terça-feira, 25 de maio de 2010

As decepções da temporada européia

  Acompanhamos nesta última temporada européia algumas equipes decepcionando suas torcidas e os acompanhantes de futebol. Grandes equipes européias, mesmo com todo o investimento, sucumbiram diante de outras com muito menos investimentos e ficaram de fora da próxima UEFA Champions League. Analisando a tabela final dos principais campeonatos europeus, citaremos algumas equipes que se "encaixaram" neste "perfil".

      Juventus

  Sem sombra de dúvidas a Velha Senhora foi a maior decepção do Calcio Italiano. A equipe que foi apontada antes do início da competição como favorita ao título, após o grande investimento em reforços. Como Diego, Felipe Mello, Cannavaro e Fábio Grosso. Terminou a Liga Italiana na 7ª colocação. Posição esta que não dá nem mesmo vaga na Liga Europa. Porém como a final da Copa da Itália foi entre Inter e Roma, ambas na próxima Champions League, a equipe de Turim herdou a vaga. O início de temporada até que foi bom, liderando o campeonato, mas alguns tropeços contra adversários muito fracos foram levando a Juve para baixo na tabela, num dado momento, começo de 2010, chegou a figurar na 10ª posição.
  E não foi apenas na Liga local que os juventinos fizeram vergonha. Na Champions League os italianos foram eliminados na melancolicamente na fase de grupos, sofrendo uma goleada histórica, em casa, para o Bayern de Munique por 4x1.

      Liverpool

  Diferentemente da Juve, que ainda teve um momento bom durante a temporada, o Liverpool fez uma temporada completamente fraca. Principalmente com a falta do craque da equipe, Fernando Torres, que ficou boa parte da temporada contundido. Assim como a Juve, a equipe de Liverpool também ficou em 7° lugar na Premier League. Ainda aguarda definição da situação do Portsmouth, que decidiu a FA Cup e ganhou a vaga. Os pompeys foram rebaixados para a Divisão One, mas suas dívidas são imensas, só poderá disputar a Liga Europa se conseguir investidores que banquem, se não, o Liverpool fica com a vaga na Liga Europa.
  Também foi eliminado precosemente na fase de grupos da Champions League. Perdendo para Lyon e Fiorentina, em pleno Anfield Road. Quando El Niño Torres voltou na metade final da temporada, os Reds esboçaram alguma reação, mas bastou o camisa 9 machucar novamente, para a equipe afundar.

      Atlético de Madrid

  O título da Liga Europa diminuiu um pouco os protestos dos torcedores pela fraca campanha na Liga Espanhola. Um começo de temporada horroroso! Não tem definição melhor que esta para as seguidas derrotas, seja em casa ou fora, dos madrilenos. Chegou ao fundo do poço quando conseguiu ser o lanterna do campeonato. Foi preciso a mudança de treinador e a parada de final de ano para a equipe se reencontrar. Aguero e Forlan voltaram e ser uma das duplas mais temidas da Europa. Quando a disputa na Liga Europa foi se afunilando, os espanhóis começaram a perder pontos para adversários fracos. De bom mesmo, apenas o título da competição européia.
  Como as outras duas equipes já citadas em cima. Os espanhóis também foram eliminados na fase de grupos da Champions League. Mas sua eliminação foi mais vergonhosa ainda. Somando apenas 2 pontos e classificando para a Liga Europa graças ao empate com gols no Chipre, com o Apoel.

      Hertla Berlim

  Foram muitas as equipes que decepcionaram na Bundesliga. Wolfsburg, Hamburgo e Stuttgart, foram alguns. Mas a equipe da capital superou de longe todas elas juntas. Na temporada passada, o Hertla disputou o título alemão até a última rodada. Com um elenco muito elogiado. Mas nesta temporada, o mesmo elenco, fez uma uma das maiores vergonhas da história do clube. Sendo rebaixado para a segunda divisão alemã, pior ainda, terminando como o lanterna. Com apenas 24 pontos de 102 em disputa, em 34 rodadas. O meia brasileiro, Cicero, foi um dos poucos que se salvou da campanha vergonhosa, tendo um leque de opções no mercado alemão para a próxima temporada.

      Sporting

  No campeonato português desta temporada, o Porto ficou em terceiro, fora da Champions League. Isso seria uma coisa normal, visto que no país existem 3 equipes que dominam. Mas quem tirou os dragões da Liga foi o Braga. O Sporting, outro grande, ficou apenas na 4ª colocação, 20 pontos atrás do Porto. A campanha dos leões foi vergonhosa, perdendo partidas para equipes que mal tem torcida. Deixando a disputa ainda no primeiro turno. Nem mesmo os gols de Liedson ajudaram. A torcida protestou bastante.

