a convocação do goleiro do Avaí, Renan, 1° jogador atuando num time catarinense a chegar na seleção principal. Alguns nomes retornam, como Marcelo, Pato e Lucas. E apenas 4 jogadores que disputaram a Copa de 2010 receberam voto de confiança: Daniel Alves, Thiago Silva, Ramires e Robinho. Alguns jogadores com mais qualidade que os chamados não foram convocados por estarem lesionados: Denilson (Arsenal), Anderson (Manchester United), Alex (Chelsea) e Fred (Fluminense).
  Tanto os jogadores como o técnico terão uma estreia difícil, contra os EUA e em território americano. Na cidade de Nova Jersey, no dia 10 de agosto. Lembrando ainda que o treinador convocou 24 jogadores, mas 1 será cortado, Hernanes ou Sandro, devido as finais da Libertadores.

      GOLEIROS: Victor (Grêmio), Jefferson (Botafogo), Renan (Avaí)

      LATERAIS: Daniel Alves (Barcelona), Marcelo (Real Madrid), Rafael (Manchester United), André Santos (Fenerbahce)

      ZAGUEIROS: Thiago Silva (Milan), David Luiz (Benfica), Henrique (Barcelona), Réver (Atlético Mineiro)

      VOLANTES: Ramires (Benfica), Lucas (Liverpool), Hernanes (São Paulo), Sandro (Internacional), Jucilei (Corinthians)

      MEIAS: Carlos Eduardo (Hoffenheim), Ganso (Santos), Ederson (Lyon)

      ATACANTES: Neymar (Santos), Alexandre Pato (Milan), André (Santos), Diego Tardelli (Atlético Mineiro), Robinho (Santos)

segunda-feira, 12 de julho de 2010

A Espanha conquista o Mundo

  A Fúria conseguiu ontem o inédito título da Copa do Mundo, com um gol no 2° tempo da prorrogação de Iniesta, os espanhóis tornaram-se a 8ª seleção campeã do mundo. A partida deixou muito a desejar, principalmente pelo fato de ambas as seleções terem apresentado o melhor futebol dos últimos 2 anos. A final teve nada menos do que 14 cartões amarelos e 1 vermelho. Isso sem contar outros lances que o árbitro preferiu conversar ao invés de mostrar o cartão.

