terça-feira, 29 de junho de 2010

Paraguai e Espanha são as últimas classificadas pras quartas-de-finais

  As seleções confirmaram o favoritismo e se garantiram na próxima fase da Copa. A classificação paraguaia foi sofrida, veio apenas na decisão de penaltis. A partida foi muito feia tecnicamente, tanto os paraguaios quanto os japoneses não se arriscaram em tentar o gol. Já a Espanha venceu o classico ibérico por 1x0. Gol do atilheiro David Villa. Os espanhóis acuaram os portugueses, que só tiveram uma chance perigosa, numa falta de Cristiano Ronaldo. O português praticamente deu adeus a tentativa de voltar a ser melhor do mundo neste ano, a não ser que faça um começo de temporada de outro planeta. O futebol envolvente que admiramos do Barcelona se reflete também na seleção, 6 titulares do clube catalão (já contando com David Villa) também são da Fúria.

      Paraguai 0(5)x0(3) Japão

  Qualquer uma das duas que passasse entraria pra história. Nunca avançaram além das oitavas-de-finais, por isso, a vencedora chegaria numa inédita quartas-de-finais. Quis o destino que esta vaga inédita fosse decidida apenas nos penaltis. E o Paraguai saiu mais contente, convertendo todas as cobranças, o Japão perdeu uma e acabou eliminado.
  Os japoneses começaram melhores, Okubo e Komano arriscaram chutes de longe, o primeiro isolou, já o segundo acertou o gol, mas o goleiro defendeu sem problemas. A partida ficou marcada pelo excesso de erros de passes, ambas tinham quase 50% de erro.
  Somente aos 20 sairam lances de perigo real. Lucas Barrios foi o 1° quem tentou, tabelou com Riveros, mas bateu fraco, o goleiro quase se enrolou e só defendeu com o joelho. Os japoneses responderam logo em seguida, Matsui viu o goleiro paraguaio adiantado e arriscou, a bola caprichosamente explodiu no travessão.
  O Paraguai teve sua melhor chance com Santa Cruz, após escanteio de Morel Rodriguez, a bola sobrou na frente do atacante, ele encheu o pé, mas errou o gol. No final do primeiro tempo foi a vez de Honda também perder ótima chance, recebeu de Matsui, mas isolou.
  A primeira chance de gol do 2° tempo só aconteceu aos 15. Riveros cabeceou com perigo e o goleiro espalmou. A partida estava muito ruim, que o presidente da UEFA, Michel Platini foi filmado dando uma cochilada.
  A partida se encaminhava pro final e os japoneses resolveram acordar. Mas a defesa paraguaia cortou todas as bolas. A prorrogação continuou com o mesmo panorama. O Paraguai até que foi melhor, mas a partida foi mesmo pros penaltis.
  Os jogadores começaram acertando todas, mas veio o terceiro japonês cobrar e Komano cobrou no travessão, os demais jogadores acertaram todas e coube a Cardozo cobrar o penalti da classificação paraguaia.

Melhor em campo, segundo a FIFA: Honda (Japão)

      Espanha 1x0 Portugal

  Os espanhóis trataram logo de mostrar que iriam pressionar. Fernando Torres recebeu bola de escanteio, driblou o marcador fazendo um jogo de corpo e bateu com perigo, Eduardo espalmou pra novo escanteio. Pouco depois o atacante do Liverpool sofreu um penalti de Fábio Coentrão, mas o árbritro não marcou por estar longe. A Espanha chegou a ter 70% da posse de bola.
  Portugal demorou muito tempo pra conseguir se arrumar em campo, com uma postura mais defensiva. A tentativa de saída de bola era com Cristiano Ronaldo, mas o árbitro não marcava falta em cima do craque português. Numa dessas faltas não-marcadas, ele driblou Capdevilla e Iniesta, o jogador do Barcelona acertou o tornozelo do português, mas o bandeira do lado da bola ignorou.
  Portugal só teve uma chance de gol com perigo, numa falta cobrada pelo melhor do mundo de 2008. Ele cobrou com muita curva, Casillas fez o movimento de encaixar a bola, mas ela mudou de trajetória em cima dele. No final do primeiro tempo quase que Portugal marcou. Eles roubaram bola e puxaram contra-ataque com Simão, mas a bola foi lançada com muita força pro camisa 11. Casillas conseguiu chegar antes dele e isolou.
  No início do segundo tempo Portugal quase chegou ao gol, após Hugo Almeida fazer boa jogada pela esquerda, ele girou em cima de Pique, viu Cristiano Ronaldo passando pelo meio da área e tocou, Puyol desviou a bola e ela saiu rente a trave. O treinador espanhol trocou Fernando Torres por Llorente. E o atacante do Athletic Bilbao quase marcou em seu primeiro lance, aos 15. Eduardo defendeu no susto.
  Dois minutos saiu o gol espanhol. Numa bela troca de passes, passando por Llorente, Iniesta, Xavi (tocando de calcanhar) e chegando em David Villa. O camisa 7 tentou na primeira e Eduardo espalmou, no rebote o atacante finalmente estufou a rede portuguesa. 1x0 Fúria Espanhola!
  O atacante estava impedido, mas a jogada foi muito rápida que era difícil do árbitro observar. Foi o 4° gol do espanhol, que se junta a Higuain da Argentina e Vittek da Eslováquia na artilharia da Copa.
  Portugal não conseguia chegar ao gol espanhol. Cristiano Ronaldo tentou surpreender a defesa dando um toque de letra do meio campo pra área, mas Liedson dominou errado e Pique cortou. Depois, novamente o bandeira deixou de marcar falta no camisa 7 português. Ele foi lançado pela direita, dominou no peito e colocou a bola na frente. Capdevilla o empurrou. Mas novamente não marcaram nada.
  Sérgio Ramos quase marcou um golaço aos 40. Driblou Coentrão e Pedro Mendes, chutou de esquerda e Eduardo espalmou, a bola ainda raspou a trave. Ricardo Costa ainda foi injustamente expulso no final. O árbitro viu agressão do zagueiro em Capdevilla, mas o replay mostrou que ele seguer encostou no espanhol.
  E a Espanha venceu o clássico ibérico. Avançando pras quartas-de-finais da Copa, pra enfrentar o Paraguai.

Melhor em campo, segundo a FIFA: Xavi (Espanha) 

segunda-feira, 28 de junho de 2010

Holanda e Brasil se classificam pras quartas-de-finais

  As duas seleções não deram chance pra zebra e venceram bem suas partidas. Os holandeses controlaram a partida contra a Eslováquia por 2x1. Já o Brasil atropelou o Chile, 3x0 pra ninguém botar defeito. As duas seleções se enfrentarão nas quartas-de-finais. Mais um clássico do futebol mundial, o outro é Argentina contra Alemanha. Promessa de muitas emoções, nas outras 3 partidas que as duas se enfrentaram em Copas, 3 jogaços.

      Holanda 2x1 Eslováquia

  Não foi desta vez que pudemos acompanhar o quarteto ofensivo holandês atuar junto. Van der Vaart sentiu uma lesão e desfalcou a seleção. Mas Robben voltou ao time titular, e o camisa 11 voltou com tudo. Chamando o jogo pra si e marcando um golaço. Destaque também pra Sneijder, o camisa 10 jogou tanto quanto Robben. Deu um passe espetacular pro 1° gol e fez o 2°.
  A Eslováquia já tinha surpreendido e eliminado a Itália da Copa. E começou a partida tentando provar que poderia surpreender os holandeses também. Jendrisek recebeu com pouco mais de 1 minuto e arriscou com perigo. Depois foi a vez de Sneijder revidar pra Holanda, mas pegou mal. Hamsik, o craque eslovaco, fez jogada individual e assustou, chutando próximo do angulo.
  O jogo estava lá e cá até os 18 minutos, quando Sneijder deu um passe espetacular pra Robben marcar. Após escanteio cortado pela defesa holandesa, a bola sobrou pro camisa 10. Que observou o camisa 11 disparando pela ponta direita. Não pensou duas vezes, lançou a bola de primeira. A bola saiu dos pés de um craque e foi para os de outro. Robben dominou, cortou pro meio e chutou no canto. Golaço!
  O gol sofrido fez a Eslováquia diminuir o ritmo, pois o futebol holandês sempre foi conhecido como sendo de ataque, mas esta seleção não se preocupa apenas com isso, jogam da maneira que dá, se tiver que defender, o time inteiro defende. Se for pra atacar, o time inteiro ataca. Mas sem vacilar.
  O 2° tempo começou com a Holanda querendo matar a partida. Robben fez grande jogada pela direita, cortou pro meio (assim como o Messi) e chutou no canto do goleiro. Que se esticou todo pra espalmar, a bola ainda passou rente a trave. 1 minuto depois ele mudou de lado, chegou perto da linha de fundo e cruzou pra Van Persie, o camisa 9 desviou e o goleiro Mucha defendeu.
  Os gols perdidos quase custaram caro pra Holanda. A Eslováquia foi pra cima, tentando empatar. Stoch cabeceou com perigo aos 21. Depois o artilheiro, Vittek perdeu gol incrível, recebeu de frente pro goleiro, mas chutou mal, em cima de Stekelenburg. Ainda isolou a bola pouco tempo depois.
  O treinador holandês tirou Robben e Van Persie aos 30, colocando Elia e Huntelaar. Mas os dois entraram mal, sem criar muita coisa. A Eslováquia seguia em cima, mas a bola castiga. Não fizeram o gol nas muitas chances que tiveram, então tomaram o 2° gol. Van Bommel lançou pra área, Kuyt foi corajoso e subiu com o goleiro, conseguiu desviar de cabeça. A bola sobrou nos seus pés, tinha a chance de chutar, mas preferiu rolar pra Sneijder apenas completar pro gol. 2x0 Laranja!
  O jogo seguia pra acabar em 2x0 Holanda, mas aos 47, o goleiro holandês cometeu penalti. Vittek cobrou bem e descontou, foi seu 4° gol na Copa, artilheiro junto com Higuain. Assim que a bola entrou, o árbitro encerrou a partida.