      Bordeaux

  Quando a temporada começou, o Bordeaux era apontado como grande favorito ao bicampeonato. Foi bem em boa parte da temporada, chegou a abrir 7 pontos na liderança. Na Champions League, surpreendeu Juventus e Bayern, classificando em 1° lugar da chave. Quando a segunda fase da competição européia chegou, os campeões franceses não tiveram time para as duas competições, deixando a competição nacional de lado. O resultado foi a eliminação na Champions League e a descida de ladeira na Liga francesa. Quando suas atenções voltaram apenas para a busca do bicampeonato, a equipe sucumbiu contra adversários em casa. O resultado disto foi a 6ª colocação e a não classificação nem mesmo para a próxima Liga Europa.

sábado, 22 de maio de 2010

Internazionale Campione Europeo

  Acabou o jejum! A Internazionale conquistou de maneira brilhante a UEFA Champions League 09/10. Com dois belos gols do atacante argentino, Diego Milito, os italianos voltam a conquistar a Europa. Um título, diga-se de passagem, merecidíssimo. Mesmo com posse de bola menor, foi mais efetivo quando chegou.
  • Bayern de Munique 0x2 Internazionale de Milão
  O Bayern foi pra cima desde o apito inicial. Sem contar com Ribery, suspenso, as esperanças estavam depositadas em Robben. E o camisa 10 não decepcionou, foi de longe o melhor jogador da equipe, criando todas as tentativas de gols. Numa delas entortou Chivu e Samuel e tocou para Olic, mas o atacante croata pegou mal na bola.
  Após este susto os italianos acordaram na partida. Sneijder fez bela jogada, mas tocou para Milito ao invés de seguir sozinho. O camisa 10 nerazurri queria jogo, cobrando uma falta com muito veneno aos 17, quando desviou no zagueiro e quase traiu o goleirão Butt. Na sequência do lance, os bávaros conseguiram um escanteio, na cobrança, Van Bommel desviou e a bola parou no braço de Maicon, tirando a trajetória da bola, mas o árbitro entendeu que o lance foi sem inteção.
  Quando a posse de bola chegou a 63% para o Bayern, saiu o gol da Inter. Aos 37 minutos o Bayern tentou um ataque, mas desperdiçaram. Julio Cesar cobrou o tiro de meta, que foi na cabeça de Milito, o argentino escorou para Sneijder, livre, dominar. O camisa 22 passou livre e o armador holandês deu um lindo passe, deixando o atacante livre para bater por cima do goleiro alemão e inaugurar o marcador. Festa italiana no Bernabéu!
  O gol fez o Bayern ir mais ainda pra cima, e quase pagaram muito caro com isto. A Inter saiu num rápido contra-ataque com Sneijder. O holandês lançou para Milito e correu livre pelo meio. Mas o argentino demorou um pouco para virar a bola, quando virou o camisa 10 não conseguiu pegar bem na bola, chutando em cima do goleiro.
  Logo com 30 segundos de segundo tempo quase saiu o gol do Bayern. Olic recebeu livre na entrada da área, mas não quis chutar, esperou a passagem de Muller. Tocando para a revelação alemã, mas o goleirão Julio Cesar saiu bem e fez uma bela defesa.
  Os holandeses eram os melhores em campo. Sneijder assustou Butt de novo. Mas o holandês do Bayern era quem tentava mais. Nisso surgiu o goleirão Julio Cesar, que fez 3 belas defesas. 
  Quando parecia que os alemães iriam empatar, Milito apareceu de novo. Recebendo pelo passe aos 25 na entrada da área. Dominou e entortou Van Buyten, para fazer um golaço!
  O Bayern sentiu de vez que o título estava quase impossível. A muralha italiana foi colocada em campo de novo. E novamente comprovou sua qualidade. Robben ainda tentou em jogadas individuais mas o dia não era mesmo dele.
  Final de jogo e Internazionale campeã européia após 45 anos! Um título muito festejado por todos presentes. José Mourinho e Milito eram os mais festejados pelos torcedores. Temos muito o que aprender com a Europa. A torcida do Bayern permaneceu no estádio e aplaudiu o adversário.
  Diego Milito foi eleito o MVP da final! Michel Platini entregou a taça para o euforico Zanetti levantar!
  O título também deu aos italianos a "Tríplice Coroa"! Conquistando o Campeonato Italiano, a Copa da Itália e a Champions League!

Quem leva a Tríplice Coroa?