      Holanda 0x1 Espanha

  Antes mesmo de começar a partida, o clima era de muita tensão. Afinal, uma das seleções entraria para o grupo de campeões do mundo. A Holanda chegava pela 3ª vez na final, já tinha sido vice em 1974 1978. A Espanha era estreiante em finais.
  Logo com 2 minutos de partida, Van Bommel, Sneijder e Van Persie já tinham aberto a caixa de ferramentas. Mas a jogada mais dura saiu 3 minutos depois. Quando Robben dominou e Puyol quase ceifou sua perna direita. Chances de gols?! Nenhuma!
  As equipes encontravam dificuldades pra criar, a partida era truncada no meio campo. Sneijder, Robben, Xavi e David Villa mal eram notados em campo. O árbitro, Howard Webb deixou a partida correr um pouco além da conta e os jogadores passaram a exagerar nas faltas. Numa delas, De Jong acertou uma solada violenta no peito de Xabi Alonso, que também não aliviou Van Bommel, que também não aliviou Iniesta.
  O camisa 8 da Espanha parecia um jogador de cristal. Toda vez que um holandês chegava próximo, Iniesta já caia, e o árbitro ia na sua.
  Pedrito, que novamente atuou na vaga de Fernando Torres, conseguiu uma boa chance no final do primeiro tempo, mas a bola saiu rente a trave. A Holanda chegou com perigo só uma vez, após escanteio, Heitinga desviou e a Matthiensen não chegou a tempo de completar pro gol. 
   O segundo tempo continuou com o mesmo panorama. As duas equipes entravam com muita força e deixaram de lado o futebol arte. Casillas e Stekelenburg começaram a aperecer um pouco mais. E o goleiro espanhol fez a defesa mais importante de sua carrreira no meio do 2° tempo.
  Sneijder recebeu e olhou, dando um excelente passe pra Robben, a defesa espanhola tentou fazer uma linha de impedimento, mas o atacante se posicionou bem e saiu na cara de Casillas. Pique ainda saiu atrás do holandês. Casillas achou que ele fosse cortar pra sua esquerda, caiu pro lado. Mas o atacante chutou rasteiro, ainda bem que o goleiro tinha a perna grande, ele tirou a bola com o pé direito. O holandês não acreditou que perdera o gol, o goleiro foi cumprimentado por seus companheiros.
  Depois foi a vez do apagado, David Villa, perder chance clara de gol. Heitinga errou na tentativa de cortar a bola e ela sobrou pro camisa 7, mas ele mostrou que treme em decisões novamente (vide Eurocopa 2008 e Liga Europa 2009/2010), demorou pra chutar e o zagueiro conseguiu se recuperar.
  E antes de acabar os 90 minutos, Casillas e Robben voltaram a protagonizar outro lance decisivo. A defesa holandesa isolou a bola pra frente. Pique e Puyol acharam que o lance estava fácil. O camisa 3 chegou a fazer o movimento de "tranquilo". Mas "do nada" Robben surgiu como um torpedo e ultrapassou os dois com facilidade. Puyol o agarrou, se ele tivesse caido, seria expulsão pro espanhol. Mas ele tentou a jogada, mas não chegou perto e Casillas defendeu com as mãos.
  A partida foi mesmo pra prorrogação. E a Espanha foi pra cima, queria decidir a partida o quanto antes. Mas esbarravam na forte defesa holandesa. O treinador holandês tentou melhorar a chegada ao ataque, colocou Van der Vaart na vaga de De Jong. Mas os espanhóis estavam mesmo "furiosos", não deixaram a Laranja chegar.
  Veio o segundo tempo da prorrogação. E Del Bosque tirou o inoperante David Villa colocando El Niño Torres. A partida se encaminhava pras penalidades quando o árbitro voltou a aparecer. Kuyt sofreu falta próxima da área. Sneijder cobrou, a bola desviou na barreira e Casillas ainda espalmou. Mas, estranhamente, o inglês marcou tiro de meta. Casillas cobrou, Busquets desviou a bola foi pra Xavi, que tocou pra Fernando Torres, o atacante tentou cruzamento pra Iniesta, mas a zaga cortou parcialmente. A bola sobrou pra Fabregas, que tocou pra Iniesta o meia do Barcelona ajeitou e encheu o pé pra entrar pra história do futebol. 1x0 Fúria!

  A Holanda não conseguiu criar nenhum lance de maior destaque e a Fúria conquistou o Mundo! Pela primeira vez uma seleção européia conquista uma Copa fora do continente europeu. A Espanha junta-se a Brasil, Itália, Alemanha, Argentina, Uruguai, França e Inglaterra, no agora, G8.

Melhor em campo, segundo a FIFA: Iniesta (Espanha)

domingo, 11 de julho de 2010

Holanda deixa de lado o espetáculo pra finalmente ser campeã

  A seleção holandesa entrou pro grupo das grandes do futebol mundial graças ao "Carrossel Holandês" comandado por Cruyff. Mas essa geração genial não conseguiu o maior objetivo dos jogadores de futebol, ser campeão do mundo! As seleções que surgiram depois repetiam o futebol envolvente e ofensivo mas também pecavam nesta missão. Essa geração também é muito habilidosa, com Sneijder, Robben, Van Persie e Van der Vaart. Mas o técnico e jogadores deixaram um pouco de lado esse "futebol-arte" pra se dedicarem a aplicação tática, jogando de maneira compacta, com o time inteiro ajudando na defesa e atacando quando desse. Foi assim que jogaram a Copa inteira, engana-se quem acha que o futebol apresentado foi feio, pelo contrário, dominaram todas as partidas, só sofreram um pouco contra o Brasil. Estão invictos há quase 2 anos e querem manter essa marca por mais um tempo. Mais ainda, igualar o Brasil de 2002 e ser a 2ª seleção a ser campeã com 7 vitórias.