Melhor em campo, segundo a FIFA: Arjen Robben (Holanda)

      Brasil 3x0 Chile

  A seleção brasileira finalmente venceu e convenceu. 3x0 pra ninguém botar defeito e sem dar sopa pro azar. Os comandados de Dunga impuseram o ritmo de jogo e aproveitaram que o Chile foi pra cima e jogou nos espaços abertos.
  O Chile começou como de praxe. Indo pra cima do adversário. O quarteto ofensivo, com Suazo na vaga de Valdivia, se movimentava bastante. Criando espaços. Mas não concluiam. O Brasil ganhou muito com a entrada de Ramires no lugar de Felipe Melo. Ganhou em saída de bola e chegada no ataque. Nós, do Joga Junto, sempre defendemos Ramires como 2° volante, posição que se consagrou no futebol brasileiro e não como 3° homem do meio campo.
  E o Brasil conseguiu abrir o placar numa jogada que quase sempre acontece quando precisa do gol. Escanteio! Maicon conseguiu arrumar um escanteio, ele mesmo pegou a bola e cobrou. A bola foi pra área e o zagueirão Juan subiu mais que todo mundo, testando pro gol. 1x0 Brasil!
  O camisa 4 merecia marcar o gol. Melhor zagueiro brasileiro, que só cometeu uma falta na Copa, aquela mão na bola contra Portugal. A torcida brasileira ainda estava comemorando quando saiu o 2° gol. Ótimo contra-ataque brasileiro, a bola foi pra Robinho, que tocou pra Kaka, a defesa chilena estava aberta e o meia do Real Madrid tocou de primeira pra Luis Fabiano. O Fabuloso estava na mesma linha do zagueiro chileno, driblou o goleiro e marcou. 2x0 Brasil!
  El Loco Bielsa modificou a equipe, colocando El Mago Valdivia, o camisa 10 melhorou a seleçãom mas os jogadores estavam mal e perdiam a bola com facilidade. Kaka mostrou novamente o nervosismo por não conseguir jogar bem e deu um rapa no chileno. Cartão amarelo de novo, quase foi expulso pouco depois. Robinho errava tudo que tentava. Mas a sorte estava do lado dele.
  Ramires arrancou com a bola do meio-campo, os chilenos não chegavam e o jogador do Benfica foi. Só não fez um golaço porque os chilenos fecharam seu lado direito, bom que ele conseguiu tocar de esquerda pra Robinho, que só teve o trabalho de completar pro gol. 3x0 e festa brasileira!
  O jogador do Benfica entrou bem, melhor em campo. Mas acabou dando uma de Felipe Melo e deu uma banda no chileno, recebeu o cartão amarelo e está suspenso contra a Holanda. Dunga resolveu não dá sopa pro azar e sacou os pendurados, Luis Fabiano e Kaka, colocando Nilmar e Kleberson. O atacante entrou com vontade, querendo mostrar que pode ser titular, já o volante mal foi notado em campo. Depois Dunga ainda tirou Robinho, colocando Gilberto, pra fechar o meio-campo.
  Agora que venha a Holanda. Clássico do futebol mundial e tem tudo pra ser um dos melhores da Copa.

Melhor em campo, segundo a FIFA: Robinho (Brasil)

domingo, 27 de junho de 2010

Alemanha e Argentina se classificam pras quartas-de-finais com facilidade

  Esperávamos duas partidas difíceis, sem muitos gols. 4 seleções muito fortes, 3 jogaram um futebol muito ofensivo e convincente, a outra nem tanto. Mas ao término das duas partidas, 9 gols. 5 na primeira e 4 na outra. A Alemanha atropelou a Inglaterra com muita facilidade. Os argentinos venceram o México com certa tranquilidade também, muito se deveu ao gol irregular de Carlitos Tevez, que desastabilizou os mexicanos. Assim como em 2006, Alemanha e Argentina se enfrentarão nas quartas-de-finais. As duas seleções são as que melhor tem jogado, promessa de jogão!

      Alemanha 4x1 Inglaterra

  A partida começou com mais posse de bola dos ingleses, mas sem muita objetividade. A Alemanha assustava mais, Ozil arriscou de longe e James fez uma defesa difícil. A Inglaterra teve grande chance aos 17, quando Defoe sofreu falta próxima da área. Lampard cobrou, mas a bola parou na barreira. O goleiro alemão só apareceu aos 20. E apareceu num lance importante, deu um chutão pra frente, a defesa inglesa estava desarrumada. Klose aproveitou, deu um toque de cabeça, tirando de Upson e chutou na saída de James. 1x0 Alemanha!
  Foi o 12° gol do atacante em Copas, faltando apenas 3 pra chegar em Ronaldo. O camisa 11 teve grande chance de marcar mais um pouco depois, mas mostrou que não é muito técnico e chutou em cima do goleiro. O atacante do Bayern de Munique se movimentava bem, aos 32 deu belo passe pra Muller, a revelação da temporada poderia ter chutado, mas tocou pra Podolski, o camisa 10 deixou a bola escapar um pouco, mas o goleiro fechou mal o canto e ele encheu o pé pra ampliar. 2x0 Alemanha!
  Tava sendo fácil demais, a Alemanha mandava na partida. Mas aos 37, a Inglaterra descontou! Gerrard cobrou escanteio e o zagueiro, Upson apenas escorou pra diminuir! O gol animou os ingleses e 2 minutos depois o lance polêmico e, para alguns, decisivo da partida.
  Defoe tentou um giro no zagueiro, mas a bola foi travada, sobrando pra Lampard. O camisa 8 viu o goleiro adiantado e deu um toque de cobertura. A bola bateu no travessão e entrou, mas ela saiu com curva dos pés do inglês, que após bater no chão subiu e bateu no travessão. Todos gritavam gol, os jogadores já saiam pra comemorar, mas o árbitro considerou que a bola não entrara. O primeiro tempo terminou com muitas vaias.
  O gol não foi confirmado, mas os ingleses voltaram com tudo pro 2° tempo. Lampard teve nova chance de marcar em falta. E acertou o travessão. O lance animou os torcedores, que gritavam muito. A Alemanha fora acuada em seu campo. Mas o gol inglês teimava em não sair. Aos 22 o lance capital.
  Lampard tentou mais uma vez de falta, assim como na primeira, a barreira conseguiu impedir. Ela sobrou pra Barry, mas o volante se enrolou e perdeu pra Podolski. Que lançou pra Schweinsteiger, o camisa 7 avançou com tranquilidade. Glen Johnson chegou pra marcar, mas o meia driblou. A defesa inteira foi marcar Ozil, deixando Muller livre. Schweinsteiger só teve o trabalho de rolar e o camisa 13 encheu o pé. 3x1 Alemanha!
  3 minutos depois a Alemanha fechou o caixão inglês. A Inglaterra tentou jogada pela direita, mas a defesa alemã cortou. Klose lançou pra Ozil, o camisa 8 contou com falha de Barry, que errou a bola, e avançou livre desde o meio campo, chegou na linha de fundo e rolou pra Muller completar pro gol vazio. 4x1 e chocolate alemão!
  Com o jogo resolvido, os alemães trocavam passes, esperando o apito final. Rooney foi a grande decepção individual da Copa. Não jogou bem nenhuma partida, sendo vaiado pelos próprios torcedores ingleses.

Melhor em campo, segundo a FIFA: Thomas Muller (Alemanha)

      Argentina 3x1 México

  As duas seleções que mais jogam pra frente da Copa. O jogo tinha tudo pra ser aberto, com grandes oportunidades pra ambas as seleções. E foi isso que vimos, a Argentina acabou vencendo com alguma facilidade, tomaram pressão no começo. Mas quando fizeram o 2° gol, o México parou de atacar.
  O México começou com tudo, encurralando a Argentina. Maradona foi ousado, tirando Veron, que cadencia o meio e ajuda na marcação. Colocando Maxi Rodriguez, que é mais ofensivo e fraco na marcação. Os mexicanos atacavam principalmente pelo lado esquerdo de ataque. Osorio arriscou de fora e a bola caprichosamente explodiu no travessão. Depois foi a vez de Guardado tentar, o jogador chutou de trivela e a bola passou raspando a trave. Se tivesse ido reta, seria gol.
  Messi fez boa jogada aos 12, driblando um zagueiro. Mas aí quis inventar, o goleiro estava em cima da linha e bem posicionado, o camisa 10 tentou um toque de cobertura, inexplicavel. Aos 26 o gol polêmico argentino.
  Di Maria lançou pra Tevez, mas a bola saiu muito forte, quem disse que o camisa 11 desistiu?! Dividiu com o goleiro, a bola sobrou pra Messi, o jogador tentou um toque de cobertura, mas a bola saiu fraca. Sorte que Tevez estava no caminho e desviou. 1x0 Argentina! O atacante estava impedido no começo da jogada, mas o assistente não viu e validou o gol.
  Mais 6 minutos e outro erro favorecendo os argentinos. O zagueiro Osorio estava com a bola, mas se enrolou com a bola, tentou puxar ela pro lado pra isolar, mas a bola escapou pro outro lado. Melhor pra Higuain, o camisa 9 roubou do mexicano, deu um lindo drible em Perez e marcou um golaço! 2x0 Argentina!
  Foi o 4° gol do argentino, artilheiro isolado da Copa! O México sentiu o segundo gol argentino. Os espaços apareceram pros jogadores argentinos jogarem. Di Maria chutou com perigo, depois Higuain subiu livre de marcação, mas cabeceou mal.
  O treinador mexicano tentou mudar o esquema, tirando o jogador referência, colocando um corredor. Mas Carlitos tratou de acabar com a esperança mexicana aos 7 minutos. O jogador tentou driblar pra esquerda, mas o zagueiro colocou a perna na frente, a bola acabou sobrando na direita. E Carlitos não pensou duas vezes tentou o gol. E acabou acertando um chute de rara felicidade. Golaço e vaga assegurada!
  A Argentina relaxou, deixando de atacar com aquele impeto insaciável. O México foi se arriscando no ataque. Guardado, Salcido, Giovani dos Santos e Hernandez tiveram suas chances. Mas nada de assustar muito Romero.
  Maradona sacou Carlitos aos 23, colocando Veron. "La Brujita" entrou pra cadenciar o jogo. Mas o México pressionava, conseguindo diminuir aos 26. Hernandez recebeu lançamento, matou no peito e, mesmo marcado por Demichelis, acertou uma bomba. Golaço! O Manchester United mostrou que fez uma grande contratação, o jogador já tinha acertado antes da Copa, agora chegará com mais moral ainda. Tem tudo pra fazer uma grande dupla de ataque com Rooney.
  Messi fez uma partida abaixo da média, não aparecendo com muita frequencia. Parece que finalmente os marcadores estão percebendo que não tem "mistério" pra marcar o camisa 10. Como ele só corta pro meio e chuta colocado, os jogadores já vão na bola fechando o lado esquerdo do argentino. No final da partida ainda teve boa chance de marcar. Mas Perez espalmou pra escanteio.
  A Argentina mereceu a classificação. Agora encaram a Alemanha, algoz argentino da Copa de 2006. Promessa de jogão, tomara que seja aberto, com chances pra ambas as equipes.

Melhor em campo, segundo a FIFA: Carlitos Tevez (Argentina)

sábado, 26 de junho de 2010

Uruguai e Gana se classificam pras quartas-de-finais

  Começou hoje a fase final da Copa do Mundo. E começaram com muita emoção, o Uruguai venceu a Coréia do Sul com gol no final da partida, após abrir o placar, relaxar, tomar o empate e ter que correr atrás. Depois foi a vez de acompanharmos a heróica classificação de Gana, que bateu os EUA na prorrogação. 