  Bayern de Munique e Internazionale fazem hoje à tarde a grande decisão da UEFA Champions League. A Espanha, mais precisamente Madri, será a sede do futebol mundial antes da Copa do Mundo. Conheceremos a equipe campeã do torneio de clubes mais importantes do Mundo.
  Ambas as equipes não eram apontadas favoritas ao título, após patinarem na primeira fase, os finalistas demonstraram força diante dos rivais e foram, merecidamente, premiados com a vaga na final.
  E um toque a mais chama a atenção da decisão. A equipe vencedora conquistará a "Tríplice Coroa"! Nome dado ao possível título das 3 competições da temporada. O Campeonato e Copa locais mais a Liga dos Campeões da Europa.
  A Internazionale sagrou-se pentacampeã italiana e campeã da Copa da Itália. Já o Bayern retomou o domínio na Bundesliga e conquistou a Copa da Alemanha.
  Quem vencer, alcançará a "temporada perfeita". Vencendo tudo o que disputou e igualará ao Manchester United de 1999 e ao Barcelona de 2009. Únicas equipes que até hoje atingiram tal feito na Europa.
  A partida é ainda esperada pelas federações locais. Se o Bayern vencer, a partir da temporada 2011/12, a Alemanha terá 4 representantes na Liga, deixando a Itália com 3. Se a Inter vencer segue como está. Pra quem não sabe, a UEFA possui um ranking de "desempenho por país". Inglaterra, Espanha e Itália lideram, por isso possuem 4 times na liga. A Alemanha vem logo em 4°, como os desempenhos das equipes alemãs tem sido melhores que das italianas, a Alemanha poderá ultrapassar a Itália no ranking e "roubar" a 4ª vaga.
  E aí? Quem fica com a Taça? Bayern ou Inter? Deixe seu comentário!

sexta-feira, 21 de maio de 2010

Inter: Superação define a campanha finalista

  Quando os grupos da primeira fase foram definidos, todos já decretaram: Barcelona e Internazionale se classificam sem dificuldades. Alguns diziam que os confrontos diretos definiriam 1° e 2° colocados. Mas quando a bola rolou não foi bem assim que aconteceu. As duas equipes se complicaram na chave, perdendo pontos em casa para Dinamo de Kiev e Rubin Kazan. Na penúltima rodada, a Inter perdeu para o Barcelona no Camp Nou e viu a chance de liderar o grupo ir por água abaixo, a vaga quase seguiu o mesmo caminho, mas a sorte sorriu para os italianos, e o Rubin parou na trave contra os ucranianos. Na partida final, as duas equipes se enfrentaram na Itália e os donos da casa conseguiram a vaga.
  Quis o destino que logo nas oitavas-de-finais, a Inter enfrentasse o Chelsea, ex-equipe de José Mourinho. Até o dia do sorteio, era a equipe de melhor futebol na Europa. 9 entre 10 especialistas apontavam o clube inglês como classificado. Mas, de novo, a sorte sorriu para os italianos. Menos de 3 semanas para o duelo e o adversário começou a tropeçar e ter jogadores machucados.  No Giuseppe Meazza, os nerazurri abriram o placar com Milito logo aos 3. Mas o Chelsea não sentiu o gol e ficou o jogo inteiro pressionando, mas esbarraram na grande atuação de Julio Cesar. No ínicio do 2° tempo, Kalou empatou, mas 2 minutos depois Cambiasso fez o gol da vitória. Na volta, no Stamford Bridge, José Mourinho montou uma muralha, que não permitia os ingleses de chegarem com facilidade ao gol. Sendo premiado no final com um belo gol de Eto'o.
  Após a classificação heróica nas oitavas, a Inter se viu favorita. Enfrentaria a zebra CSKA. 10 entre 10 especialistas viam os italianos nas semifinais, sem precisar jogar, tamanha a diferença técnica das equipes. Na ida, em Milão,  a Inter pressionou a partida inteira, criando inúmeras chances, mas o goleiro russo estava inspirado, catou quase todas os chutes, menos um. De Milito. Como o placar tinha magro, a imprensa russa acreditava no "Milagre de Luzhniki". Mas o maestro italiano, Sneijder tratou de acabar com as esperanças russas com 6 minutos. Imitando Ronaldinho, cobrando a falta por baixo da barreira, pegando o goleiro Akinfeev desprevinido.
  A semifinal colocou, novamente, Inter e Barça de frente. Os espanhóis sendo apontados como grandes favoritos, ainda mais por decidirem a vaga em casa. Mas na partida da Itália, quem deu os cumprimentos foi José Mourinho, o treinador português, para alguns marrento, deu um nó tático fantástico nos espanhóis. "Simplesmente" anulou Messi e Xavi. Ambos não fizeram absolutamente nada em campo, o argentino ainda perdeu a bola que resultou no terceiro gol. Pedrito chegou a abrir o marcador para os visitantes, mas Sneijder, Maicon e Milito garantiram a vitória e boa vantagem para a volta.
  O jogo da volta merece um paragrafo separado. Que jogo foi aquele?! Lembram-se da muralha colocada em prática contra o Chelsea? José Mourinho conseguiu reforçar ainda mais. Vimos uma lição de como se defender. Nem mesmo a expulsão de Thiago Motta, com 28 minutos atrapalhou a equipe. Desta vez Cambiasso se desdobrou para anular Messi novamente. Sneijder, mesmo sem condições anulou Xavi. O Barça ficou pelo menos 85 minutos com a posse de bola. E quase sempre rondando a área italiana. Mas com apenas Ibra com altura pra disputar no alto, ficava difícil ganhar. A equipe abusou desta jogada, mesmo vendo que não dava resultado. No segundo tempo o treinador, Guardiola resolveu mudar as investidas, deixou de lado as bolas alçadas pra chegar na velocidade, mas a muralha italiana também estava previnida pra isto. Zanetti engoliu Dani Alves. Só mesmo após Sneijder ter saído, para Xavi criar. O maestro espanhol deu belo passe para Pique, que fez um golaço! A Inter se segurou e saiu merecidamente classificada para a grande final da UEFA Champions League.
  Agora a missão é diante dos alemães do Bayern de Munique. Não contarão com o volante brasileiro, Thiago Motta. Porém terão o importante reforço do sérvio Stankovic. Que provavelmente será o substituto. Após parar Messi, a missão será parar Robben, o holandês é o melhor jogador do mundo no momento.
  Após 37 anos, a Inter volta a decidir uma final de Champions League. E sonham, com o apito final do árbitro poderem levantar a taça e acabar com o jejum de 45 anos sem o título mais importante de clubes.
  Será que a "Triplice Coroa" vai para os italianos. Só falta o título europeu para completar. O campeonato italiano e a Copa da Itália já foram conquistadas.