      Campanha

  Muitos não dava muita fé por essa seleção, talvez pelo fato de não ter sido muito comentada pela imprensa brasileira. Mas nós do Joga Junto sempre comentávamos do potencial da Laranja Mecânica. A partida contra a Dinamarca, já na estreia era a mais complicada da chave, sem Robben, poupado por não ter se recuperado de contusão. O jogo foi tenso, com a Holanda melhor, mas sem conseguir concluir. Só conseguiu marcar graças a um gol contra de Agger. O gol deu tranquilidade, trocaram bons passes e no final Kuyt aproveitou rebote de chute de Ellia pra matar a partida.
  Veio o Japão, como os japoneses venceram bem Camarões, acharam que os nipônicos poderiam surpreender. Mas uma bomba de Sneijder no começo do jogo acabou com essa expectativa. Tiveram a maior posse de bola mas não conseguiram ampliar. A vitória da Dinamarca garantiu a Holanda na fase final com uma rodada de antecedência.
  Já classificada, encarou a eliminada Camarões. A torcida era pra entrada de Robben, mas o camisa 11 começou no banco. Van Persie, que vinha sendo duramente criticado pelo baixo rendimento nas partidas, tabelou com o também criticado Van der Vaart e abriu o placar. Eto'o empatou de penalti. A torcida foi ao delírio quando Robben entrou no final da partida e o jogador provou que esta numa fase maravilhosa, cortou um zagueiro e chutou, a bola bateu na trave e sobrou pra Huntelaar marcar o gol da vitória holandesa.
  Nas oitavas-de-finais jogo dramático contra a Eslováquia. Robben abriu o marcador com um belo gol, cortando pro meio e enchendo pé no canto do goleiro. Mas não mataram o jogo quando dominavam e deixaram os eslovacos crescerem na partida, tomando bola na trave. Coube a Sneijder garantir a classificação, após passe de Kuyt. No fim, Vittek descontou de penalti.
  Veio o Brasil nas quartas. Nos outros 3 duelos em Copas. 3 partidaças. E esta não foi diferente. O Brasil começou muito melhor, marcando em cima os holandeses e Robinho abriu o placar logo aos 5, após passe preciso de Felipe Melo. O time se desarrumou, o Brasil perdeu a chance de matar a partida no 1° tempo. O intervalo foi benéfico pra Laranja, que pôs a bola no chão e conseguiu o empate após Sneijder cruzar pra área e Julio Cesar sair mal do gol. Pouco depois veio a virada. Robben cobrou escanteio, Kuyt desviou e Sneijder de cabeça virou (isso mesmo, o anãozinho holandês estava no meio da área brasileira e conseguiu cabecear). Ainda perderam chances claras de gols. O 2x1 foi muito comemorado!
  Na semifinal, uma zebra: Uruguai! Mas os uruguaios mostraram que não estavam ali por acaso, pressionaram a defesa holandesa, mas o excesso de ofensividade uruguaio abriu espaços em sua defesa. Van Bronckhost arriscou de longe e marcou um golaço, a bola foi no ângulo de Muslera. O gol mudou o ritmo da partida, com a Holanda pressionando, mas errando no chute final. Foram castigados no final do 1° tempo, com um golaço de Forlan. O Uruguai voltou melhor na etapa final, mas aos poucos os espaços foram surgindo e os principais jogadores também. Sneijder aproveitou sobra de escanteio, cortou o zagueiro e bateu no canto pra desampatar. 3 minutos depois foi a vez de Robben aparecer. Kuyt cruzou de esquerda e o atacante apareceu livre pra ampliar. O Uruguai ainda descontou aos 47, mas a vaga era holandesa.
  Agora, que venha a Espanha! Quem vai se juntar ao seleto grupo de Campeões Mundiais, Holanda ou Espanha?! Laranja ou Fúria?!