      Uruguai 2x1 Coréia do Sul

  Foi a primeira partida das oitavas-de-finais. Com clima de muita expectativa, como todas as outras também terão. O Uruguai passou em 1° do grupo A, a Coréia do Sul em 2° do grupo B.
  E foram os sul-coreanos que assustou primeiro. Falta perto da área logo aos 4 minutos, Park Chu Young cobrou e a bola parou no travessão. O Uruguai acordou, Forlan tentou de primeira, mas o goleiro encaixou sem problemas. Mas o goleiro coreano mostrou que não era tão confiável assim. Aos 7, Forlan cruzou mal a bola, ela passou na frente do goleiro, que estranhamente não pegou. Melhor pra Luiz Suarez, que só teve o trabalho de escorar pro gol vazio. 1x0 Uruguai!
  O gol desastabilizou os coreanos, que ficaram nervosos e erravam muitos passes. Os uruguaios relaxaram e tocavam bola de um lado pro outro. Novo lance de perigo só aos 31, quando Park Chu Young tentou de fora, mas a bola passou longe. O Uruguai teve boa chance de ampliar no final do 1° tempo, mas o árbitro não viu mão do zagueiro asiático, impedindo cruzamento de Maxi Pereira.
  O Uruguai voltou dormindo do intervalo, sem acertar a marcação e consequentemente permitindo as investidas dos coreanos. O camisa 10, Park Chu Young, melhor jogador sul-coreano em campo tentou aos 5, isolando novamente. A apatia uruguaia surpreendia, nem mesmo Forlan conseguia acertar as jogadas. E acabaram pagando caro pela dormencia!
  Aos 22, bola jogada pra área, a zaga cortou mal e a bola foi pra trás. Lugano foi na bola pra tentar cortar, mas Lee Chung Yong conseguiu cabecear antes. O goleiro também saiu errado e a bola passou por ele. 1x1!
  O atacante quase virou! Recebeu livre na área aos 25, mas chutou a bola com muita pouca força, facilitando a defesa de Muslera. Somente aos 27 os sulamericanos acordaram do sono. Luiz Suarez aproveitou falha da marcação e bateu cruzado, com perigo. A jogada animou os uruguaios, e bastaram mais 3 minutos pra marcarem o 2° gol.
  O escanteio foi cobrado com muita força, a bola cruzou toda a extensão da área e sobrou nos pés de Luiz Suarez. O camisa 9 da celeste cortou o zagueiro e chutou colocado. A bola ainda bateu na trave antes de entrar. Golaço e festa uruguaia!
  Os uruguaios deram mais uma relaxada e quase pagaram caro. Park Chu Young, livre de marcação, chutou a bola passou por Muslera, mas o capitão Lugano conseguiu tirar da direção do gol. A partida seguiu até o final e os uruguaios se classificaram.

Melhor em campo, segundo a FIFA: Luiz Suarez (Uruguai)

      EUA 1x2 Gana

  Único país africano que conseguiu se classificar pra 2ª fase, os jogadores não jogavam apenas para representar Gana, mas também por todo um continente. Toda a África está torcendo pelos ganeses. E os jogadores conseguiram a heróica classificação para as quartas-de-finais, vencendo os americanos com um gol de Asamoah Gyan na prorrogação.
  Gana começou com tudo, sem se intimidar com os americanos, que foram líderes no grupo da Inglaterra. E logo aos 5 abriram o placar! Prince Boateng aproveitou bola roubada no meio campo, avançou livre. Gyan abriu na direita, mas o camisa 23 tentou a jogada individual e cortou pra esquerda, quando o zagueiro chegou, ele chutou rasteiro. 1x0 e festa africana!
  Os americanos não se encontravam em campo e só não tomaram mais gols, porque Howard estava inspirada. Espalmou chute forte de Boateng e falta perigosa de Gyan. Gana mandava na partida, engolindo o meio-campo americano. O treinador dos EUA observando que do jeito que estava a situação ficaria mais feia ainda sacou o volante Clark e colocou o atacante Maurice Edu com menos de 30 minutos.
  A equipe melhorou, conseguindo finalmente acertar os passes e esboçar alguma pressão. Mas nada de muito relevante no restante do 1° tempo, Gana deu uma caida e parou de atacar com frequencia.
  Com uma equipe mais ofensiva, os EUA começaram em cima de Gana no 2° tempo, chegando com perigo na entrada da área, mas sem conseguir concluir. Dempsey era quem mais assustava e aos 17 sofreu penalti de Mensah. Donovan assumiu a responsabilidade e cobrou no canto esquerdo do goleiro. Empate americano!
  Os americanos seguiam melhor em campo e quase que Altidore virou aos 23, recebeu em profundidade e bateu na saída de Kingson, o goleiro conseguiu evitar o gol com a mão esquerda. O treinador de Gana resolveu mudar o esquema e colocou um meia no lugar de um lateral. Gana melhorou.
  Nenhuma das duas seleções conseguiu o gol e a partida foi pra prorrogação. E logo aos 3, o gol de Gana saiu. O revelação, André Ayew lançou pra Asamoah Gyan. O atacante matou no peito e soltou a bomba de esquerda, sem chances pra Howard. Golaço e festa ganesa, com direito a dancinha!
  Os americanos ainda conseguiram uma boa chance com Feilhaber, mas Ayew conseguiu desviar. O camisa 13 foi o nome da prorrogação, segurando a bola na frente com sua velocidade e habilidade. O tempo foi passando e Gana segurou o ímpeto americano, igualando Camarões (1990) e Senegal (2002), sendo a 3 seleção africana a chegar nas quartas-de-finais. A missão de conseguir a inédita vaga nas semifinais será contra o Uruguai.

Melhor em campo, segundo a FIFA: André Ayew (Gana)

1ª Fase: Acertos e Furadas

Antes da copa começar Gabriel e eu (Sílvio), postamos quem iria passar para as oitavas. Vamos ver como ficou nosso indice de acerto, sendo que cada acerto vale 1 ponto e no total podemos atingir 16.

Grupo A
Passaram: Uruguai e México
Gabriel: França e México
Sílvio: México e Uruguai

Grupo B

Passaram: Argentina e Coréia

Gabriel: Argentina e Grécia

Sílvio: Argentina e Nigéria

Grupo C

Passaram: Inglaterra e EUA

Gabriel: Inglaterra e EUA
Sílvio: Inglaterra e EUA

Grupo D

Passaram: Alemanha e Gana

Gabriel: Alemanha e Gana
Sílvio: Alemanha e Sérvia

Grupo E

Passaram: Holanda e Japão

Gabriel: Holanda e Dinamarca
Sílvio: Holanda e Camarões

Grupo F

Passaram: Paraguai e Eslováquia

Gabriel: Itália e Paraguai
Sílvio: Itália e Paraguai

Grupo G

Passaram: Brasil e Portugal

Gabriel: Brasil e Portugal
Sílvio: Brasil e Portugal

Grupo H

Passaram: Espanha e Chile

Gabriel: Espanha e Chile
Sílvio: Espanha e Chile

Total:
Gabriel: 12 pts
Sílvio: 12 pts

As surpresas foram as classificações da Coréia e Japão e a eliminação da Itália na primeira fase.

sexta-feira, 25 de junho de 2010

GRUPO H: Espanha e Chile se classificam

  As duas seleções confirmaram  favoritismo e se garantiram na fase final da Copa. Muito se falou da Espanha, que seria a maior favorita ao título, mas quase que esse favoritismo atrapalhou. Na estreia, derrota pra Suiça e quase que a classificação fica ameaçada. O Chile venceu as duas primeiras partidas, jogando um futebol convincente, mas poderia ficar fora da fase final porque venceu apenas por 1x0 as duas partidas. A Suiça tinha a faca e o queijo nas mãos. Bastava vencer a fraca seleção de Honduras pra se classificar e golear pra ser 1° do grupo. Todavia, provaram que são excelentes na marcação e fracos no ataque, não passaram do 0x0 com a seleção da América Central e foram eliminados.

     Espanha (6pontos)

  Muito se falou da Fúria espanhola. Apontada como grande favorita ao título, ao lado do Brasil. Os espanhóis estreiaram contra a Suiça, todos nós esperavamos por uma goleada sem muita dificuldade. Foram pra cima quando a bola rolou, impondo seu ritmo de jogo e ficando praticamente o tempo inteiro da linha do meio campo pra frente. Mas a defesa suiça era forte, com muita disposição e garra. A seleção também pecava no preciosismo, tentava driblar todos os suiços e só fazer golaço. Foi ai quem aconteceu o que muitos consideravam improvável. A Suiça foi ao ataque e aproveitando falha da marcação conseguiu marcar o gol. O gol mais esquisito até agora da Copa. Quase ampliaram pouco depois, a bola bateu na trave. Sabendo que era muito difícil passar da retranca suiça, o treinador espanhol mandou 6 jogadores ofensivos a campo. Mas nada de gol e derrota na estreia. O resultado era a maior zebra até o momento e colocou em cheque o favoritismo. A 2ª partida reestabeleceu essa condição, jogando com mais tranquilidade e contra uma equipe que deixava a defesa aberta. David Villa se destacou, marcando os 2 gols. Poderia ter feito 3, pois perdeu um penalti. Ele não é o cobrador de penaltis, Torres e Xavi que geralmente cobram, mas quis cobrar pra ser artilheiro. O camisa 7 ainda perdeu mais 2 gols, por demorar na hora do chute. Precisando da vitória pra se classificar, encararam a boa seleção chilena. Tomaram uma pressão e por pouco não tomam o gol. Contaram com a sorte e o goleiro chileno saiu mal na bola, Villa chutou de longe pra abrir o placar, depois foi a vez de Iniesta marcar, após boa troca de passes. A situação começou a ficar um pouco dramática quando os chilenos diminuiram. O empate chileno e um gol suiço eliminaria a Furia, mas nem um gol nem outro gol saiu e a Espanha se classificou em 1°, pra enfrentar Portugal no clássico ibérico.
Melhor jogador na 1ª fase: David Villa

     Chile (6 pontos)

  A seleção chilena encantou os torcedores, jogando com muita ofensividade e boas trocas de passes. El Loco Bielsa devolveu a confiança aos jogadores e torcedores, que se empolgaram com a qualidade dos jogadores. O trio ofensivo: Valdivia, Alexis Sanchez e Beausejour. Incomodava bastante.
  A estreia foi tensa, contra a retranca hondurenha. Os chilenos foram mais time desde o começo, mas pecavam na finalização. Os jogadores da frente ajudavam na marcação e o gol saiu após belo passe de El Mago Valdivia pra Isla, que chegou na linha de fundo e cruzou pra Beausejour. Pra quem não lembra, ele já jogou no Grêmio, na época foi um fiasco. O gol deu tranquilidade pra colocar a bola no chão. No 2° tempo o goleiro hondurenho fez a defesa mais bonita da Copa, tirando a bola cabeçada por Vidal em cima da linha. O resultado foi bom, vitória na estreia. Veio a Suiça e sua retranca. Os jogadores tentaram bastante, mas nada de furar o bloqueio suiço. Quase aos 40 do 2° tempo conseguiram o gol com Mark Gonzalez. As duas vitórias os deixaram na liderança, mas como venceram por apenas 1 gol de diferença poderiam serem eliminados com derrota pra Espanha e vitória da Suiça. Pressionaram os espanhóis, mas o goleiro inventou de sair de carrinho numa bola quase na lateral e a bola sobrou pra Villa marcar. Depois sofreram o gol de Iniesta. O time estava nervoso e perderam um jogador expulso. No segundo tempo, El Loco Bielsa mudou o time e conseguiu um gol no começo. Tentaram o empate, mas vendo que a Suiça não marcava relaxou e deixou o tempo passar. Agora enfrentarão o Brasil, os brasileiros já estão se colocando nas quartas-de-finais, devido aos recentes resultados. 
Melhor jogador na 1ª fase: Alexis Sanchez