Bayern: De virtual eliminado para grande finalista

  08/12/09. Última rodada da fase de grupos. Jogo no Delle Alpi, em Turim. Juventus recebia o Bayern de Munique, as equipes decidiriam o segundo lugar do grupo A. Para 9 entre 10 torcedores, a resposta era a mesma, "Juventus vence sem muitas dificuldades!". Os alemães estavam em crise, Ribery e Robben criticados, os italianos voando, ganhando a maioria das partidas. Trezeguet logo abriu o placar. Pronto! Juve classificada. Mas veio o 2° tempo e o "impossível" aconteceu. Empate, virada e por fim, goleada alemã em pleno Delle Alpi e classificação heróica.
  A equipe cresceu de produção após este jogo, alcançou a liderança na Bundesliga. Ribery parou de forçar sua saída e, principalmente, Robben atingiu 100% das condições físicas. Veio as oitavas de finais da Liga. Encarou a Fiorentina, em dois jogos equilibrados. Mas a camisa pesou e classificaram. Nas quartas encontraram o gigante, Manchester United. Quando os ingleses fizeram 3x0 na volta, muitos já davam certeza de eliminação. Até que os dois craques do time decidiram, um golaço de Robben, após cruzamento de Ribery os classificaram para as semifinais.
  Após mais de 7 anos, os bávaros voltaram a esta fase decisiva. Seu adversário seria o Lyon. Desta vez, finalmente, foram apontados como grandes favoritos. Ainda mais pelo fato do adversário nunca ter chegado entre os 4 melhores do continente.
  O 1° jogo, na Alemanha foi 1x0. Um golaço de Robben, Ribery fora expulso ainda no primeiro tempo. Alguns mudaram o discurso, porque o placar não seria o bastante. Veio o jogo na França e o croata, Ivica Olic, foi o grande herói. 3 gols e silêncio no estádio Gerland. Os alemães confirmaram o amplo favoritismo e comprovaram que a camisa pesa nesse momento.
  Após 9 anos o gigante alemão volta à grande decisão da UEFA Champions League. Dia 22 de maio, os torcedores bávaros invadirão a Espanha, mais precisamente Madri. Lotando o Santiago Bernabéu. Com o pensamento de ao final do jogo, o resultado ser o mesmo de 2001 contra o Valência, título, o 5° de sua história!
  Será que vem a "Triplice Coroa"? Tanto os alemães quanto os italianos conquistaram os respectivos campeonatos e copas nacionais. Quem vencer a partida final repetirá o feito do Barcelona de 2009 e o Manchester United de 1999.