      Destaques na Copa

  Sneijder: O camisa 10 veio de uma temporada perfeita pela Internazionale, conquistando tudo. Falta "só" o título da Copa pra fechar com chave de ouro. É, juntamente com Villa, artilheiro da Copa.  É o cerebro da seleção holandesa, ele quem inicia as jogadas. Vem jogando o fino da bola e já é apontado como um dos 5 finalistas do prêmio da FIFA de Melhor do Mundo.
  Robben: Mesmo só tendo jogado 15 minutos na 1ª fase. O camisa 11 mostrou que não sentiu a falta de ritmo e foi fundamental na fase final, marcando gols em momentos cruciais. Mesmo tendo uma jogada "manjada" de cortar pro meio e chutar (igual ao Messi), é muito difícil de marca-lo quando tem liberdade pra arrumar o corpo. Também é outro que terminou a temporada jogando o fino da bola e o título da Copa poderá colocá-lo entre os 5 melhores do mundo da FIFA.

      Decepções na Copa

  Van Persie: Outro integrante do "quadrado mágico" holandês, o camisa 9 mostrou que ainda não se habituou em ser a referência do ataque, sai muito da área e teve dificuldades de ficar de costas pra zaga adversária. Marcou apenas 1 gol e perdeu milhares. Pode ter a redenção na final.
  Van der Vaart: O último integrante do quadrado, começou a Copa com moral, pois terminou a temporada européia deixando Kaka no banco do Real Madrid. Mas começou a Copa e não conseguiu mostrar o mesmo futebol. Quando Robben voltou, era certo que Kuyt fosse pro banco, mas o desempenho do camisa 23 foi muito fraco que foi ele quem deixou a equipe. Deve ser banco na final e talvez entre apenas no final, dependendo do resultado.

Espanha quer acabar com tabu do maior favorito não vencer

  A Fúria espanhola foi apontada como a maior favorita pro título da Copa, com um futebol envolvente desde a Eurocopa de 2008. Os espanhóis querem acabar com esse tabu de que uma seleção que começa a Copa sendo apontada com muito favoritismo não ser campeã. Começaram com uma derrota surpreendente pra Suiça que chegou a botar em cheque esse favoritismo, mas se recuperou e provou contra Portugal e Alemanha que quer ser campeã.

      Campanha

  A estreia da Espanha acabou com o resultado que foi considerado a maior zebra da Copa. Contra a Suiça, os espanhóis foram os últimos favoritos a estreiar. Começaram impondo seu ritmo, dominando a partida com extrema facilidade. Mas pecaram no preciosismo. Queriam porque queriam entrar com bola e tudo. Foi numa dessas "bolas vadias" que sentiram o gosto amargo da derrota. A defesa se mandou toda pro ataque e tomaram o contra-ataque. O atacante suiço dividiu com Casillas e a bola sobrou pra Gelson Fernandes marcar o gol da vitória da Suiça. Ainda pressionaram, mas não conseguiram furar a retranca adversária.
  Muito se falou do valor desta seleção, afinal, era esperada uma goleada sem dificuldades. Veio a 2ª partida, adversário ideal pra provarem que foi um "acidente de trabalho". Novamente dominaram do começo ao fim e venceram com um magro 2x0. Ambos convertidos por David Villa, o camisa 7 ainda perdeu um penalti.
  A última partida era tensa, contra o Chile, líder do grupo. Um empate ou derrota poderia significar eliminação. Começaram tomando sufoco, o Chile chegou a mandar uma bola na trave. Mas contaram com a ajuda do goleiro Bravo, que saiu erradamente do gol pra cortar um lançamento e acabou mandando nos pés de David Villa, o atacante marcou seu 3° gol. Pouco depois ampliaram com Iniesta, após grande troca de passes. Voltaram dormindo do intervalo e o Chile descontou. Quase sofreram o empate, mas como a Suiça não marcou nenhum gol na outra partida, as duas "concordaram" com o resultado e trocaram passes até o final.
  Veio o mata-mata, a hora de provar que realmente eram fortes. De cara, clássico ibérico contra Portugal. Era a hora certa de acabar com a freguesia pros portugueses. Dominaram a maior parte do primeiro tempo, mas só tiveram uma chance dom Fernando Torres. Quase sofreram um gol de falta de Cristiano Ronaldo e de outro de Simão. Mas David Villa estava iluminado e conseguiu marcar o suado gol da classificação.
  Nas quartas-de-finais, Paraguai. Muitos falavam que seria um jogo sem graça, com a Espanha sem muitas dificuldades pra golear. Mas os paraguaios foram com tudo, pressionaram. Criaram boas oportunidades de gols. A Espanha teve dificuldades de impor o ritmo de jogo. Pique cometeu penalti em Cardozo no 2° que poderia complicar. Mas Casillas fez bela defesa, encaixando a bola. Depois foi a vez da torcida espanhola sofrer com penalti perdido. David Villa sofreu penalti, Xabi Alonso bateu, convertou, mas o árbitro mandou voltar por causa da invasão. Na 2ª tentativa, Villar defendeu. O jogo se encaminhava pra prorrogação quando Iniesta fez grande jogada e tocou pra Pedrito, a revelação do Barcelona bateu e a bola explodiu na trave e voltou nos pés de David Villa, a partida estava tão dramática, que a bola chutada pelo espanhol bateu nas duas traves antes de entrar. Festa espanhola!
  A semifinal colocou a tricampeã, Alemanha, na frente da Furia. Os alemães vinham bem, com duas goleadas sobre Inglaterra e Argentina na fase final. Mas a Espanha não quis saber disso e foi pra cima, criando uma chance atrás da outra. Mas novamente pecavam no preciosismo de querer enfeitar as jogadas. Quase tomaram um gol, num dos raros ataques alemães, mas Casillas fez bela defesa. Como o ataque não resolvia, coube a Puyol, o capitão do Barcelona, aproveitar escanteio de Xavi pra garantir a classificação pra final inédita. No fim, Pedrito quis ser herói, e não tocou pro Fernando Torres do lado dele, sendo desarmado pelo último zagueiro.
  Agora que venha a Holanda! Quem entrará pro seleto grupo de Campeões Mundiais, Espanha ou Holanda?!