     Suiça (4 pontos)

  Desperdiçaram a chance de ouro que tinham de se classificar por terem deficiência ofensiva. A sua defesa entrou pra história das Copas, ficando mais de 550 minutos sem tomar gol. Mas a falta de qualidade dos atacantes foi o que pesou contra. Na estreia contra a Espanha, muitos esperavam em goleada espanhola. Tomaram muita pressão, conseguindo tirar todas as bolas e contando com o preciosismo dos adversários em quererem entrar com bola e tudo. No segundo tempo aproveitaram falha da defesa espanhola e marcaram o gol. Seguraram os ataques e sairam com vitória inesperada. Se encheram da confiança e uma vitória contra o Chile já os classificariam. Mas quando viram os chilenos indo pra cima, se fecharam na defesa novamente. Jogando quase o jogo inteiro atrás da linha do meio campo. Mas desta vez não conseguiram o mesmo sucesso da estreia e tomaram o gol no final do jogo. O bom de terem vencido a Espanha era poder vencer a frágil Honduras e deixar Chile e Espanha se matarem. Mas a parte ofensiva pesou novamente, até que tentaram. Mas quase que perderam, os hondurenhos perderam gols incríveis e morreu na praia.
Melhor jogador na 1ª fase: Gelson Fernandes

     Honduras (1 ponto)

  Ninguém esperava por muita coisa dos hondurenhos. 3 goleadas era o mais aguardado. Conseguiram segurar o ataque chileno e só tomaram um gol, destaque pra defesa incrível do goleiro, que tirou uma bola em cima da linha. Depois veio a Espanha e a expectativa de todos em ver como seria a resposta espanhola após a derrota na estreia. A facilidade como foram envolvidos indicava goleada, 2 gols rápidos de David Villa, mais ainda. Mas o atacante perdeu um penalti e os jogadores se fecharam de vez e impediram uma goleada. Praticamente eliminada, precisava golear a Suiça e torcer pro Chile golear a Espanha, jogou com mais tranquilidade, tomaram pressão no começo mas quase venceram no fim. Ao menos fizeram um ponto e sairam sem tomar goleada.
Melhor jogador na 1ª fase: Palacios

GRUPO G: Brasil e Portugal se classificam

  O grupo da morte foi definido com "alguma facilidade". Brasil e Portugal ficaram em 1° e 2° lugares, respectivamente. A seleção brasileira não foi brilhante em nenhum jogo, encontrando muita dificuldade contra a Coréia do Norte e, principalmente, contra Portugal. Contra a Costa do Marfim a seleção foi melhor, conseguiu impor o seu estilo de jogo. Portugal foi a melhor seleção do grupo, empatou contra a retrancada Costa do Marfim, depois humilhou a Coréia do Norte por 7x0. Contra o Brasil, empate, mas mereciam sair com a vitória. Cristiano Ronaldo termina a 1ª fase como principal jogador da Copa, 3 jogos e 3 vezes melhor em campo. Muito se falou da Costa do Marfim, que seria a melhor africana, que poderia se classificar. Nós, sempre falamos que Gana é a melhor africana, os marfinenses mais uma vez foram eliminados na 1ª fase. A Coréia do Norte era a grande incógnita, com poucas informações disponíveis. O time é fraco, mas o atacante Jong Tae Se mostrou ser perigoso e já recebeu propostas do futebol alemão.

      Brasil (7 pontos)

  A seleção brasileiro chegou na África do Sul com a desconfiança do torcedor, principalmente após a convocação, onde Dunga convocou 5 volantes e nenhum camisa 10, vão falar do Kaka, mas ele não é, e nunca será um 10. Ele corre com a bola e não arma jogadas. Os amistosos antes da Copa foram fracos, a seleção ainda conseguiu a proeza de tomar um gol do Zimbábue.
  Veio a estreia na Copa, contra a desconhecida Coréia do Norte. O time encontrou muita dificuldade, sem jogadores criativos e com visão diferenciada, que falta fez Ronaldinho! Os norte-coreanos ficaram com os 11 atrás do meio-campo, apenas Jong Tae Se saiu pro combate. O primeiro tempo foi sofrível. Veio o segundo tempo e a marcação afrouxou um pouco. Elano viu a boa passagem de Maicon e tocou pro lateral, ele olhou pra área, errou o cruzamento que acabou entrando. Pouco depois foi a vez de Elano deixar o seu. Robinho viu a passagem do camisa 7 por trás da zaga e lançou rasteiro, o meia olhou a posição do goleiro e ampliou. No final os coreanos conseguiram marcar. Após falha de Maicon e Lúcio. O resultado não foi lá essas coisas, ainda mais pelo empate no outro jogo. Bastava a Costa do Marfim segurar o empate pra deixar o Brasil em situação complicada. Mas o principal jogador desta seleção tratou de acalmar os ânimos, Luis Fabiano fez 2 belos gols, o 2° chapelou dois. Os marfinenses mudaram o estilo de jogo contra Portugal, abrindo o time. O Brasil aproveitou pra marcar o 3°, com Elano. E novamente a zaga falhou, Drogba descontou de cabeça. O jogo descambou pra violência e Kaka perdeu a cabeça. Sendo expulso por dar uma cotovelada em Keita. 
  Já classificada, a seleção encarou a boa seleção de Portugal pra o que seria a partida da liderança. E o empate saiu como goleada. Apática em campo, sem criação e deixando os portugueses dominarem. Novamente a seleção sentiu falta de um jogador que tem visão de jogo (alê, Dunga! Ronaldinho!). Felipe Melo, que fazia uma Copa limpa, voltou a ser Felipe Melo e quase foi expulso, ainda bem que Dunga o tirou ainda no 1° tempo. Julio Cesar conseguiu evitar um gol quase certo de Raul Meirelles, que custaria a 1ª posição e uma caminhada "mais fácil" até a final. Deixando de enfrentar ou Argentina, ou México, ou Alemanha, ou Inglaterra. E tendo, até o momento, a Holanda de pedreira.
Melhor jogador na 1ª fase: Elano

      Portugal (5 pontos)

  A melhor seleção do grupo e com o melhor jogador da Copa! Cristiano Ronaldo marcou apenas 1 gol, é verdade. Mas é o único jogador que foi escolhido o melhor em campo nas 3 partidas da primeira fase. Mereciam melhor sorte contra o Brasil e ficar com a liderança do grupo.
  A estreia era tensa, como o Brasil estava no grupo, já era dada como certa uma das vagas pra seleção de Dunga. Por isso o jogo contra a Costa do Marfim era o da definição. O jogo começou com muita pegada e a força dos jogadores marfinenses se sobresaia a técnica dos portugueses, vide o 1° lance do jogo, quando Zokora deu carrinho criminoso em Cristiano Ronaldo. Coube ao capitão Cristiano Ronaldo mudar um pouco a monotonia do jogo. Entortou Demel e acertou uma bomba, que caprichosamente explodiu na trave. Os portugueses foram pra cima, mas os africanos se fecharam. Cristiano Ronaldo queria jogo e foi pra cima, sempre parado com faltas duras, numa delas se irritou de discutiu com Demel. O segundo tempo foi de apreensão para a torcida lusitana, a Costa do Marfim criou boas chances, principalmente pelas laterais. Mas o jogo terminou empatado. Após a péssima partida de alguns jogadores, Carlos Queiroz modificou a equipe pra enfrentar a Coréia do Norte. E as mudanças foram benéficas. Miguel, Tiago, Simão e Hugo Almeida entraram muito bem. A seleção portuguesa encaixou um padrão tático muito bom, com boas investidas tanto pelo meio quanto pelas laterais. Os norte-coreanos foram pra cima e deixaram a defesa aberta, Raul Meireles fez o gol solitário do 1° tempo. Parecia que a seleção teria dificuldades. Mas o 2° foi um showcolate. Simão, Tiago, Hugo Almeida e Liedson marcaram e abriram a goleada. Mas faltava um gol do craque da seleção. Cristiano Ronaldo tentava de tudo quanto era jeito, assim como na estreia, entortou o zagueiro e encheu o pé, a bola explodiu no travessão. Os deuses do futebol queriam que ele fizesse o gol. Aproveitando saída errada do adversário, driblou o goleiro, que ainda tocou na bola. Ela subiu e ele acabou fazendo uma embaixidinha involuntária de nuca, empurrando pro gol. Tiago ainda teve tempo de marcar o 7° gol.
  Precisando de apenas um empate contra o Brasil. Queiroz modificou novamente a equipe, colocando uma equipe mais defensiva e deixando Cristiano Ronaldo isolado na frente. O time anulou a seleção brasileira. Cristiano Ronaldo incomodava bastante a zaga. Vendo a apatia dos brasileiros, foram pra cima no segundo tempo. Não sairam com a vitória porque a bola caiu nos pés errados. Cristiano Ronaldo arrancou do meio campo, passou por Juan, depois se enrolou com Lucio, quando estava passando e ficando na cara de Julio Cesar, o capitão brasileiro conseguiu dar o carrinho, a bola sobrou pra Raul Meireles, mas o volante do Porto bateu de direita ao invés da esquerda e perdeu. Fábio Coentrão, melhor lateral da Copa, cresceu e incomodava pela direita. Cruzou e Cristiano Ronaldo quase marcou. No final Danny demorou pra chutar e deixou Julio Cesar defender.
Melhor jogador na 1ª fase: Cristiano Ronaldo

      Costa do Marfim (4 pontos)

  Chegou cheia de esperança. Mas essa expectativa se deveu mais a boa temporada de Drogba do que a qualidade da seleção. Pelo fato do camisa 11 ter sido artilheiro do campeonato inglês, os jornalistas brasileiros diziam que era a melhor africana. Mas sempre dizemos que era Gana. Assim como em 2006 rodou na primeira fase. Desta vez ainda chegaram na última rodada com chance de classificar.
  O duelo contra Portugal era fundamental, pois o Brasil era apontado como grande favorito da chave. Ficaram com os 11 jogadores marcando atrás do meio campo Portugal. Tomaram um susto, após bola na trave de Cristiano Ronaldo. Os jogadores descambaram pra violência em cima do craque português. A força física superou a técnica portuguesa e no segundo tempo foram pra cima, criando boas oportunidades. Mas a partida terminou em 0x0. Contra o Brasil, a expectativa era de jogar fechada novamente, mas com Drogba em campo, o time jogou aberto. E esse foi o erro. Luis Fabiano aproveitou as falhas da defesa e marcou 2 belos gols. O time se abriu mais ainda e Elano ampliou. Erikson colocou o melhor jogador marfinense da 1ª partida, Gervinho. E o camisa 10 aproveitou escanteio mal cobrado e disparou da defesa até o ataque, se enrolou no chute, mas tocou pra Yaya Toure, que cruzou pra Drogba descontar. Ainda tentaram buscar o empate, mas não conseguiram. Quase eliminada, precisava torcer pra Portugal perder pro Brasil e tirar 10 gols de saldo. Venceram com facilidade a Coréia do Norte por 3x0. Mas mesmo que os portugueses perdessem pro Brasil, o placar não seria suficiente pra classifica-los.
Melhor jogador na 1ª fase: Gervinho

      Coréia do Norte ( 0 ponto)