segunda-feira, 17 de maio de 2010

Barcelona Campeão Espanhol 09/10

  Após uma temporada espetacular, ganhando todos os títulos possíveis. O Barcelona nesta temporada "apenas" a Liga Espanhola. Um campeonato que demonstrou o abismo existente entre Barça-Real e as demais equipes espanholas. Nada mais, nada menos que 25 pontos de diferença entre o Real Madrid, vice-campeão, para o Valencia, terceiro colocado.
  A torcida lotou o Camp Nou para a partida do título, nem o mais pessimista torcedor culé, imaginava uma derrota para o Valladoid em casa. E isso realmente não ocorreu. Com uma partida espetacular, os jogadores premiaram os presentes com 4 belos gols e o bicampeonato espanhol.
  Com uma campanha fora do comum, apenas 1 derrota, o Barcelona entrou para a história conquistando o título com o maior número de pontos, 99. Liderando a Liga desde o seu início com um Lionel Messi abaixo da média nas primeiras rodadas, mas que se reencontrou pouco antes do Superclássico com o Real. O título foi muito merecido. Premiou a equipe que já tem um padrão tático definido.
  O Real Madrid começou a temporada cheio de glamour. Para muitos, " 2ª geração galactica", com as contratações de Benzema, Xabi Alonso, Kaka, e do jogador mais caro da história, Cristiano Ronaldo. De início, a campanha não foi decepcionante. Porém o Real demonstrou uma Cristiano Ronaldo-Dependência. O português praticamente jogava sozinho, entrando pra história do Real marcando 7 gols nas 6 primeiras partidas no clube. Encantava o mundo com atuações de gala, tanto no campeonato, quanto na Champions League. Mas ai veio a entrada criminosa de Diawara. O português ficou 3 meses fora. E os merengues sentiram a falta de um craque.
  O Barcelona se aproveitou dos seguidos tropeços merengues para assumir a liderança isolada. Messi comendo a bola, com quase 2 gols por jogo. Xavi, o maestro da equipe, dando passes espetaculares, o dono do time. Henry foi o único que destoou dos demais, com partidas fracas, o craque francês foi barrado da equipe titular para a entrada do jovem Pedro Rodriguez, o Pedrito. Que não decepcionou, marcando muitos gols também. Na parte final do campeonato chegou a ser mais decisivo até mesmo que Messi. 
  O sueco, Ibrahimovic, que fora contratado a preço de ouro, começou até bem, mas foi caindo cada vez mais. Até que nas últimas 8 rodadas seguiu o mesmo rumo de Henry, foi barrado para a entrada de outro garoto prodígio espanhol, Bojan.
  Com um trio mais leve e jovem. A torcida voltou a se empolgar com o time. Com direito a 2x0 em pleno Santiago Bernabéu.

Internazionale é a Campeã Italiana 09/10

  O Calcio italiano foi o mais disputado dos últimos anos. Sendo decidido apenas na última rodada, com uma emocionante vitória da Inter sobre o Siena fora de casa. O artilheiro da equipe, Diego Milito fez o único gol, após grande jogada do veterano argentino, Javier Zanetti. 
  Antes de começar o campeonato, muitos apontaram a Juventus como grande favorita, ainda mais após o grande investimento em reforços. A equipe de Turim até chegou a começar bem a temporada, mas foi a maior decepção da temporada. Juntamente com o Liverpool na Ingleterra, foram as maiores vergonhas da Europa. Amargando apenas a 7ª colocação, que não dá nem mesmo vaga na Liga Europa.
  A Roma perdeu a grande chance de evitar o pentacampeonato nerazurri. Faltando apenas 4 rodadas, a equipe da capital liderava o campeonato, mas desperdiçou a chance empatando em casa, perdendo em casa para a Sampdoria. Mas a temporada foi muito boa, após um início decepcionante, amargando a zona de rebaixamento, a troca de treinador se fez necessária. O novo treinador, Ranieri, recuperou a equipe e por muito pouco não levantou o caneco.
  Outro que teve a chance de conquistar o campeonato foi o Milan. Após um início fraco, com diversos empates, início a recuperação diante da Roma. Buscando rapidamente a vice liderança, mas a equipe tropeçou de novo, quando tinha a faca e o queijo na mão pra assumir a ponta, empataram em casa com o Napoli e perderam pro Palermo. Leonardo foi muito bem como treinador, com uma equipe limitadissima, levou ao 3° posto. Mas o principal foi o "retorno" de Ronaldinho. O craque brasileiro voltou a ser aquele jogador que o mundo inteiro tem gosto de ver. Claro que não é o mesmo do Barcelona, mas só o pouco menos que ele faz, já é mais que os demais jogadores.
  A Inter manteve a base tetracampeã. Conseguiu ainda grandes reforços pro ataque. O trio-de-ferro titular, chegou nesta temporada, mas parece que já se conhecem a bastante tempo. Sneijder saiu renegado do Real Madrid, desacreditado. Mas o camisa 10 caiu muito bem no meio campo sem criatividade da Inter, tomando conta da posição. Milito veio credenciado pelos gols no Genoa, e foi muito bem na Inter também, sendo artilheiro da equipe. O outro jogador que chegou muito bem foi o camaronês, Eto'o, mesmo sendo o artilheiro do Barcelona, os catalães não o queriam mais e virou moeda de troca por Ibra. A torcida já esqueceu do sueco, o africano demonstrou seu faro de gol em momentos decisivos.
  Os nerazurri ficaram na ponta desde o começo. Quando a situação complicou na Champions League, a equipe tropeçou na liga. Mas contou com a incompetência dos adversários, que não aproveitaram os diversos vacilos da Inter. Por tudo isso, a equipe de José Mourinho foi merecidamente pentacampeã. Agora o pensamento é na grande decisão da Champions League. Contra o Bayern de Munique, no dia 22/05, em Madri.