      Destaques na Copa

  David Villa: O atacante aproveitou bem as oportunidades de gols e marcou 5 dos 7 gols da Espanha na Copa, ainda perdeu um penalti. Tenta acabar com a fama de amarelão. Também foi o artilheiro da Eurocopa, mas na hora da decisão, sumiu!
  Xavi: O maestro do Barcelona provou que também é o maestro da seleção. Comanda o meio campo, arma as jogadas ofensivas e marca muito bem. Não marcou nenhum gol, mas foi eleito Melhor em Campo na maioria das partidas.

      Decepções na Copa

  Fernando Torres: Tá certo que ele vinha de uma lesão no joelho, tanto é que ficou no banco na estreia. Mas ele não conseguiu impor respeito na area. Perdeu quase todas as jogadas que tentou. Chegou a ser barrado na semifinal. Tem a seu favor o poder de decisão, foi ele quem marcou o gol do título da Eurocopa.
  Fabregas: Muito tem se falado dele, que pode ser a mais nova contratação do Barcelona. Mas na seleção não mostrou ser aquele jogador tão comentado, é banco e mal entra nas partidas. E não é de hoje isso, na Eurocopa também foi reserva e parece estar acomodado com isso.

sábado, 10 de julho de 2010

Em jogo de duas viradas, Alemanha é 3ª colocada

  Muitos diziam que a partida seria fraca, pois ambas não entrariam com a mesma ambição de antes. Mas o que vimos foi bem diferente, uma das melhores partidas desta edição. Com 2 viradas e pela 2ª Copa consecutiva a Alemanha termina em 3°. O Uruguai não teve forças pra suportar a boa seleção alemã, mas lutou até o último segundo, com uma bola no travessão de Forlán. Nós, brasileiros ficamos, em partes, contentes também, afinal, Miroslav Klose não jogou e o Fenômeno Ronaldo segue como o Maior Artilheiro das Copas.