  A seleção mais misteriosa da Copa, sem muitas informações. As seleções só descobriram como os norte-coreanos jogavam no decorrer da partida contra o Brasil. Com os 11 jogadores atrás do meio campo, endureceram a partida contra o Brasil. Mas não tinham um jogador com qualidade pra armar boas jogadas, na frente o brigador, Jong Tae Se, honrava o apelido de Rooney asiático. Incomodando os zagueiros brasileiros. Achando que o Brasil não era um bicho-papão afrouxaram a marcação no segundo tempo. Tomando 2 gols, no fim descontaram. O ditador parece ter gostado do desempenho dos jogadores e pela 1ª vez liberou uma transmissão ao vivo de um evento esportivo no país. Era melhor não ter liberado, contra Portugal mudaram o jeito de jogar. E foram goleados com muita facilidade. 7x0 fora o show. O resultado eliminou os asiáticos. o treinador disse que eles jogariam pra honrar o país. Mas perderam por 3x0 e provavelmente serão a pior equipe da Copa.
Melhor jogador na 1ª fase: Jong Tae Se

quinta-feira, 24 de junho de 2010

GRUPO F: Paraguai e Eslováquia se classificam

  O definição deste grupo só saiu com o apito final das duas partidas. A Itália, atual campeã e grande favorita da chave, acabou fazendo vergonha e foi eliminada na primeira fase. Com apenas 2 empates, inclusive contra a Nova Zelândia, e foi a lanterna da chave. O Paraguai aproveitou a caida dos italianos e ficaram em primeiro. A Eslováquia, que participa de sua 1ª Copa como país independente, superou os italianos e ficaram com a outra vaga. A participação da Itália foi tão fraca, que até mesmo a Nova Zelândia ficou em sua frente. Para muitos, sofreria 3 goleadas, mas conseguiram segurar 3 empates.

     Paraguai (5 pontos)

  O Paraguai era a segunda força do grupo, apontada como favorita pela 2ª vaga. Na estreia, a Itália. A atual campeã. Mas os paraguaios não se intimidaram e foram pra cima, com bom toque de bola. Mesmo sem Cabañas, que ficou de fora por causa do tiro que tomou, os paraguaios apostaram em Lucas Barrios, argentino filho de paraguaios. E o atacante não decepcionou, criou muitas oportunidades e participou da jogada do gol de Alcaraz. Faltou tranquilidade pra suportar a pressão e sofreram o empate italiano. O resultado foi muito bom, visto que era esperado a derrota. A 2ª partida foi contra a Eslováquia, superada a tensão da estreia. Jogaram com muita tranquilidade e imprimiram o ritmo e venceram com certa tranquilidade por 2x0. O tropeço da Itália contra a Nova Zelândia deixou os sulamericanos numa situação "confortável", bastava um empate pra classificar e a vitória pra ser 1°. Mas a derrota poderia significar eliminação também, pressionaram os neozolandeses, mas não sairam com a vitória, ao menos ficaram em 1°.
Melhor jogador na 1ª fase: Vera

      Eslováquia (4 pontos)

  Os eslovacos estreiram em Copas como país independente. O terceiro lugar era dado como certo. Pois Itália e Paraguai, tinham, na teoria, melhores equipes. A seleção se classificou com facilidade pra Copa, eliminando a República Tcheca. Na estreia a Nova Zelândia, a partida foi muito feia, com poucas chances de gols, mas os eslovacos melhor. Vittek conseguiu marcar o gol, mas aos 48 do segundo tempo a Nova Zelândia empatou. Frustração total! Veio o Paraguai, e a seleção não se encontrou. Foram completamente envolvido pela seleção paraguaia. A derrota por apenas 2 gols de diferença foi pouco. Como a Itália também tropeçou na Nova Zelândia, bastava vencer os tetracampeões na última rodada. E não se intimidaram, foram pra cima e abriram o placar com Vittek. A Itália tentou pressionar, mas sem chegar com muita clareza. Quando a Itália parecia perto de empatar, Vittek, novamente, ampliou. O gol colocou o atacante eslovaco ao lado de Higuain como artilheiro da Copa. Os italianos descontaram. Empataram, mas o bandeira anulou. O adversário foi todo pra cima e deixou a defesa aberta, os eslovacos aproveitaram e marcaram o 3x1. Mas os italianos descontaram de novo, a última jogada foi de fortes emoções, a bola foi levantada pra área e sobrou pra Pepe, que errou. Classificando a Eslováquia pra enfrentar a Holanda!
Melhor jogador na 1ª fase: Vittek

      Nova Zelândia (3 pontos)

  A grande zebra da Copa. Todos esperavam por 3 goleadas, mas os neozolandeses conseguiram superar todas as expectativas e seguraram três empates heróicos. O primeiro empate, contra a Eslováquia parecia impossível de acontecer, perdiam até os 48 do segundo tempo, quando o principal jogador da seleção, Smeltz, cruzou na cabeça de Reid, pra empatar. Depois veio a tetracampeã Itália, muitos diziam em goleada italiana. Mas os neozolandeses surpreenderam e abriram o placar com Smeltz, aproveitando falha de Cannavaro, apenas chutou no canto. Se trancaram na defesa, os 10 jogadores de linha quase dentro da área, mas a pressão italiana era enorme, De Rossi tentou subir numa bola, mas foi puxado, penalti que resultou em empate. Ao menos conseguiram suportar a pressão e empatar com a campeã. Chegaram na última rodada ainda com chance de passar, bastava vencer o Paraguai. Mas novamente jogaram na defesa, sofrendo muitos ataques. E conseguiram o terceiro empate.
Melhor jogador na 1ª fase: Smeltz

      Itália (2 pontos)

  Atual campeã! Grande favorita a passar em primeiro do grupo. Mas ao término da primeira fase esse pensamento acabou e a definição da campanha é: vergonha! 
  A estreia era difícil, contra o Paraguai. Quase todos apontavam as duas como classificadas. O jogo foi pegado no meio, mas com os adversários melhores. Sem Pirlo, o único jogador criativo da equipe, os italianos sofriam com a falta de criação de jogadas. E essa falta acabou custando cara, o Paraguai abriu o placar. E a situação ficou pior na volta do intervalo, o goleirão Buffon teve que ser substituído por lesão nas costas. Restou aos jogadores tentar chegar na base da raça, De Rossi foi o premiado, empatando a partida. Depois veio a Nova Zelândia, goleada certa, né?! Pelo contrário, quase que os neozolandeses venceram. Falha de Cannavaro e Smeltz abriu para o adversário. O time foi pra cima, mas o adversário se fechou. Pressionavam mas o chute final saia longe. De Rossi conseguiu um penalti, que Iaquinta empatou. O empate deu uma segurada na tensão, os jogadores conseguiam tocar melhor a bola, trocando passes, mas o arremate final saia longe. Tentaram, tentaram mas não conseguiram o gol da virada. Já estavam com a corda no pescoço, precisavam vencer e torcer por derrota paraguaia pra serem primeiros do grupo e fugir de um duelo prematuro contra a Holanda. Mas novamente entraram mal, tomaram 1x0 em saida errada do principal jogador na Copa, De Rossi. Correram bastante atrás do empate. A ida dos jogadores ao ataque acabou dando espaços atrás e sofreram o segundo gol. Finalmente Pirlo estreiou, pena que muito tarde. Os italianos conseguiram diminuir. Pouco depois empataram, mas o gol foi bem anulado, pois o jogador estava impedido. O jogo se encaminhava pro final quando tomaram o 3° gol. Fim da linha, né?! Quase, Quagliarella marcou um golaço, que trouxe sobrevida. O árbitro deu 4 minutos de acréscimos, aos 49 conseguiram um lateral. A bola foi jogada direta pra área, um atacante ainda desviou e sobrou pra Pepe, o jogador se enrolou e ao invés de chutar de esquerda, tentou de direita. A bola foi pra fora! Final de Copa pra atual campeã! Os italianos se juntam ao Brasil (1966) e França(2002), como campeões da Copa anterior que é eliminada na 1ª fase da Copa seguinte.
Melhor jogador na 1ª fase: De Rossi

GRUPO E: Holanda (100%) e Japão avançam

  A boa seleção holandesa confirmou o favoritismo e terminou a primeira fase da Copa com 100% de aproveitamento, a 2ª quem consegue esse aproveitamento até o momento. Mesmo sem contar com Robben nos 2 primeiros jogos, eles impuseram o ritmo de jogo e não foram incomodados. O Japão ficou em 2°, vencendo com sobras a Dinamarca na partida que decidia a outra classificada. Os dinarmarqueses eram os grandes favoritos a passar junto com a Holanda, mas tomaram uma surra do Japão e só não perderam de mais, por falta de sorte dos japoneses. Camarões era a seleção africana da chave, mas também foi eliminada na 1ª fase e é a pior seleção da Copa, apenas Honduras pode ser inferior ainda. Et'o ainda marcou 2 gols, mas a fragilidade do resto da equipe era enorme.

      Holanda (9 pontos)

  Esta geração holandesas é muito habilidosas, possuindo o melhor quarteto ofensivo do mundo. Uma pena que o principal jogador, Robben, se machucou no último amistoso antes da Copa. Mas ainda tinha Sneijder, Van der Vaart e Van Persie. Os três não chegaram a ser brilhante na primeira fase, mas incomodaram os adversários. O camisa 11 entrou no meio do 2° tempo contra Camarões e participou do gol da vitória.
  A estreia foi nervosa, mandaram desde o começo. Mas a defesa dinamarquesa tirava todas as bolas, Van Persie estava fora de sintonia e perdia muitas bolas na frente. Mas a sorte estava do lado dos holandeses. O zagueiro Poulsen foi cortar uma bola, porém cabeceou pra trás e a bola desviou em seu companheiro e entrou. Após o gol a Laranja foi pra cima, Sneijder que estava sumido apareceu e numa bela jogada no final da partida, chutou a bola caprichosamente bateu na trave, o zagueiro passou direto e Kuyt só teve o trabalho de tocar pro gol vazio. A vitória deu tranquilidade pra encarar o Japão, demoraram muito pra encaixar o seu estilo de jogo, novamente aproveitou vacilo adversário pra vencer por 1x0. O resultado foi magro, mas não chegaram a ser incomodados. A última partida era pra "cumprir tabela", já classificada e contra o eliminado Camarões. Pressionaram muito, mas as conclusões saiam longe do gol. Van Persie abriu o placar com bela tabela com Van der Vaart. O juiz anotou penalti de Van der Vaart, pois a bola bateu no seu braço. Eto'o empatou. Após o gol, finalmente Robben estreiou. E o craque foi fundamental para a vitória, recebeu na ponta direita, driblou o zagueiro e soltou a bomba, a bola explodiu e sobrou limpa pra Huntelaar fazer o gol da vitória.
Melhor jogador na 1ª fase: Sneijder

     Japão (6 pontos)