quarta-feira, 12 de maio de 2010

Forlan garante Liga Europa para o Atlético de Madri

  O uruguaio Diego Forlan foi o grande herói do Atlético na finalissima da UEFA Europa League. Marcou os dois gols que selaram a vitória dos espanhóis e acabaram com uma seca de 36 anos sem títulos internacionais.
  Após um primeiro semestre terrível, sendo derrotado em diversas partidas da Liga Espanhola e eliminado de maneira vergonhosa na Champions League. A equipe se ajeitou e encontrou um padrão tático que foi fundamental para este título.
  O Fulham chegou para a final como o grande azarão da temporada européia. Eliminando grandes equipes, como Juventus e Hamburgo. Já o Atlético veio como o favorito, com jogadores mais qualificados e após uma classificação heróica contra o Liverpool.
  O jogo em si comprovou a superioridade espanhola, desde o começo do jogo o Atlético foi pra cima, principalmente com Kun Aguero. O baixinho estava inspirado, levando a loucura os grandalhões ingleses. Num contra-ataque rápido, o camisa 10 serviu Forlan, o uruguaio dominou e bateu de esquerda, a bola caprichosamente explodiu na trave. O espanhol Reyes quase marcou um golaço de falta, obrigando o goleiro adversário a fazer difícil defesa.
  Depois de tanto pressionar, finalmente o Atlético conseguiu o gol. Aos 32, Reyes virou bola para Simão, o português escorou para Aguero, o argentino dominou e bateu mal na bola, que acabou se tornando um passe para Forlan, impedido completar para o gol.
  Foi preciso tomar o gol para o Fulham finalmente acordar. 5 minutos depois o atacante Zamora fez grande jogada na entrada da área, na conclusão se enrolou e tocou para Duff, o irlandês rolou para o craque da equipe, Gera, que sem espaço para chute, levantou a bola de novo. O zagueiro colombiano, Perea desviou mal a bola que sobrou limpa para Davies fuzilar.
  No segundo tempo o Fulham igualou de vez as investidas ofensivas, quando esboçavam um maior domínio, os ingleses sofreram uma baixa importante, do atacante Zamora. Com mais da metade do segundo tempo decorrido, ambas as equipes deixaram um pouco o ataque.
  Na prorrogação o Atlético foi mais incisivo. Colocando o excelente meia argentino, Salvio, que incendiou a partida. O camisa 14 conseguiu um grande passe para Aguero, mas o genro de Maradona perdeu gol feito. No 2° tempo saiu o gol do título. Simão lançou para Aguero, o argentino se esforçou para evitar a saída na linha de fundo, o zagueiro deu espaço e o craque argentino descolou passe para Forlan, que deu um leve toque, batendo ainda no zagueiro e morrendo caprichosamente nas redes.
  Os colchoneros seguraram o resultado e comemoraram bastante ao som do apito final. O Atlético voltou a conquistar um título importante. Acabando um pouco da campanha vergonhosa do primeiro semestre. Forlan foi escolhido o melhor jogador da final.

terça-feira, 11 de maio de 2010

Seleção convocada pra Copa do Mundo

  O técnico Dunga divulgou hoje a lista dos jogadores que vão para à Africa do Sul. Para quem esperava por alguma novidade na lista, como Roberto Carlos, Ganso, Neymar ou a volta de Ronaldinho. Nos surpreendemos com a convocação do atacante Grafite, convocado apenas no último amistoso e que fez temporada muito irregular no Wolfsburg.
  Doni foi convocado, mesmo sendo reserva do reserva na Roma. Isto mesmo, o goleiro, provável camisa 12, não vem ficando nem mesmo no banco do seu clube. Julio Baptista, outro convocado, também mal entra nas partidas, quando entra, entra aos 44 do segundo tempo.
  A tão esperada lateral esquerda foi preenchida por Michel Bastos, titular nas últimas 4 partidas e o veterano Gilberto. Ambos não jogam de lateral nos seus clubes. Dunga preteriu Marcelo, único que joga na lateral no seu clube de fora, e que vem sendo constantemente elogiado pela imprensa mundial.
  Kleberson venceu a concorrência de Lucas pela última vaga de volantes. Thiago Silva a disputa com Miranda pela quarta vaga de zagueiro. Julio Baptista, mesmo sendo muito criticado e reserva no seu clube, vai pra Copa deixando o showman Ronaldinho fora.
  No ataque a dúvida era se Adriano iria ou não, por conta dos seus problemas fora de campo. Com um Luis Fabiano se machucando direto no Sevilla, era esperado que ele fosse pra ter um jogador com porte físico semelhante. Se ele não fosse, especulavam em Ronaldinho, Neymar ou Diego Tardelli pra vaga. Mas Dunga surpreendeu a todos convocando Grafite.