      Uruguai 2x3 Alemanha

  Antes da partida começar, boa notícia pros brasileiros. Klose, que já vinha sentindo dores nas costas, não passou no teste do vestiário e foi vetado. Ronaldo seguirá por mais algum tempo como Maior artilheiro das Copas. Lahm, Podolski e Neuer também foram poupados. O Uruguai entrou com força máxima. Luis Suarez foi vaiado a partida inteira, tudo isso devido a "defesa mais importante da Copa", contra Gana.
  A partida começou quente, com dois cartões amarelos pra Alemanha e Forlan quase marcando de falta. Depois foi a vez dos alemães reagirem com Friedrich, que cabeceou escanteio de Ozil no travessão, na sobra Muller tentou e Muslera teve reflexo pra mandar pro lado.
  A Alemanha ditava o ritmo da partida, jogando como sempre jogou na Copa, mas que contra a Espanha estranhamente não fez. E aos 19, foi premiada com um gol. Schweinsteiger arriscou de fora, a bola foi à 117 km/h, o goleiro bateu roupa e Muller aproveitou a sobra. 5° gol da revelação da temporada!
  O Uruguai melhorou após o gol, resolveram marcar junto os alemães. E numa dessas marcações, Perez desarmou Schweinsteiger com um belo carrinho e tocou pra Suarez. A defesa estava aberta e sairam 3x3, o camisa 9 tinha a opção de Forlan pela direita e Cavani pela esquerda. Preferiu a 2ª, o atacante do Palermo da Itália ajeitou e bateu no canto de Butt. 1x1 e festa latina!
  O primeiro tempo foi muito bom, mas o 2° foi melhor ainda. Logo aos 5, tivemos uma amostra do que viria.Arevalo tabelou com Suarez e chegou perto da linha de fundo. Viu Forlan livre na entrada da área e cruzou. O camisa 10 pegou a bola com um voleio lindo! GOLAÇO! (Pra mim, Gabriel, Forlan foi o Craque da Copa! Jogou muito em todas as 7 partidas do Uruguai!)
  Mas a alegria celeste durou pouco, mais precisamente 6 minutos. Boateng cruzou. Eram 5 uruguaios e apenas 1 alemão. Mas o goleiro Muslera errou a bola e Jensen conseguiu desviar pro gol, ele mesmo não acreditou que tinha feito o gol. 2x2 e jogão!
  A partida ficou tensa, com as duas se arriscando um pouco menos, mas sem deixar o bom futebol de lado. E o gol da vitória alemã saiu aos 37, após confusão na área uruguaia. Escanteio cobrado por Schweinsteiger, a bola passou por quase toda a área, Mertesacker desviou pra área, o zagueiro foi cortar mas a bola sobrou pra Khedira desampatar. 3x2 e festa germânica!
  Kiessling ainda teve chance de ampliar aos 42, mas ficou afobado na frente do goleiro e pegou de primeira, onde deveria ter dominado. Aos 47, Suarez conseguiu a finta em cima de Mertesacker e sofreu a falta. Era o último lance das duas seleções na Copa. Forlán pegou a bola, ajeitou e cobrou... a bola caprichosamente explodiu no travessão e saiu. A Alemanha assegurou a 3ª colocação!

Melhor em campo, segundo a FIFA: Thomas Müller (Alemanha)

quinta-feira, 8 de julho de 2010

Maior favorita antes da Copa, Espanha confirma favoritismo e é finalista

  A Fúria espanhola confirmou o favoritismo que carregava desde antes do início da Copa e se garantiu na final da Copa, final inédita, diga-se de passagem. Muito se esperou de David Villa e Ozil, mas ambos tremeram e mal foram notados em campo.  Foi estranho o comportamento da Alemanha, que sempre foi pra cima dos adversários e na partida da semifinal se encolheu na defesa, sem criar grandes perigos. A vitória espanhola foi merecida e coloca na final as duas melhores seleções do mundo desde 2008.