  A seleção japonesa era apontada como 3ª força do grupo. Mas surpreenderam a Dinamarca e venceram com muita facilidade e se classificaram pra encarar o Paraguai nas oitavas-de-finais.
  A estreia foi contra Camarões, a partida foi boa, com chances de ambas as equipes e o gol de Honda após cruzamento na área. O segundo jogo foi contra a Holanda, sabendo da força do adversário, ficaram atrás, esperando os europeus relaxarem pra surpreender. Não conseguiram encaixar o contra-ataque e perderam por 1x0. A última partida era o confronto direto contra a Dinamarca pela outra vaga. Os europeus eram os favoritos. Mas os asiáticos fizeram uma partida fantástica, jogando com muita facilidade. Destaque pro atacante, Honda, não é a toa que o CSKA deseja negociar Vagner Love. O atacante japonês é muito bom e fez um belo gol de falta, claro que o goleiro ajudou, mas foi um golaço! Endo ampliou também de falta. Tomasson descontou de penalti, mas Honda fez grande jogada no final da partida, driblou o zagueiro e tocou pra Okazaki garantir de vez a classificação.
Melhor jogador na 1ª fase: Honda

     Dinamarca (3 pontos)

  A seleção europeia se classificou com facilidade, num grupo que tinha Portugal e Suécia. A expectativa era de ao menos chegar nas oitavas. A equipe era muito experiente. Mas sucumbiram diante da correria japonesa e foram eliminados.
  A estreia já era complicada, contra a grande favorita da chave, Holanda. O time conseguiu suportar a pressão. Mas uma falha da zaga, que marcou gol contra, atrapalhou o rendimento e tomaram o segundo. A derrota já era meio que "esperada", por isso não perderam a cabeça. Veio o duelo contra Camarões e o time começou distraido e uma falha da zaga resultou no belo gol de Eto'o. O time se arrumou e buscou o empate, após bela jogada de Rommedahl, que deixou Bendtner na cara do gol. A virada saiu com outra boa jogada de Rommedahl, que driblou o zagueiro e chutou no canto. A vitória eliminou os africanos e deixou a partida contra o Japão como de vida ou morte. A partida já era esperada pra decidir o 2° do grupo. Mas os japoneses foram com tudo pra cima, envolveram os europeus, sofreram 2x0 em duas belas cobranças de falta. Diminuiram com Tomasson, mas a defesa ficou aberta e o Japão marcou o terceiro, que matava o jogo.
Melhor jogador na 1ª fase: Rommedahl

      Camarões (0 pontos)

  Mesmo com o melhor jogador africano dos últimos 7 anos, Eto'o. A seleção de Camarões foi eliminada sem fazer um único ponto. O resto da equipe é muito fraca. Com muitas falhas na marcação. Até conseguiram fazer uma partida equilibrada contra o Japão. Mas perderam por errarem a marcação. Com a Holanda, 100%. O jogo contra a Dinamarca era de vida ou morte. Pois uma derrota significava eliminação precose. Jogaram muito, abriram a partida com Eto'o. Mas a defesa falhou de novo e a Dinamarca virou. Já eliminada, os jogadores encararam a Holanda em busca de um ponto. Mas perderam também, Van Persie tabelou e marcou. O ídolo, Eto'o ainda empatou de penalti. Mas Huntelaar confirmou a vitória após jogada de Robben. mais uma seleção africana eliminada na 1ª fase, muito provavelmente só Gana se classificará.
Melhor jogador na 1ª fase: Samuel Eto'o

quarta-feira, 23 de junho de 2010

GRUPO D: Alemanha e Gana se classificam

  Outro grupo que só foi definido na última rodada e nos últimos minutos das partidas. A Alemanha confirmou o favoritismo e se classificou em 1° da chave. A seleção de Gana conseguiu a 2ª vaga e ainda teve que ficar de olho na outra partida, pois um empate sérvio os eliminaria. Foram as duas melhores seleções do grupo e mereceram a vaga. Pena que teremos um confronto prematuro entre Alemanha e Inglaterra já nas oitavas, Gana enfrenta os EUA num confronto de azarões. A sérvia só precisava vencer, pois tinham vencido a Alemanha e jogavam contra a lanterna, mas foram surpreendidos e perderam por 2x1 pra Austrália.

      Alemanha (6 pontos)

  A seleção alemã começou com tudo, goleando a Austrália com muita facilidade e sendo apontada como a maior favorita ao título. Klose começou bem a caminhada pra tentar alcançar ou até mesmo passar Ronaldo como maior artilheiro das Copas. Mas os outros 3 da frente, Podolski, Muller e, principalmente, Ozil, encantaram todos com as boas trocas de bola. Mas veio o segundo jogo, contra uma seleção mais qualificada, a Sérvia. A partida começou com muitas faltas e cartão vermelho pra Klose com menos de 30 minutos. O time ficou muito nervoso e acabou perdendo por 1x0. Pressionaram mas nada de empate. Com o empate de Gana, a classificação alemã ficou ameçada. Mas Alemanha é Alemanha e superaram a correria ganesa, vencendo por 1x0, golaço de Ozil de fora da área. Agora a missão é contra a Inglaterra, que tem tudo pra ser a melhor partida das oitavas.
Melhor jogador na 1ª fase: Ozil

      Gana (4 pontos)

  Para nós, do Joga Junto, a seleção de Gana sempre foi a melhor africana na Copa, sem essa história de Costa do Marfim, a única que é melhor é o Egito, mas eles estranhamente nunca se classificam. Mesmo sem o principal jogador e capitão, Essien, eles mostraram grande futebol e conseguiram a vaga pra próxima fase, provavelmente a única africana.
  A estreia já era uma final, com a Alemanha na chave, muitos diziam em 100% de aproveitamento dos tricampeões. Por isso a partida contra a Sérvia já seria de "vida ou morte". E eles mostraram muita técnica e correria. Apostando nas jogadas pelas laterais, assustaram os sérvios e foram premiados com o gol no final da partida, Asamoah Gyan bateu bem o penalti que garantiu os 3 pontos. A segunda partida era considerada "fácil", contra a Austrália, que tinha sido goleada por 4x0 pela Alemanha. E com a derrota da Alemanha pra Sérvia, a vitória seria importante, pra ficar na boa na última rodada. Mas os australianos endureceram o jogo, sairam na frente e coube a Asamoah Gyan, novamente de penalti, empatar. Pressionaram bastante, com boas jogadas de Ayew, filho de Abedi Pelé, mas o gol não saiu. A partida contra a Alemanha foi tensa, pois a derrota poderia significar a eliminação, fizeram uma partida aberta, com boas chances de gols. Perderam com um golaço, sem chances. Quis o destino que a Austrália vencesse a Sérvia e os africanos, mesmo perdendo se classificassem. Agora enfrentão os EUA.
Melhor jogador na 1ª fase: Asamoah Gyan

      Austrália (4 pontos)

  Quando foram sorteados os grupos, muitos diziam que os australianos seriam o saco de pancadas. Na primeira partida, realmente parecia que seria verdade, mas ai vieram as outras e se não fosse a goleada sofrida, tinham grandes chances de avançar.
  Pegaram a gigante alemã na estreia, mas tomaram uma goleada, 4x0 e foi pouco ainda. Os alemães jogaram muito e não deixaram os australianos chegarem com perigo. Ficou uma interrogação depois do jogo, será que eles eram muito fraco mesmo ou foi uma partida atipica?! A resposta veio contra Gana, um empate com os africanos, e ainda sairam na frente. Com remotas chances de classificação, encararam a Sérvia. E por pouco não avançaram, suportaram a pressão e conseguiram vencer por 2x1, não fosse a goleada que sofreu da Alemanha, conseguiam a classificação.
Melhor jogador na 1ª fase: Holman

      Sérvia (3 pontos)

  Lutaram muito, mas morreram na praia. Estreiaram contra Gana, para muitos o duelo pra definir o segundo da chave. A partida foi muito boa, com chances de gols de ambas, mas um penalti bobo no final acabou resultando em derrota. Aí veio a Alemanha, que vinha cheia de moral, após golearem a Austrália, com muita facilidade. Mas o jogo foi duro, com muitas faltas e expulsão de Klose, pelo lado alemão, conseguiram suportar a pressão e marcar um belo gol no final do primeiro tempo. No 2° o jogo seguiu com pressão alemão, mas a zaga tirou todas. O empate de Gana acabou sendo "benefico", pois uma simples vitória já classificava. Foram pra cima, pressionando, chute na trave, travessão. Mas nada da bola entrar, o segundo tempo seguiu do mesmo modo, mas a bola pune quem perde tantos gols assim. A Austrália foi ao ataque e abriu, depois ampliou com um golaço de fora. Ainda descontaram com Pantelic. Com a Alemanha vencendo Gana, o empate já servia pra classificar, pois teriam mais gols feitos. Empataram, mas foi anulado por impedimento claro de Pantelic, o camisa 9 ainda teria grande chance nos acréscimos, livre na área, isolou a bola.
Melhor jogador na 1ª fase: Jovanovic

GRUPO C: EUA e Inglaterra avançam

  As duas eram apontadas como grandes favoritas da chave. O English Team era o maior favorito, com muitos acreditando em 3 goleadas, os americanos venceriam os demais e só perderiam pros ingleses. Mas o que vimos foi muito diferente do que pensado. Os americanos só se classificaram com um gol nos acréscimos do 2° tempo. Os ingleses empataram duas partidas e sofreram pra manter o 1x0 contra a Eslovênia. Os norte-americanos acabaram ficando em 1°, por terem feitos mais gols, os ingleses em 2°.

      EUA (5 pontos)

  "Foi teste pra cadiaco". Definição perfeita pra classificação americana. Com um gol nos acréscimos de Donovan, os norte-americanos venceram a Argélia e, de quebra, ficaram com a liderança da chave. 
  Na estreia, empate importante contra a Inglaterra. Após sofrerem o gol com 4 minutos e tomarem pressão, Dempsey arriscou um chute, sem muita força de fora, e contou com a ajuda de Green pra empatar. Tomaram pressão no segundo tempo e suportaram a pressão inglesa. O pensamento contr a Eslvênia era de vitória, com alguma tranquilidade. Mas o que vimos foi uma seleção eslovena muito bem postada, abrindo 2x0 com facilidade ainda no primeiro tempo. Mas os americanos jogaram muito na etapa final e buscaram o empate, só não viraram porque o árbitro marcou falta inexistente de Maurice Edu no zagueiro adversário. Contra a Argélia, a necessidade de vitória. Pressionaram bastante, chegaram a marcar um gol que foi anulado, pois Dempsey estava impedido, seguiram mandando na partida, chutando na trave e foram premiados com um gol justamente na hora que tinha acabado a partida da Inglaterra, e foi o capitão e ídolo, Donovan quem marcou.
Melhor jogador na 1° fase: Donovan

      Inglaterra (5 pontos)