      Convocados:

Goleiros:

    Júlio César (Internazionale de Milão)

    Gomes (Tottenham)

    Doni (Roma)

Zagueiros:

    Juan (Roma)

    Lúcio (Internazionale de Milão)

    Thiago Silva (Milan)

    Luizão (Benfica)

Laterais:

    Daniel Alves (Barcelona)

    Maicon (Internazionale de Milão)

    Gilberto (Cruzeiro)

    Michel Bastos (Lyon)

Volantes:

    Gilberto Silva (Panathinaikos)

    Felipe Mello (Juventus)

    Josué (Wolfsburg)

    Kleberson (Flamengo)

    Ramires (Benfica)

Meias:

    Elano (Galatasaray)

    Julio Baptista (Roma)

    Kaka (Real Madrid)

Atacantes:

    Luis Fabiano (Sevilla)

    Nilmar (Villarreal)

    Robinho (Manchester City)

    Grafite (Wolfsburg)

Chelsea é o Campeão Inglês 09/10

  Os Blues acabaram com a hegemonia dos Red Devils, evitando o tetracampeonato do adversário. Com uma sonora goleada de 8x0, a equipe de Roman Abramovic presenteou os torcedores presentes no Stamford Bridge. De quebra, ainda ajudaram o marfinense, Didier Drogba, a superar Rooney na artilharia da Premier League.
  Sem fazer nenhuma contratação, a equipe de Londres iniciou o campeonato vencendo a maioria das partidas. Com um novo esquema, o 4-4-2 no lugar do 4-3-3. Com Mikel e Essien de volantes, mais Lampard e Deco ou Ballack completando o meio.
  Logo com 12 rodadas abriram 13 pontos de vantagem e já era comum ouvirmos que o campeonato já estava decidido. Com um Liverpool muito, mais muito mal na competição, apenas Manchester United e Arsenal poderiam ameaçar o título. Quando chegou o momento dos confrontos diretos, veio a superação dos blues, com vitórias nos clássicos, um deles em pleno Old Trafford. Mas a boa fase da equipe sumiu no momento mais importante da temporada, nos duelos contra a Internazionale pela Champions League. Com duas derrotas e eliminação precose. Isso se refletiu no campeonato local e o Chelsea perdeu a liderença para o Arsenal.
  Porém os gunners pouco duraram na liderança, quem assumiu a ponta foi o Manchester. Com o até aquele momento (março), melhor do mundo, Rooney. Porém os Red Devils sentiram, enfim, a falta de Cristiano Ronaldo e perderam jogos fáceis por falta de alguém com qualidade na frente ao lado de Rooney.
  O Chelsea retomou a ponta faltando 8 rodadas para o fim para não largar mais. Chegou a abrir 7 pontos de diferença, mas tropeçou e permitiu a aproximação de novo do Manchester. 1 ponto de diferença, faltando duas rodadas e o clássico com o Liverpool. Pior em Anfield Road, mas os Reds foram "best-friends" e não pressionaram os Blues, que venceram com falhas absurdas da defesa dos donos da casa.
  Na última rodada, em casa, nem o mais pessimista torcedor imaginava perda de pontos para o fraco Wigan, já chegaram entoando o grito de campeão. Que puderam gritar com mais firmeza após o apito final e 8 gols marcados.
  A grande decepção ficou por conta do Liverpool. Na temporada passada a equipe lutou até a última rodada pelo título e nesta temporada amargou a patética 7ª colocação, que não fosse as dívidas do Portsmouth, não iria nem mesmo para a Liga Europa.