      Alemanha 0x1 Espanha

  Del Bosque resolveu barrar Fernando Torres dos 11 iniciais e colocou a revelação do Barcelona, Pedrito. E o camisa 18 mostrou que quer ser um dos melhores, começou com uma disposição incomum, incomodando muito os zagueiros alemães. Aos 5, deu grande passe pra David Villa, mas o atacante chegou um pouco atrasado e o goleiro Neuer defendeu.
  8 minutos depois foi a vez de Puyol assustar os alemães. Pedrito e Iniesta fizeram tabela pela direita e cruzou com força, parecido com Roberto Carlos no seu auge, Puyol foi o único corajoso que tentou cabecear e a bola raspou o travessão.
  O jogo foi muito feio no 1° tempo. Com as equipes não tentando criar como de costume, a Alemanha conseguiu melhorar um pouco e trocou bons passes na entrada da área. Mas se enrolavam na conclusão. Trochowski, que entrou na vaga do suspenso Muller, arriscou com certo perigo de fora.
  Xavi e Ozil, os dois maestros da equipes sumiram no primeiro tempo, o espanhol ainda tentou alguns lançamentos, mas o pé estava descalibrado.
  O 2° tempo começou com a Espanha indo com tudo pra cima da Alemanha, a pressão era enorme, que a bola mal passava da intermediária alemã. Xabi Alonso arriscou duas vezes de fora da área, em ambas isolou. Pedrito era o melhor em campo, jogando muito, mas pecava no preciosismo de querer driblar todo time adversário.
  Pedrito fez outra grande jogada aos 12 e bateu com força, o goleiro rebateu. Na sobra a Espanha criou outra jogada de perigo com Iniesta, que entrou com muita facilidade pela defesa alemã e novamente cruzou com força, Villa esticou a perna mas ela passou com muita força e o camisa 7 não alcançou.
  A Alemanha só chegou aos 16, com uma tentativa bizarra de Klose de emendar um voleio, mas a bola quase foi pra fora do estádio. Sérgio Ramos foi outro que assustou, após cabecear cruzamento de Xabi Alonso.
  A Espanha se mandou quase que com os 10 jogadores pro ataque e quase pagaram caro por isso. Schweinsteiger puxou grande contra-ataque, lançou pra Ozil, o camisa 8 abriu na esquerda pra Podolski, o atacante cruzou pra Kroos, outra revelação alemão, que pegou de primeira, Casillas fez difícil defesa.
  Parecia que a tricampeã mostraria sua força em Copas, mas a Furia tratou de esfriar a animação alemã aos 27. Sérgio Ramos tentou o cruzamento e Mertesacker cortou pra escanteio. Na cobrança, o maestro Xavi cruzou, Puyol surgiu como um missil de fora da área e cabeceou com muita força da marca do penalti. 1x0 Fúria!
  O gol desanimou a Alemanha de vez, novamente a Espanha mandava na partida com tranquilidade. David Villa, que mal tocou na bola, saiu pra entrada de Fernando Torres. Será que teremos um dejavú da Eurocopa, quando Villa foi artilheiro e na hora do "vamo vê" sumiu e Torres garantiu o título?!
  Pedrito recebeu grande passe de Xavi aos 41, correu com muita tranquildade, tinha Fernando Torres do lado e só um zagueiro na frente, mas o jogador do Barcelona foi muito fominha e se enrolou, perdendo a bola.
  Teremos uma final inédita e com um campeão inédito! A Espanha enfrentará a excelente seleção da Holanda e quem vencer entrará pro seleto grupo de campeões mundiais.

Melhor em campo, segundo a FIFA: Xavi (Espanha)

terça-feira, 6 de julho de 2010

Holanda confirma favoritismo e é finalista

  A maioria dos jogadores desta seleção holandesa não era nascida quando Cruyff & CIA encantaram o mundo com um futebol envolvente. Mas parece que se inspiraram neles pra também encantarem o mundo com um futebol compacto, que o time inteiro participa no ataque e defesa. Única seleção 100% na Copa, os holandeses chegaram merecidamente a grande final. Desde 2008 que não perdem uma partida, carregam nas costas o peso de, enfim, levarem a Taça pra Holanda. O Uruguai foi guerreiro, lutaram até o fim pela vaga na final. Ao menos resgataram a força do futebol uruguaio no cenário mundial. Forlan é o grande nome da Copa, jogando muito, não será eleito o craque da Copa porque sua seleção disputará o 3° lugar.