  O English Team era a grande favorita da chave, com muito mais qualidade que os adversários, pelo menos no papel, porque quando a bola rolou não vimos isso. Os ingleses tiveram muita dificuldade pra jogar e por pouco não rodam na primeira fase.
  O primeiro ataque inglês na Copa já foi com gol. O capitão, Gerrard marcou um belo gol. Mas a equipe sentiu falta de maior poder ofensivo contra os EUA, pressionavam mas nada de chutar com perigo. Tomaram o empate numa falha de Green, tentaram a vitória, mas não conseguiram furar o bloqueio americano. Veio a partida contra a Argélia, pra muitos a seleção mais fraca. Mas quando a bola rolou vimos os argelinos pressionando os ingleses, criando muitas oportunidades, mas falhando na conclusão, a torcida protestou muito, inclusive vaiando os próprios jogadores, Rooney, maior nome inglês antes da Copa, saiu criticando a torcida. A última partida, contra a Eslovênia, era vida ou morte, tinham que vencer ou vencer. Capello mudou o setor ofensivo e conseguiu o gol com Defoe, artilheiro do Tottenham, no fim tomou uma pressão do adversário e os zagueiros, Upson e Terry se desdobraram pra parar o ataque esloveno, numa delas, Upson meteu a cabeça na bola e quase foi chutado.
Melhor jogador na 1ª fase: Terry

      Eslovênia (4 pontos)

  Os europeus se classificaram pra Copa na repescagem, eliminando a favorita Rússia. Existia a possibilidade de classificar na vaga dos EUA. Mas quase que tiraram a gigante Inglaterra. Com um futebol sem nenhum craque, mas que tinha no conjunto o diferencial. Os eslovenos perderam pra Inglaterra e no momento que acabou a partida, os EUA marcaram o gol que os eliminavam, alguns jogadores choraram quando souberam.
  Na partida de estreia, o duelo de "zebras" contra a Argélia. O nível técnico foi muito baixo, com poucas chances de gols, mas com os europeus um pouco melhor, no final da partida o lance de sorte, Koren arriscou de fora e o goleiro argelino aceitou um frangaço. Contra os EUA, abriram 2x0 com extrema facilidade, com futebol envolvente. Mas veio o segundo tempo e o time parece que "morreu", errando tudo que tentava e deixando os americanos empatarem, quase sairam com a derrota, pois o árbitro anulou com legal de Maurice Edu. Hoje encaram a Inglaterra, fizeram uma boa partida, mas faltou camisa. Sofreram um gol em jogada de escanteio. Quase tomaram mais. No final cresceram de produção e quase empataram, faltou qualidade no chute final. A partida terminou e no mesmo momento os EUA marcavam o gol que os eliminou.
Melhor jogador na 1° fase: Koren

      Argélia (1 ponto)

  Os argelinos tinham a torcida dos sulafricanos, que torciam para as seleções africanas. Mas assim como o país-sede e a Nigéria, também foi eliminada na primeira fase. Ainda faltão Gana e Costa do Marfim jogarem pra saber se alguma seleção africana passa ou não.
  Na estreia contra a Eslvênia, o baixo nível técnico chamou a atenção, com muitos erros de ambas as equipes, quando o empate parecia certo, o goleiro argelino falhou feio e tomou um frangaço. O segundo jogo era contra a grande favorita, Inglaterra. Muito se falou de goleada inglesa com facilidade, mas os africanos jogaram muito criando boas chances de gols, mas pecavam na finalização. O empate acabou custando caro, pois foram melhores em boa parte do jogo. Tinham boa chance de classificar ainda, bastava vencer os EUA. Mas jogaram muito mal, sofrendo o jogo inteiro com a pressão americana. O jogo seguiu empatado até os 45 do segundo tempo. Quando Donovan aproveitou rebote e marcou o gol da vitória adversária.
Melhor jogador na 1° fase: Ziani

GRUPO B: Argentina (100%) e Coréia do Sul avançam

  A Argentina sobrou no grupo. Com 3 boas vitórias, nossos hermanos lideraram com sobras o grupo B. De quebra, Higuain é, até o momento, artilheiro do mundial, com 3 gols. Messi mostrou que pode ser o mesmo do Barcelona, fazendo 3 boas partidas. O ponto fraco é a defesa, que tomou gol de falha. A Coréia do Sul demonstrou ser a menos fraca das outras 3 e conseguiu a classificação após suportar a pressão e empatar com a Nigéria. A Grécia ficou em terceiro do grupo, finalmente conseguiu marcar gols e vencer uma partida de Copa, mas a derrota na estreia atrapalhou. A Nigéria foi a lanterna, fez apenas 1 ponto. Mas fez 3 boas partidas, a defesa que era frágil. Mesmo com o goleirão, Enyema (melhor goleiro da Copa, até o momento) fechando o gol.

      Argentina (9 pontos)

  Nossos vizinhos sobraram. Não foram incomodados em nenhum momento pelas outras seleções. Messi jogou muito, sendo o principal jogador argentino na primeira fase, Higuain marcou 3 gols e é o artilheiro da Copa. A defesa é o setor que preocupa, mais o lado direito, Gutierrez vem sendo improvisado de lateral direito e marca mal, deixando muitos espaços.
  A estreia era dura, contra a boa seleção da Nigéria. Conseguiram um gol logo no começo, com Heinze. Foram pra cima, com Messi e Tevez inspirados, mas o goleiro Enyema fechou o gol. Gutierrez ia pro ataque e se esquecia de voltar, deixando os nigerianos pressionarem. Higuain perdeu muito gol. Mas veio o segundo jogo e sua redenção, o camisa 9 marcou 3 gols e se isolou na liderança da artilharia, calando a boca dos jornalistas brasileiros, que parecem que não veem futebol e se esquecem que ele foi artilheiro do Real Madrid. Messi quis jogo de novo, mas novamente parou no goleiro e na trave, Demichelis falhou no gol coreano. Mas se recuperou ontem, marcando o primeiro contra a Grécia, mesmo com 7 reservas, os comandados de Maradona não correram riscos e ainda ampliaram com o veterano Martin Palermo, que aproveitou rebote de chute de Messi.
Melhor jogador na 1ª fase: Lionel Messi

      Coréia do Sul (4 pontos)

  Os sul-coreanos conseguiram a vaga suportando uma pressão imensa da Nigéria na última rodada. Na estreia conseguiram uma boa vitória sobre a Grécia, por 2x0. Ji-Sung Park, capitão e jogador do Manchester United, jogou muito. A seleção se encheu de confiança pra encarar Messi & cia. Mas mostraram ser uma seleção fraca na marcação, foram goleados por 4x1. Ontem precisavam da vitória ou do empate pra classificar, a Nigéria foi com tudo, pressionando. Sofreram o primeiro gol, mas conseguiram a virada. Os nigerianos queriam a vaga e ainda empataram de novo, mas os asiáticos seguraram a pressão e levaram a vaga.
Melhor jogador na 1ª fase: Ji-Sung Park

      Grécia (3 pontos)

  A expectativa era grande em cima dos gregos, após o título europeu em 2004, sua participação era aguardada. Mas existia mais um tabu para eles, marcar o primeiro gol em Copas. Na primeira e única participação, em 1994, sairam sem marcar um. E perderam na estreia por 2x0 pra Coréia do Sul. Parecia que o destino seria o mesmo na 2ª partida, tomaram o gol da Nigéria logo no começo, mas a expulsão de um jogador adversário ajudou os gregos a melhorarem. E, finalmente conseguiram o gol, Salpingidis marcou o gol histórico. Viraram com Torosidis e garantiram a primeira vitória em Copas. Na última rodada foi a vez de encarar a favorita, Argentina, quando a Nigéria marcou, eles relaxaram. Quando a Coréia virou, foram pra cima, o jogo empatou de novo e também relaxaram, sendo castigados com 2 gols e eliminação.
Melhor jogador na 1ª fase: Samaras

      Nigéria (1 ponto)

  A seleção africana fez 3 boas partidas, pressionando o adversário, mas os problemas na defesa atrapalharam, Enyema, o melhor goleiro da Copa, ainda salvou a seleção de sofrer goleadas pra Argentina e Grécia.
  A estreia foi tensa, com muit pressão da Argentina, principalmente com Messi, mas o goleirão salvou todas. Só sofreram gol em uma jogada ensaiada do adversário. Na segunda partida, um gol logo no começo deu a entender que venceriam com goleada, mas um zagueiro foi expulso infantilmente e estragou a boa partida, sentiram o jogador a menos e tomaram e virada. Ontem, precisavam da vitória simples e contar com vitória argentina. Os argentinos fizeram sua parte, mas os africanos pararam na defesa coreana. Abriram o placar, mas sofreram a virada, ainda tiveram forças pra empatar. Mas não era a hora de passar, quem sabe em 2014.
Melhor jogador na 1ª fase: Enyema

terça-feira, 22 de junho de 2010

GRUPO A: Uruguai e México avançam

  A partir de hoje começamos a conhecer as seleções que avançaram pras oitavas-de-finais da Copa. No grupo A, a França decepcionou todos e foi eliminado precosemente na fase inicial. Os atuais vice-campeões ainda conseguiram a proeza de fazer apenas 1 ponto. A África do Sul também foi eliminada e entrou pra história como 1ª anfitriã a ser eliminada na primeira fase. Melhor pra Uruguai e México, as duas equipes da América ficaram em 1° e 2° respectivamente. Elas se enfrentaram e os uruguaios venceram por 1x0 e entram com moral na 2ª fase. 

      Uruguai (7 pontos)

  Líder do grupo, os sulamericanos surpreenderam muitos com o belo futebol apresentado. Unindo técnica e raça. Forlán, Luiz Suares e Cavani formaram um trio de atacantes muito perigoso, com os três se revesando nas pontas e na área. Atrás, Lugano e Muslera garantiram. O capitão mostrou a raça que todos conhecemos dos tempos de São Paulo, o goleiro foi seguro, sem sofrer gol ainda.
  Começaram empatando com a França, numa das partidas mais feias da Copa. O empate ainda saiu barato, pois os franceses foram um pouco melhor. Depois jogaram com todo o estádio contra, na goleada sobre a África do Sul. Mas os uruguaios não se intimidaram e enfiaram 3x0 nos bafana-bafana. Forlan, que já tinha se destacado na estreia marcou 2 gols, o primeiro um golaço. Suarez se recuperou e Cavani entrou bem no time. 
  E hoje enfrentaram a boa seleção do México, que pressionou bastante, mas a tradicional defesa uruguaia suportou a pressão e num ótimo ataque, Luis Suarez, finalmente desencantou, marcando o gol da vitória de cabeça. O final da partida foi com praticamente todos os jogadores atrás do meio-campo, ajudando na defesa.
Melhor jogador da 1ª fase: Diego Forlan

      México (4 pontos)

  A seleção mais ofensiva do grupo, jogando com 3 atacantes e sempre acionando os laterias, o México criou muitas chances de gols, mas os jogadores pecavam pela falta de chute, chegando com perigo, mas querendo entrar com bola e tudo. E isso custou caro na estreia, quando ficaram o jogo inteiro em cima da África do Sul, porém não chutavam de fora, tomaram o 1x0 e foi preciso a entrada do veterano, Blanco, pra seleção chutar de fora e conseguir o empate. Depois enfrentaram a França, que na medida do possível, fez uma boa partida de estreia. Não tomaram conhecimento de Ribery & cia e venceu com sobras por 2x0. Chicarito Hernandez e Blanco garantiram os 3 pontos. Hoje jogavam pela liderança contra o Uruguai, muito se falou de um possível jogo de "compadres", pra classificar ambas sem risco. Mas os norte-americanos foram pra cima, pra vencer e tentar fugir de um combate contra a Argentina, como em 2006. Mas perderam e terão que enfrentar a seleção argentina de novo.
Melhor jogador da 1ª fase: Giovani dos Santos