Bayern de Munique Campeão Alemão 09/10

  A mais tradicional equipe alemã se sagrou novamente campeã do país. O Bayern conquistou no último final de semana a Bundesliga com uma vitória por 3x1 diante do Hertla Berlim. No histórico Estádio Olímpico de Berlim. O astro de equipe e um dos favoritos a melhor do mundo, Robben comandou a equipe, marcando 2 belos gols. O croata e herói da classificação para a final da Champions League, Olic anotou o outro gol.
  O Bayern teve um começo de campeonato conturbado. Com uma crise envolvendo o, até então, melhor jogador da equipe, Ribery. Que desejava ir para o Real Madrid. E a polêmica com o treinador Van Gaal, conhecido por não gostar de brasileiros, dispensando Zé Roberto e Lúcio e encostando Breno no elenco.  O reforços, Olic, Muller e Robben não engrenavam. A equipe foi derrotada em casa pelo Bordeaux na Liga. Chegando a ser virtualmente eliminado.
  No campeonato, Hamburgo e Bayer Leverkusen dispararam na liderança. Ambas sendo comandadas por brasileiros, Zé Roberto e Renato Augusto, respectivamente. O antigo campeão, Wolfsburg, não conseguia vencer como na temporada passada e ficaram pelo caminho.
  A partida contra a Juventus, pela última rodada da fase de grupos da Champions League mudou o rumo da tradicional equipe. Uma goleada histórica e classificação heróica na Itália e a equipe "tomou jeito".
  Atingindo a marca de 15 vitórias seguidas. Os adversários deixaram o Kaiser chegar. E sentiram a pressão do Bayern atrás. O Hamburgo foi o primeiro a descer ladeira abaixo. O Leverkusen ainda resistiu um pouco mais, até metade do 2° turno. Mas até mesmo o Bayern caiu um pouco de produção. Ai quem chegou foi o Schalke 04, de maior torcida na Alemanha. Mas foi aí que o holandês Robben tomou conta de vez da equipe, fazendo muitos gols decisivos e garantindo vitórias importantes.
  Na última rodada, a equipe entrou "meio campeão", pois tinha 3 pontos a mais que o Schalke e 17 gols de saldo de diferença. Enfrentaram outra tradicional equipe, o Hertla Berlim, mas o adversário já estava rebaixado. Aí foi só festa na capital alemã.
  Os jogadores agora se preparam para mais duas finais. A final da Copa da Alemanha, contra o Werder Bremen. E, principalmente, contra a Internazionale, na final da Champions League.

domingo, 9 de maio de 2010

Benfica é o Campeão Português 09/10

  As Águias de Lisboa conseguiram acabar com a hegemonia do Porto nesta temporada. O título foi confirmando ontem com uma suada vitória no Estádio da Luz, diante do Rio Ave.
  A equipe de maior torcida da terrinha foi a melhor desde o começo, o título foi mais do que merecido. Com uma base sulamericana, os encarnados encantaram os torcedores portugueses. Principalmente o "quadrado mágico hermano" com Aimar, Di Maria, Saviola e o matador Cardozo. Esta temporada serviu de renascimento para Saviola, após ser desacreditado por muitos, por temporadas frustradas em Barcelona e Real Madrid, o excelente atacante argentino resurgiu fazendo e dando muitos passes para gols. Com sondagens de Juventus e Liverpool para a próxima temporada.
  Se o ataque foi comandado por argentinos e um paraguaio, a defesa foi comandada por brasileiros. Ramires, Luizão, David Luiz, Sidnei e Julio César seguraram as investidas adversárias.
  Com os investimentos realizados no início da temporada, os especialistas já o apontavam como franco favorito, ainda mais após o Porto perder Lisandro Lopez e Lucho Gonzalez.
  O campeonato não foi todo de sucesso, o início foi marcado por alguns tropeços, empates contra adversário muito fracos. O Porto chegou a assumir a liderança por poucas rodadas, mas a grande surpresa ficou por conta do Sporting Braga.
  A equipe ficou metade do campeonato na liderança isolada. Porto e Benfica duelavam pelo segundo posto. Mas acabou o gás da sensação. Derrotas e empates em casa. E os encarnados, encontraram a formação ideal, iam chegando mansamente. No duelo das equipes, o Braga venceu e acharam que desta vez não daria para um dos 3 grandes. Mas os tropeços voltaram a ocorrer.
  O Benfica desta vez não deu sopa para o azar e assumiu a liderança, não largando mais. Di Maria comandava o meio campo, Cardozo e Saviola deitavam e rolavam na frente. Abriram 6 pontos de vantagem e ficaram com o grito de "é campeão" na garganta 3 rodadas antes. Por coincidência ou não, os encarnados perderam duas partidas seguidas após Javier Saviola se machucar.
  Mas o argentino se recuperou a tempo de jogar a partida final e comemorar com os demais jogadores e torcida o título e a retomada da hegemonia na terrinha.
  A decepção do campeonato ficou por conta do Sporting. Os leões fizeram uma campanha muito abaixo da crítica. Deixando a disputa do título ainda no primeiro turno.
  A federação de futebol portuguesa protagonizou uma "pizza brasileira". Suspendendo a punição de 3 meses do brasileiro Hulk, que tinha sido suspenso após briga no clássico com o Benfica no primeiro turno.