      Uruguai 2x3 Holanda

  A partida começou amarrada no meio. Com as duas defesas prevalecendo sobre os ataques. Sem Luiz Suarez, o treinador uruguaio resolveu colocar 1 volante, pra proteger a entrada da área. E a aposta deu certo defensivamente, mas a equipe ficou sem saída de bola, Forlan ficou mais à frente e não tocava na bola. Robben e Kuyt tinham dificuldades pelas laterais. Sneijder organizava as jogadas. Aos 3 cruzou pra área, Van Persie subiu com a zaga, que tirou parcialmente, a bola sobrou pra Kuyt, mas o camisa 7 pegou mal na bola, que subiu muito.
  Os holandeses mandavam na partida. E aos 18 o domínio finalmente resultou em gol. Robben dominou pela direita, viu que não dava pra driblar e tocou pra Van Bommel, mas passou mal a bola, o camisa 6 dividiu com o volante uruguaio, o árbitro entendeu que não teve falta e sobrou pra Kuyt. Van Bronckhorst pediu do lado, dominou e experimentou. Golaço! O veterano lateral acertou um chute de rara felicidade, que foi no ângulo de Muslera. 1x0 Laranja!
  O Uruguai sentiu o gol! Os jogadores só conseguiam tirar a bola da defesa com chutão pra frente. Forlan e Cavani mal participavam da partida. A Holanda seguia soberana na posse de bola, mas sem criar chances boas de gol. Aos 30 minutos, lance perigoso! Após escanteio pro Uruguai, Caceres tentou dar uma bicicleta, mas De Zeeuw colocou a cabeça. O zagueiro do Barcelona acertou em cheio a cara do volante do Ajax. Que perdeu a consciência por pouco tempo. O lance quase resultou em confusão, Sneijder e Caceres se estranharam e receberam o cartão amarelo.
  Se a bola não chegava nos seus pés na área, Forlan decidiu resolver tudo sozinho. Pegou a bola no meio campo, avançou, deu um lindo corte em De Zeeuw e acertou outro chute de rara beleza. Golaço! 1x1 e o Uruguai conseguiu o gol de empate antes do intervalo, começando o 2° tempo em igualdade com a Holanda.
  O treinador holandês resolveu apostar mais ainda na ofensividade no 2° tempo, colocando Van der Vaart no lugar de De Zeeuw. O time passava a atuar com 5 homens de frente e apenas Van Bommel marcando. O Uruguai não soube aproveitar os espaços na defesa holandesa. O quinteto ofensivo passou a trocar passes na frente da área uruguaia. Sneijder passou a ter mais espaços. E foi ele quem desempatou aos 25!
  Após tentativa de cruzamento de Van der Vaart a bola sobrou pra Sneijder. O camisa 10 dominou, chamou o zagueiro pra bailar e bateu no canto esquerdo de Muslera. Golaço! A defesa uruguaia reclamou de impedimento de Van Persie, que realmente estava. Mas era difícil de apontar. 2x1 Holanda!
  A torcida holandesa ainda se recompunha da comemoração quando Robben os fez voltar a pular loucamente! Snejider avançou livre pelo meio, tocou pra Kuyt na ponta esquerda, o atacante do Liverpool cruzou pra área e a bola caprichosamente encontrou a careca de Robben. O jogador holandês repetiu Sneijder contra o Brasil e saiu comemorando dando tapas na carequinha! 3x1 Laranja e vaga praticamente assegurada!
  A torcida holandesa já fazia a festa, mesmo tendo 20 minutos de partida ainda. Os jogadores cozinhavam a partida, tocando a bola de um lado pro outro. Robben ainda perdeu um gol incrível aos 40. Quando avançou livre desde o meio campo, mas na conclusão pegou mal na bola, na tentativa de encobrir Muslera.
  O jogador foi substituído pouco depois e saiu comemorando muito. Mas esqueceu de avisar pro Uruguai, que conseguiu diminuir aos 47, com Maxi Pereira, após cobrança de falta ensaiada. O árbitro ainda quis levar tensão e deixou o jogo ir até os 50, sendo que tinha dado 3 minutos de acréscimos. Mas os Deuses do futebol queriam a Laranja Mecânica de volta a final. Os jogadores comemorando bastante com a torcida, dando uma volta no estádio pra retribuir o apoio.

Melhor em campo, segundo a FIFA: Wesley Sneijder (Holanda)