      África do Sul (4 pontos)

  Os bafana-bafana jogaram com toda a torcida possível, não só do próprio país como de todo o continente. Mas acabaram entrando pra história como a primeira seleção anfitriã a ser eliminada ainda na fase inicial da Copa. Empolgação da torcida não faltou, o que faltou foi capacidade técnica dos jogadores, que tem muita disposição mas pouca capacidade de criar boas chances de gols.
  Na estreia, ficaram bastante acuados contra o México, mas contando com toda a empolgação que a abertura da Copa levou aos torcedores, conseguiram marcar com Tschabalala. Mas não suportaram o poderio ofensivo mexicano e sofreram o empate. Depois enfrentaram o Uruguai, os sulamericanos também foram com tudo pra cima, mas não tentavam enfeitar, sendo mais objetivos que os mexicanos, golearam com muita facilidade por 3x0. Com remotas chances de classificação, enfrentaram a França e sairam de cabeça erguida da competição, vencendo por 2x1. Gols de Khumalo e Mphela. A torcida aplaudiu os jogadores, reconhecendo os esforços que eles fizeram.
Melhor jogador da 1ª fase: Tschabalala  

      França (1 ponto)

  Vergonha! Não tem melhor definição que esta pra campanha francesa na Copa. Com raxa entre treinador e jogadores, problemas particulares. A seleção francesa, que é de longe melhor individualmente que as demais, fez apenas 1 empate e foi "pouco melhor que 2002" por ter conseguido marcar 1 gol. O capitão e ídolo, Henry foi barrado antes da Copa e mal entrou, gerando muitos protestos de torcedores e jornalistas. 
  Até estreiaram bem, empatando com a boa seleção do Uruguai, criando mais que o adversário. Mas veio o segundo jogo e tudo mudou, o treinador mudou a seleção. Mas o time jogava muito mal contra o México, Anelka saiu no intervalo e o no final, derrota por 2x0 pros mexicanos. Depois, foi revelado que o jogador xingou o treinador no vestiário e acabou cortado da Copa. No primeiro treino para o último jogo, discussão e quase agressão do preparador físico com Evra, que herdou a faixa de Henry. O chefe da delegação pediu demissão. O clima ficou tão ruim, que a ministra francesa veio à África interver. Mas perderam de forma dramática para a África do Sul por 2x1 e coube a Malouda marcar o único gol francês na Copa. O clima está tão feio entre os franceses, que Parreira foi cumprimentar Domenech, mas o francês se recusou.
Melhor jogador da 1ª fase: Lloris

segunda-feira, 21 de junho de 2010

Portugal humilha Coréia do Norte e Espanha se recupera

  A seleção portuguesa "pintou o sete" e humilhou a Coréia do Norte. Os jogadores se revesaram nos gols e apenas Tiago marcou mais de um gol. Destaque também pra Cristiano Ronaldo, que participou de 4 gols, marcando 1 e calando a boca dos criticos que ficavam enchendo o saco. Porque ele estava há 1 ano sem marcar pela seleção. Depois a boa seleção do Chile conseguiu superar a retranca suiça e venceu o adversário pelo placar mínimo. Por último, a Espanha venceu a frágil seleção hondurenha por 2x0 e joga por uma simples vitória na última rodada pra se classificar.

      Portugal 7x0 Coréia do Norte

  A partida começou complicada, com os norte-coreanos se arriscando no ataque e apenas 1x0 no primeiro tempo. Mas aí veio o intervalo e os portugueses colocaram a bola no chão e aplicaram a maior goleada desta Copa. O luso-brasileiro, Liedson, entrou e também deixou o seu.
  A Coréia do Norte começou com o time inteiro atrás, como fez contra o Brasil. E foi Cristiano Ronaldo que tentou abrir o placar. Recebeu a bola da intermediária e arrancou, mesmo marcado por 2 adversários, o camisa 7 bateu de esquerda pra defesa do goleiro. Depois foi a vez de Ricardo Carvalho, na primeira chance isolou. Mas na segunda cabeceou na trave.
  Os portugueses se mandaram com tudo pra cima, deixando a defesa desguarnecida e nessa hora os norte-coreanos começaram a gostar da partida. Sempre apostando nas saídas rápidas pelas laterais. Os camisas 9 e 10, Tae Se e Yong Jo, deram trabalho pra Eduardo.
  Mas aos 30 saiu o gol português! Deco, com dores nas costas, deu lugar a Tiago. E foi o camisa 19, quem deu grande passe pra Raul Meireles, bater na saída de Myonge Guk. 1x0 Portugal!
  O time asiático conseguiu a proeza, não me lembro de outra vez, e não fez uma falta sequer no primeiro tempo. Cristiano Ronaldo ainda tentou, pegando a bola no meio campo e indo pra cima com suas jogadas de efeito, mas sem muito perigo. E Raul Meireles quase marcou de novo, nos acréscimos, mas a bola saiu por cima.
  O intervalo foi benéfico pros portugueses. E Simão aos 8, ampliou! Miguel lançou pra Hugo Almeida, que ajeitou pra Raul Meireles. O autor do gol viu Simão passando livre, deu grande passe entre os zagueiros, o camisa 11 olhou e chutou por entre as pernas. 2x0 Portugal!
  O gol desconcertou os norte-coreanos. Fábio Coentrão, que começou como 2° atacante e tornou-se lateral-esquerdo apenas neste ano, apareceu bem na jogada do terceiro gol. Recebeu passe em profundidade de Cristiano Ronaldo, olhou pra área e cruzou na cabeça de Hugo Almeida! Depois foi a vez de Tiago marcar o seu!
  Cristiano Ronaldo avançou pela esquerda, entortou o zagueiro e tocou pra Tiago, livre, ampliar! 4x0 e goleada portuguesa! O craque português queria acabar com o jejum, aos 25 cortou o zagueiro e soltou uma bomba, a bola caprichosamente acertou no travessão.
  Liedson, que tinha acabado de entrar na vaga de Hugo Almeida, também marcou o seu! Duda cruzou pra área, o zagueiro errou a bola, que sobrou livre pro brasileiro, que encheu o pé! 5x0 e o vira português!
  O jogo ia se encaminhando pro final e parecia que Cristiano Ronaldo não deixaria o seu. Mas aos 42, Liedson roubou a bola do zagueiro, que sobrou limpa pro capitão, ele driblou o goleiro, que conseguiu tocar na bola, ela subiu e o português fez uma embaixadinha involuntária com a nuca antes de marcar! Showcolate e fim do jejum!
  Fábio Coentrão ainda teve tempo de cruzar a bola na cabeça de Tiago, pra fechar de vez o placar! Os portugueses agora enfrentam o Brasil e um empate já os classifica. Mesmo que percam, podem se classificar pelo saldo de gols. 9 a mais que a Costa do Marfim!

Melhor em campo, segundo a FIFA: Cristiano Ronaldo (Portugal)

      Chile 1x0 Suiça

  A boa seleção do Chile deu mais um grande passo ruma à classificação. Venceu a retranca suiça e abriu 3 pontos na liderança do grupo H. Agora jogam por um simples empate pra se classificarem em primeiro, mas uma derrota pra Fúria pode leva-los a eliminação, dependendo do resultado da própria Suiça contra Honduras.
  Com a volta do matador, Humberto Suazo, El Loco Bielsa sacou Valdivia dos 11 titulares, mesmo o ex-Palmeirense tendo sido um dos destaques da estreia. A mudança tirou um pouco a rapidez do ataque, mas a equipe foi pra cima assim como contra Honduras. Vidal e Carmona obrigaram Benaglio a fazer duas difíceis desefas.
  E os europeus ficaram com 1 a menos. Behrami deu duas cotoveladas. Uma em Vidal e outra em Beausejour, o árbitro não teve dúvidas, expulsou o suiço. O treinador sacou um jogador de frente e colocou outro de meio, pra recompor. Suazo e Sanchez tiveram boas oportunidades, mas erraram o gol.
  Bielsa foi com tudo pra cima no segundo tempo, colocando Valdivia e Mark Gonzalez nos lugares de Suazo e Vidal. O time ficou mais rápido, Sanchez chegou a marcar, mas o gol foi anulado por impedimento de Mark Gonzalez antes da bola chegar no atacante. Sanchez teve mais uma oportunidade pouco depois, mas o goleiro saiu bem.
  A seleção da Suiça acabou entrando pra história aos 22 do segundo tempo, superando a Itália de 86 e 90 e ficando mais tempo sem sofrer gols. Mas o Chile queria o gol, sendo premiado aos 30. Valdivia deu grande passe pra Paredes, o jogador driblou o goleiro e cruzou na cabeça de Mark Gonzalez. 1x0 e festa chilena, maioria na arquibancada!
  A Suiça tentou aos 44, mas o chute foi pra fora. Valdivia ainda tomou cartão amarelo nos acréscimos por simular um penalti.

Melhor em campo, segundo a FIFA: Mark Gonzalez (Chile)

      Espanha 2x0 Honduras

  A Furia entrou com tudo, querendo calar os críticos e provarem que podem chegar longe na Copa.  Fernando Torres e Jesus Navas, que entraram bem na estreia, começaram jogando. Com 3 atacantes, a Espanha mostrou parte do futebol envolvente que encantou o mundo.
  Aos 2, Fernando Torres chapelou o zagueiro, que meteu a mão na bola, mas o árbitro ignorou o lance. Depois o camisa 9 furou cruzamento de David Villa. O camisa 7 arriscou seu primeiro chute aos 8, acertando o travessão. 5 minutos depois o novo atacante do Barcelona recebeu, driblou 2, mas isolou.
  Villa queria deixar o seu e foi premiado aos 13. Passou entre 2 hondurenhos, entrou na área. Cortou mais um, escorregou mas conseguiu chutar. Golaço!
  O gol deixou os espanhóis mais solto, tocando a bola com muita calma. Fernando Torres, grande nome do ataque, mostrou que ainda está fora de forma perdendo chances claras. Cabeceando pra fora e isolando outra.
  Honduras voltou em cima no segundo tempo, tentando esboçar alguma pressão. Mas essa tentativa acabou aos 5. A Furia recuperou a bola na entrada da área. A bola foi passada pra Xavi, o jogador do Barcelona avançou desde antes do meio-campo livre. Tocou pra Jesus Navas, que devolveu pra David Villa, o atacante chutou, a bola desviou no zagueiro e entrou. Golaço de novo!
  O terceiro gol quase saiu 1 minuto depois. Sérgio Ramos avançou livre pelo meio e chutou rente a trave. O gol estava maduro e aos 15, penalti! Jesus Navas fez boa jogada pela direita e foi derrubado. Villa pegou a bola, querendo marcar o 3° e se igualar a Higuain. Mas o chute foi pra fora!
  Del Bosque tirou Xavi pouco depois do penalti, colocando Fabregas. E em seu primeiro lance, o jogador do Arsenal driblou o goleiro e bateu, o zagueiro tirou em cima da linha. Fernando Torres reclamou muito, pois estava livre e melhor posicionado ao lado.
  A Fúria cansou e tocou bola até o fim, Villa ainda foi travado em mais uma boa chance.

Melhor em campo, segundo a FIFA: David Villa (Espanha)